• 0
Sign in to follow this  
Kikonanet

Dúvida Rápida

Question

Eu estou começando com a usar a palheta Interbase....

Eu queria uma ajuda: Como faço para usar os comandos SQL com os componentes desta Palheta?

Detalhando...

Com ADOQuery eu usava ADOQuery1.SQL.Add('') como eu uso no IBTable, IBQuery,....

Valeu unsure.gif

2 answers to this question

Recommended Posts

• 0

Para uma dúvida rápida nada melhor que uma resposta longa (smile.gif).

Bem, vou demonstrar como fazer a conexão que você quer com o uso dos componentes IBX (Interbase Express). Vale lembrar que a conexão IBX possui componentes especialmente desenvolvidos para dar acesso nativo ao banco de dados Interbase, não utilizando nenhuma engine de acesso aos dados.

Os componentes a serem utilizados são:

- IBDataBase: responsável pela conexão entre a aplicação e o banco de dados Interbase;

- IBTransaction: responsável pelo controle das transações efetuadas pela aplicação;

- IBDataSet (ou IBQuery junto com IBUpdateSQL);

- DataSource.

Vou dar o exemplo utilizando o IBDataSet ao invés do IBQuery mais IBUpdateSQL. Eu estou utilizando o DELPHI 7.

Descrição de cada componente:

- IBDataBase: responsável pela conexão entre a aplicação e o banco de dados Interbase;

- IBTransaction: responsável pelo controle das transações efetuadas pela aplicação;

- IBDataSet: componente responsável pela manutenção dos dados contidos em uma tabela. O IBDataSet deve ser ligado ao IBTransaction por intermédio da propriedade 'Transaction', e ao IBDataBase por intermédio da propriedade 'Database';

- DataSource: componente responsável pela ligação entre a fonte que contém os dados (no nosso caso, o IBDataSet) e os componentes DataWare (por exemplo, DBEdit, DBGrid, etc.)

1) Insira no seu form o componente IBDataBase, que se encontra na guia Interbase;