Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Diferenças Sata X Ide?


taudujas

Pergunta

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

cara, o Sata é mais rápido...... e nem todos HD's IDE tem buffer de 8Mb... alguns tem só 2Mb de buffer..........

a principal diferença é essa mesmo........ de ele ser mais rápido........ o volume de informações que ele consegue transmitir é maior..... agora, não sei o quão maior é.....

eu comprei 1 mês passado, mas compre IDE porque meu pc não aceita SATA......

mas para o meu próximo computador pretendo comprar apenas SATA, é uma tecnologia mais nova, já está pra valer no mercado, e só ouvi falar um pouco mal (coisa do tipo... não é tão bom, não vai "vingar"...) no começo, hoje não vejo ninguém falando mal, e todos os pc's novos q eu tenho visto são com HD's Sata...... inclusive pela possibilidade de trabalhar em RAID...........

mas ai vai de você e da sua grana... biggrin.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

SATA ou IDE?

Há quem tenha como um dado adquirido que a tecnologia nova é sempre melhor do que a antiga, mas a verdade é que o Serial ATA ainda não mostrou muitas melhorias na performance dos discos. É muito menos difícil de lhe instalar, até porque os cabos também são mais finos e arrumados, ajudando ao fluxo de ar e reduzindo a desarrumação dentro do seu PC. Mas se está à espera que ser SATA lhe dá muita velocidade, vai ficar decepcionado. Com a notável excepção do fenomenal Raptor da Western Digital, todos os discos SATA actuais são essencialmente os mesmos que os seus irmãos IDE; apenas têm um interface diferente. Não há vantagens de performance entre escolher um disco SATA em vez de uma versão IDE mais antiga.

A versão 2 do SATA está no horizonte. Para além de duplicar a velocidade do interface de 150Mb/s para 300Mb/s, esta também incluirá uma selecção de tecnologias para permitir uma abordagem tipo hub, semelhante ao USB. Haverá um padrão para ligações externas, um multiplicador de portas para permitir ligar mais de um dispositivo a uma porta SATA e outro padrão para que o hub possa notificar o controlador de SATA quando os dispositivos são ligados e desligados.

Aglomerar as portas SATA em conjunto para duplicar a velocidade também será uma possibilidade, assim como duplicar portas, de modo a que, se uma se avariar, a outra possa ser usada, aumentando a tolerância a avarias.

A Intel também tem um truque de SATA na manga. O último chipset Southbridge, chamado ICH6, tem uma variante que permite RAID chamada ICH6R. Embora contino céptico sobre as vantagens de RAID para o utilizador de desktop de todos os dias, o ICH6R oferece novas e interessantes possibilidades. Chamada Matrix RAID, permite-lhe usar dois discos de dois tipos de RAID em simultâneo. Pode especificar uma porção dos dois discos para montar numa configuração de RAID 0 para aumentar a performance, e uma porção para espelhar, usando RAID 1. Deste modo, pode manter em divisão aquilo para que precisa de acesso rápido, e tudo o que não quiser perder põe no espelho. A ICH6R está agora disponível em motherboards que usam os últimos chipsets 915 e 925 da Intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Amigo, copiou o texto de onde? pois pelo que parece, este texto é ligeiramente antigo e desatualizado.

A tecnologia SataII para HD's já está disponível no mercado, não está tão distante assim dos usuários domésticos. Ainda é meio esacaça a possibilidade de Placas-Mãe que aceitam essa tecnologia, mas existem vários modelos que serão lançados até o final do ano.

No meu argumento eu comentei que a tecnologia SATA é mais rápida que a IDE, porém não falei o quão mais rápido é.

A característica que você citou sobre poder "plugar" o HD com o computador ligado, como se fosse uma USB, se chama HOT-PLUG (que foi comentada em outro tópico), e não é uma tecnologia específica de HD's, existem outros componentes que também utilizam-a.

A Tecnologia RAID já é bastante difundida, tanto para HD's SATA como para HD's IDE também, e não existem apenas a RAID 0 e 1. Disponível para usuários domésticos temos disponíveis a RAID 0, RAID 1 e RAID 0+1.

E não é só a INTEL que tem domínio sobre esta tecnologia, desde o início do ano (2004) já existem placas-mãe com suporte ao SATA e ao RAID, além disso, hoje já encontramos as placas com chipset Nforce4 que aceitam SATA II e também a tecnologia SLI, que consiste em utilizar-se de duas placas de vídeo PCI-Express.

Bem, falei um pouquinho ai....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...