• 0
Sign in to follow this  
Kikonanet

Dúvida Rápida

Question

Eu estou começando com a usar a palheta Interbase....

Eu queria uma ajuda: Como faço para usar os comandos SQL com os componentes desta Palheta?

Detalhando...

Com ADOQuery eu usava ADOQuery1.SQL.Add('') como eu uso no IBTable, IBQuery,....

Valeu unsure.gif

2 answers to this question

Recommended Posts

• 0

Para uma dúvida rápida nada melhor que uma resposta longa (smile.gif).

Bem, vou demonstrar como fazer a conexão que você quer com o uso dos componentes IBX (Interbase Express). Vale lembrar que a conexão IBX possui componentes especialmente desenvolvidos para dar acesso nativo ao banco de dados Interbase, não utilizando nenhuma engine de acesso aos dados.

Os componentes a serem utilizados são:

- IBDataBase: responsável pela conexão entre a aplicação e o banco de dados Interbase;

- IBTransaction: responsável pelo controle das transações efetuadas pela aplicação;

- IBDataSet (ou IBQuery junto com IBUpdateSQL);

- DataSource.

Vou dar o exemplo utilizando o IBDataSet ao invés do IBQuery mais IBUpdateSQL. Eu estou utilizando o DELPHI 7.

Descrição de cada componente:

- IBDataBase: responsável pela conexão entre a aplicação e o banco de dados Interbase;

- IBTransaction: responsável pelo controle das transações efetuadas pela aplicação;

- IBDataSet: componente responsável pela manutenção dos dados contidos em uma tabela. O IBDataSet deve ser ligado ao IBTransaction por intermédio da propriedade 'Transaction', e ao IBDataBase por intermédio da propriedade 'Database';

- DataSource: componente responsável pela ligação entre a fonte que contém os dados (no nosso caso, o IBDataSet) e os componentes DataWare (por exemplo, DBEdit, DBGrid, etc.)

1) Insira no seu form o componente IBDataBase, que se encontra na guia Interbase;

2) Agora é necessário configurar o IBDataBase1 para acessar o seu banco de dados interbase. Para tanto, dê um duplo-clique sobre o IBDataBase1 e uma caixa de diálogo será aberta. Na caixa De texto 'Database' digite o caminho e o nome do banco de dados (.GDB) a ser utilizado. Na caixa de texto 'UserName' digite 'SYSDBA' e na caixa de texto Password digite 'masterkey'. Configure a caixa de seleção 'LoginPrompt', habilitando ou não a necessidade de se fazer login para acessar o banco de dados. Teste a conexão clicando em TEST e se tudo der certo, aparecerá uma mensagem dizendo que a conexão foi realizada com sucesso;

3) Insira no seu form o componente IBTransaction que se encontra na guia Interbase e Altere a sua propriedade 'DefaultDatabase' do object inspector para 'IBDatabase1';

4) Selecione novamente o componente IBDatabase1 e altere a sua propriedade DefaultTransaction para IBTransaction1;

5) Insira no seu form o componente IBDataSet1 que se encontra na guia Interbase e um componente DataSource que se encontra na guia DataAccess;

6) Selecione o componente IBDataSet1 e altere a sua propriedade 'DataBase' para IBDataBase1 (isto liga o DataSet ao banco de dados). Observe que a propriedade 'Transaction' do IBDataSet1 já foi automaticamente preenchida para IBTransaction1;

7) Selecione o componente DataSource1 e altere a sua propriedade 'DataSet' para IBDataSet1.

PRONTO, a conexão está feita.

8) Para fazer a consulta SQL, selecione o componente IBDataSet1, clique com o botão direito do mouse e, ao abrir o menu suspenso, clique sobre a opção EDIT SQL. Basta digitar sua sentença SQL no quadrao do lado direito;

9) Com o IBDataSet você poderá fazer isto que você comentou sobre o ADOQuery, só que da seguinte forma:

- IBDataSet1.Close;

- IBDataSet1.SelectSQL.Clear;

- IBDataSet1.SelectSQL.Add(SuaVariavelQueContemASentencaSQL);

- IBDataSet1.Open;

OBSERVAÇÕES:

1) Este tipo de conexão serve também para acessar um banco de dados Firebird. No entanto, é necessário observar que ela não é recomendada para o FireBird 1.5. Caso vc. queira usar o Firebird, minha sugestão é não utilizar componentes IBX, mas sim os componente DBExpress;

2) Na minha opinião, o uso do IBDataSet ao invés da dupla IBQuery mais IBUpdateSQL é melhor é mais rápido;

3) Caso você queira usar o IBQuery mais o IBUpdateSQL, basta retirar o IBDataSet e fazer os ajuste necessários, os quais você conseguirá fazer sem problemas;

4) Clicando com o botão direito do mouse sobre o IBDataSet você encontra opções já conhecidas como o FIELDS EDITOR. Outras opções bem úteis são EDIT SQL e o DATASET EDITOR.

Abraços. smile.gif