Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Capacitor Na Fonte


Guest - paula_faria -

Pergunta

Guest - paula_faria -

o gente, me desculpa pela sessao, se ela esta erada, mas é q eu percebi por outros posts, q o diraol entende um pokim de eletronica certo????

então..eu to com um problema.......no meu curso la de meca.. agente ta montando uma fonte de 6v..ae beleza..mas no esquema dela, tem um capacitor..........e o grabde problema, é q eu não sei pra serve esse capacitor na fonte........eu ouvi falar q é tipo um filtro pra dexa a tensao mais continua ainda.........mas pra isso já tem 4 diodos..por isso eu não to entendenu........

brigada gente.....bjhao!

tchau!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Olha Paula, pra falar a verdade eu não entendo de eletrônica, nunca fiz curso técnico, não estou na faculdade ainda (vou fazer engenharia, ai vou ter noções de eletrônica)......... mas é um pouco de aplicação de dia a dia com um pouco de teoria do colegial...hehehehe

o Capacitor é um dispositivo que, resumidamente, armazena algum excesso de carga que porventura venha a entrar no sistema eletrônico, e que, independentemente de ter essa carga em excesso armazenada ou não, ele mantém uma certa carga sempre "guardada".... e quando existe uma deficiência no suprimento ele libera essa carga...... basicamente é isso............ resume-se no que você disse de "deixar a tensão masi contínua"... na verdade ele protege contra sobre-cargas (até um certo limite) e estabiliza a tensão.........

só queria lembrar que podem conter erros nessa minha explicação!!!...hehehe

se tiverem erros, por favor, façam as devidas correções....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

hehee.....brigada mesmo diraol.......eu acho q eu entendi então...

mas tipo........

conforme a tensao estja um pokim alternada......e esse pokim fique no capacitor........ele não vcai enchendo com o tempo ateh q uma hora fique cheio por completo????

ou não??

brigada!

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

O capacitor vai armazenar a carga e "encher" naturalmente, não precisa de uma sobrecarga.

Ele pode ser útil na falta da energia, se essa for muito curta, já que ele vai descarregar e manter a tensão quase constante, enquanto a rede elétrica se estabiliza.

Pra sobrecargas, o ideal mesmo é o fusível.

[]'s

iSoron.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

o gente...só mais uma coisa rapidao....heheheheh

tiop..eu tinha uma fonte velha aqui de PC.....AT não é?...ae beleza.....ela tava cheia dos resistores queimados....todos tostados...hehe...ae eu peguei dela apenas os parafusos e dois capacitores de 330microF e 200v...........

ae tipo..eu queria saber..como q eu faço pra encher esse capacitor....só pra testes..........uma fonte de uns 12v já estaria bom? ou é muito alta?

tem alguma conta q eu tenha q fazer pra isso??

e brigada mesmo gente!!!

bjocas!!

tchauzim!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

oi paula,

os diodos chaveadores são para fazerem a corrente eletrica "andar" somente para um lado e para proteger também a fonte em caso de alta tensão, os capacitores são para deixar a corrente mais continua ainda, pois para isso, o chopper da fonte trabalha a 300v, aí tem os transistores para ajudar.

Para encher um capacitor, basta pegar uma bateria, pode ser de carro mesmo, e ligar nos polos, mas em capacitores de fonte, você pode carregar com uma tensao da propria saida da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

tipo..bateria eu num tenho nenhuma aqui..hehehehe............

se eu pegar um carregador de cel aqui daria certo???

ou seria meio arriscado explodir o capacitor com ela????

brigada!

bjao!

tchau!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

carregador de celular é cerca de 3,7v.

Tente pegar akelas fontes que tem um monte de voltagem e um monte de plug, você sabe qual é ne....

ou então a propria saida da fonte do computador, olha no tópico aí emcima sobre fonte, eu postei um arquivo sobre o funcionamento completo de uma fonte....aí tem as voltagens de saida....

tenta colocar na saida de 5v pra ve no que da...

se der algum problema, ela vai ficar estufadinha e vazar.....mas....tome cuidado...

e o principal de tudo !!! não TENHA MEDO DE APRENDER !!!!.... QUEM não ARRISCA, não SABE COMO FUNCIONA !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
e o principal de tudo !!! não TENHA MEDO DE APRENDER !!!!.... QUEM não ARRISCA, não SABE COMO FUNCIONA !

"CLAP CLAP CLAP"....

muito bem dito!!!!........

é por ai mesmo Paula, vai testando.......

tipo, um capacitor é muito barato.... então num tem problema se queimar... tongue.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest luis oliveira
o gente, me desculpa pela sessao, se ela esta erada, mas é q eu percebi por outros posts, q o diraol entende um pokim de eletronica certo????

então..eu to com um problema.......no meu curso la de meca.. agente ta montando uma fonte de 6v..ae beleza..mas no esquema dela, tem um capacitor..........e o grabde problema, é q eu não sei pra serve esse capacitor na fonte........eu ouvi falar q é tipo um filtro pra dexa a tensao mais continua ainda.........mas pra isso já tem 4 diodos..por isso eu não to entendenu........

brigada gente.....bjhao!

tchau!

oi paula, olha não confunda retificador com capacitor. o capacitor serve para manter a votagem estavel pois sempre costuma ter picos na eletricidade podendo fazer com que o componente alimentado perca sua potencia real e como o estabilizador de um computador ele contem capacitores (para deixar a corrente estavel) e fusivel para que não haja pasagem de eletricidade ale do permitido ou queda da mesma impedindo que o pc seja queimado ate mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

se der algum problema, ela vai ficar estufadinha e vazar.....mas....tome cuidado...

e o principal de tudo !!! não TENHA MEDO DE APRENDER !!!!.... QUEM não ARRISCA, não SABE COMO FUNCIONA !

colega não é bem assim, pode ser muito perigoso ... a voltagem escrita no corpo do capacitor indica a voltagem maxima permitida para o dielétrico, por exemplo se voce ligar um capacitor de 1000 mf x 30v em uma corrente continua de 60 v o capacitor irá explodir podendo ferir as mãos ou os olhos.

o fato do capacitor estufar indica que a voltagem do mesmo não foi corretamente dimensionado para o circuito

Uma explicação mais correta seria:

Aplicações

Capacitores são comumente usados em fontes de energia onde elas suavizam a saída de uma onda retificada completa ou meia onda.

Por passarem sinais de Corrente Alternada mas bloquearem Corrente Contínua, capacitores são freqüentemente usados para separar componentes de AC e DC de um sinal. Este método é conhecido como acoplamento AC.

Capacitores também são usados na correção de fator de potência. Tais capacitores freqüentemente vêm como três capacitores conectados como uma carga de três fases. Geralmente, os valores desses capacitores não são dados pela sua capacitância, mas pela sua potência reativa em var.

para mais informações sobre o assunto veja:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Capacitor

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

ola paula, so gostaria de lhe dizer um coisinha mais tecnica, mas acho q você já pode saber já q esta fazendo meca não é?^^ :rolleyes:

então o capacito tera a funcao num ckt de fonte, por exemplo, de fazer a retificação em si do ckt.

se você colocasse so os diodos, a tensao q sairia do transformador (127Vca corrente alternada para 12Vca corrente alternada, por exemplo) iria deixar de ser aternaa e iria virar pulsante, pulsante lembra de pulsação não é??!então!os seus batimentos cardiacos não batem 80 pulsos positivos negativos posiyivos não é?, e so positivo e é isso q a ponte de dioo faz,torna as senoides negativas em positivas.

agora falando de capacitor q é a proxima parte para fazer um fonte. para a fonte ser contínia bunitinha, retinha como deve ser, usamo o capacitor q ira armazenar a energia quanto a senoide estiver subindo e quanto a senoide estiver descendo, o capacito ira descarregar-se, não permitindo q a tensao desca jnto com a senoide, enquanto o capacitor estiver descarregando outra senoide depois da primeira comecara a subir carregando o capacitor e mandando a energia tal. dai veremos q mesmo com o capacito fazendo a função de retificar ela não sera 100% eficiente porque ela vai perdendo a tensao amrazenada nela, igual corredor no fina já ta lentinho lentinho diferente do comeco q corre a 100 por hora hauhauha...então...falemos entoa do ripple qeh essa descidinha da tensao retificada, percebemos então q no no inicio do descarregar do capacitor a tensao eta com 12v retinha mas no inicio da outra senoie ele esta com 10,5v,essa queinha é chamada de ripple e noa para pra tirar ela completamente, dai vem o limitador de tensao q vai vai diminuir a tensao um pokinho pra garantir a tensao retificada perfeita, dai temos um fonte de tesao continua perfeita de 10Vcc.

ps: pra diminuir o rippe basta colocar um capacitor com alta capacitancia mas sempre ira gerar um pequeno ripple q seja, noa se esquecendo q capacito é igual caixa dagua, quanto maio for ela miaor tempo domorarar pra enche-la,isso vou deixar pra você pensar^^.

abraços!

acho q isso já da pra você entender so a funcao filtro^^

inte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...