Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Fonte Queimada E Seus Watts


plikts

Pergunta

oi!!

Abri meu PC para limpá-lo!!!tomei todo cuidado com eletricidade estatica, abri a fonte e passei um aspirado de longe e um pincel macio, tomando cuidado com eletricidade estatica, mas quando montei ele todo, eu ligava e passva um tempo e ele desligava, nem dava sinal na tela nem o BIP do POST, depois descobri q era a fonte, colocando uma boa, e testei a com problema em outro PC, e não tinha jeito, era ela mesmo!o que pode ter acontecido ???

A fonte era da marca IMBP-300B; 200W!

Acabei comprando uma fonte ATX de 500W da marca Satellite, é boa ?

a minha antiga fonte era de 200W, o consumo de energia vai aumentar com a de 500W, ou ela não usa sua capacidade máxima ?

OBS: continua a mesma configuração de hardware de quando estava a fonte de 200W!!

obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

cara.... dificil dizer o que pode ter queimado a fonte... as vezes algum fio que tinha derretido, e ao limpar ele pode ter entrado em curto...... pode acontecer...........

bem... sobre a fonte satellite não é boa não.... mas como você usava uma fonte de 200W da IBM seu pc deve ser bem antigo não é???? hehehe então ela vai aguentar tranquilo...... principalmente porque a sua fonte IBM é possivel q não fossem 200w mesmo, talvez isso fosse apenas o 'nominal'... e não o Real....................... assim como a satellite q não tem 500W de verdade..... se você for medir deve dar uns 300 no máximo......

e ela não vai gastar mais... a não ser que esteja com problema..... porque ela só vai usar o que o seu computador requerir..... biggrin.gif

falou ae

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

oi!!!!

minha fonte não é da IBM, é dessa marca :IMBP

E meu PC tem menos de um ano!!!

A fonte queimada já foi aberta e não foi encontrado nenhum problema aparente, nem com o osciloscópio foi possivel saber o que aconteceu!!!

dentro dela tem um chip ( possivelmente de controle, por ela ser ATX) sera q pode ter sido ele o danificado??

obrigado@@@@

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Meu amigo !!!

Esquece essa paranóia de eletricidade estática, pois TUDO que está ao seu redor TEM !!!

então, na hora de limpar a fonte, toca um compressor de ar mesmo e deixa ela limpinha, não precisa ficar que nem uma bixinha (não to de xamando de bixinhan ao beleza) passando o pincel devagar...só também não precisa ser muito cavalo hehhe...

Agora, quando a fonte queimar, olha, estranho isso, pois limpo a base de umas 15 fonte por dia e NUUNCA aconteceu isso....só dando uma olhada nos componentes, mas provavelmente pode ter sido o transistor que fica perto do chopper da fonte, ele é pra ta junto de um dissipador. Esse transistor é tipo um "regulador" de voltagem, ele pode estar aberto ou em curto. Isso causa o não ligamento da máquina, pois aí outros componentes não deixam a eletricidade passar adiante e ligar a fonte, pois isso causaria perda da placa mae por voltagens erradas.

Leva numa eletronica e olha cara....é mais barato concertar do que comprar outra fonte (em termos de componentes simples).

Ok !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

hahahahaha

li errado... =p pensei q era IBM... hauhauhauha... =p

mas assim.......... qual a config do seu pc??? eu achu q a fonte nova vai aguentar, mas vai saber não é?...hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

OI!!!

Limpar com o compressor faz cair goticulas de água ( por causa da condensação em seu interior), isso danifica o equipamento, a menos q seja rápido!!!

Eu tenho um AthlonXP2000+, 128MB DDR, placa mãe GigaByte!!

Onde eu comprei a fonte, o técnico da loja disse que ela aguenta, ela é uma fonte que serve tmb no Pentium 4.!!!!

o que é chopper??

obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Chopper deve ser algum tipo de componente eletrônico... mas não conheço...hehehe....

Olha, eu acho que a fonte vai aguentar sim...... mas para um próximo upgrade eu te aconselho a comprar uma fonte melhor ok?? wink.gif pra não arriscar a perder o equipamento.... =p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

é isso que o Nêutron disse mesmo.........

se a fonte manda uma corrente ou uma voltagem muito instável (que varie mais de 5%) seu computador já está correndo risco.... os componentes eletrônicos dos computadores são muito sensíveis a variações......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

oi!!!

sim, se a corrente varias para mais ( aumento de voltagem) pode danificar o micro, mas e se ela variar para menos voltagem, danifica o equipamento ???

ou só dara problemas do tipo RESETS aleatórios??claro q se der resets podera danificar o HD!

obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

olha, acho que sim...

pois ele provavelmente tende a tentar funcionar mesmo com a baixa... sae, quando "pisca" a luz, quando cai e volta repentinamente uma fase... ele fica ligado certo? pois então, ele vbaixa a voltagem e tenta se estabilizar naquele jeito... as vezes da, sem problema... mas se for muito seguido ou pesado pode queimar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

pode sim, a variação de 5% é para cima ou para baixo............ o ideal (na linha de 12V por exemplo) é 12 +ou- 5%...... acima ou abaixo disto já é meio arriscado....e de preferência valores fixos.... se ele ficar variando pode dar problema..........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olha, estabilizador se não for um decente não adianta, esses q você compra por 30 reais não ajudam muita coisa não..... os NoBreaks sim fazem bastante diferença.... e existem dois tipos de noBreak, que no momento não me lembro quais são........

e desligar a tomada só funciona mesmo se você não tem os equipamentos de segurança.... porque do contrário não acho que faça tanta diferença..... eu por exemplo nunca desligo nada, com ou sem temporal.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olha, eu andei vendo com um amigo e ele me garantiu que um temporal pode queimar tudo, mesmo com um estabilizador excelente e "aterradamente aterrado"... Você tem certeza que não faz muita diferença?

OFF-TOPIC:

A propósito diraol, seu fio de conexão passa por algum estabilizador?

Caso não, terei que lhe chamar de louco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

olha... que pode queimar pode mesmo, mas ai é bem mais dificil... ainda mais aqui em casa, que tem um prédio logo atrás de casa e um outro 'meio' prédio (é uma concessionária de auto) do outro lado... todos com para-raios... e ainda, um pouco mais pra cima de casa tem as antenas da MTV e da Rede Cultura... que são muito altas... então elas atraem os raios... wink.gif

Nêutron.... eu tenho 1 estabilizador e 1 filtro de linha antes de entrar no computador... sem falar que é TUDO aterrado...hehehe...

e que tem uma linha de energia especifica saindo do quadro de luz e vindo aqui pro escritório... wink.gif

com disjuntor só pra linha dos pc's...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Ok, vamos a explicação.

Nossa corrente elétrica ( no caso 220v a minha aki do sul).

Na rede não roda os 220v, mas sim mais do que isso, porque ela é alternada, mas o 220v, o nome na qual se chama isso eu me esqueci.

Agora, na fonte, temos picos de 300v, pois a energia é ratificada logo na entrada da fonte. E você me pergunta, porque isso.

Porque a fonte trabalha com picos EXATOS de energia, não podendo haver picos, pois causaria danos ao hardware, então essa energia é aumentada e mantida por capacitores, se há algum pico (de milesimos de segundos) o capacitor não deixa a fonte baixar de vontagem, trabalhando como um nobreak só que por milesimos de segundos. Ok

Agora, se você acha muito 300v na fonte, no monitor há lugares que fornecem nada mais que 24.000 volts !!! e fica beeem na sua frente, e 8.000v também. Ok

dúvida esclarecida....qualquer coisa, posta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...