Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Limite De Memória Em So


plikts

Pergunta

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

oi!!! encontrei no site do Bpiropo http://www.bpiropo.com.br

( http://www.bpiropo.com.br/memo20020304.htm ) esse texto :

Rola um boato segundo o qual, independentemente da quantidade de memória física existente na placa-mãe, Windows 9x e Me somente usariam os primeiros 128 Mb de RAM. Isso criou tanta controvérsia que me levou a pesquisar a base de conhecimentos da Microsoft (Knowledge Base, ou KB) para esclarecer o assunto. Este artigo é um resumo das interessantes (e por vezes conflitantes) informações lá encontradas.

Para começar: segundo a MS, “Windows 95 pode ter acesso a dois GigaBytes de RAM”. Não sou eu quem o diz, muito pelo contrário: é a MS que afirma textualmente no título do artigo Q181594 da KB. Verifique (para encontrar um artigo na KB, vá até <http://support.microsoft.com/>, clique em “Show Options”, marque “texto completo”, escolha “KB Inglês” na caixa “Search KB”, entre com o identificador do artigo – respeitando maiúsculas – na caixa “contendo...” e clique em “Search Now”; isso vale para todos os demais artigos da KB aqui citados, portanto não repetirei o “caminho das pedras” a cada citação). O artigo, curto e grosso, afirma que embora Windows 95 possa, teoricamente, ter acesso a até 4GB de RAM (maior valor que “cabe” nos registradores de 32 bits usados por Windows para armazenar endereços), na prática pode usar somente até 2GB (uma curiosidade: o limite de memória imposto a Windows 3.0 era de 16MB e Windows 3.1, rodando em modo “386 enhanced”, reconhecia até 256MB de RAM; veja o artigo Q84388 da KB).

Mas nem por isso você deve espetar módulos nos slots de sua placa-mãe até completar os 2GB de RAM. Há outras limitações além das relativas ao hardware (como o máximo de memória física que uma placa-mãe pode receber é facilmente constatado no manual da placa, nos restringiremos a discutir aqui as limitações relativas ao software – ou seja, ao sistema operacional Windows).

A primeira delas consta do artigo Q304943 da KB e afeta as versões 98, 98SE e Millenium: se, depois que instalou Windows, você adicionou memória na placa até completar 1,5GB ou mais, ao ligar a máquina o sistema pode entrar em loop e jamais terminar o ciclo de inicialização. E se você tentar instalar uma dessas versões de Windows em um micro com mais de 1,5GB de RAM, o programa de instalação pode travar ou reinicializar sem jamais concluir. Segundo a MS (no mesmo artigo), a razão disso é que “Windows 98 e Me não foram concebidos para manejar mais de 1GB de RAM”. Solução? Para instalar Windows, reduza a memória até 1GB removendo módulos. Se já está instalado, use o parâmetro MaxPhysPage do arquivo System.Ini para obrigar o sistema a usar apenas o primeiro GB de memória (já voltaremos a ele). Note que, como Windows refuga a inicialização, você terá que inicializar a máquina pelo DOS e editar o arquivo System.Ini com o editor de textos Edit do DOS. O artigo Q184447 da KB traz orientações sobre como fazer isso.

Este mesmo artigo Q184447 dá conta de mais uma limitação que afeta as versões 95 e 98: se o micro tem mais de 1GB de memória física, durante a inicialização (ou instalação, se for o caso) de Windows pode aparecer uma exótica mensagem informando que a memória é insuficiente e sugerindo editar os arquivos de configuração Autoexec.Bat e Config.Sys para remover programas residentes. Nem perca tempo tentando, não vai adiantar: também nesse caso a solução é usar MaxPhysPage para limitar a memória reconhecida por Windows (para esse caso a MS sugere o limite de 768MB).

Finalmente, há ainda um terceiro problema, relatado no artigo Q253912 da KB, que ocorre em máquinas rodando Windows 95, 98, 98SE ou Me com mais de 512MB de memória física e se manifesta de duas formas. Na primeira o sistema se recusa a abrir uma sessão DOS dentro de Windows, emitindo uma mensagem de erro que alega falta de memória. Na segunda, Windows não inicializa e emite uma mensagem de erro relatando memória insuficiente e sugerindo editar arquivos de configuração, como no caso anterior. A MS informa que isso deve-se ao comportamento do VCache, o driver virtual (VxD) que gerencia o cache de disco em modo protegido. Quando a máquina é inicializada, ele investiga o tamanho da memória física disponível e reserva um trecho proporcional a esse tamanho na System Arena, um espaço de memória reservado para o sistema. Ocorre que a System Arena, além de limitada, é usada também por outros processos (como os gerenciadores de memória de vídeo do padrão AGP e de memória estendida das seções DOS). Se o driver VCache reserva memória demais na system arena, não sobra espaço para os outros “fregueses”, que emitem as mensagens de erro. Para esse problema a MS sugere três soluções: reduzir a memória física a 512MB (removendo módulos), ajustar o parâmetro MaxPhysPage em um valor igual ou menor que 512MB ou fazer o mesmo com o parâmetro MaxFileCache (se você quiser ajustar esse último parâmetro, procure instruções no artigo Q108079 da KB; aqui, nos limitaremos a discutir o MaxPhysPage, que resolve o problema de forma mais simples).

Então, como ficamos? Bem, em primeiro lugar, o “limite de 128MB de RAM” é balela (se sua máquina tem mais que isso e você ainda duvida, instale o excelente programa RAMPage, de John Fitzgibbon, disponível nos sítios especializados em shareware e freeware; ele informa o total de memória disponível, quanto está livre, libera trechos não usados e, o que é melhor, faz tudo isso de graça). Dr. Hardman, em artigo publicado no nr. 29 da revista PCs, dá conta que “Testes realizados com o Windows 98 SE mostraram que até 768 MB não causam problema algum”. Mas se você deseja segurança absoluta, evite ultrapassar os 512MB. Se sua máquina tem mais que isso e roda apenas Windows 9x ou Me, simplesmente remova o excesso. Afinal, para essas versões, 512MB de RAM é mais que suficiente.

Mas e nas máquinas “multiboot”, que além de Windows 9x ou Me rodam ainda Windows 2000 ou XP (que tiram bom proveito de até 2GB de RAM), como fazer para que o excesso não atrapalhe Win 9x ou Me? Bem, nesse caso vale a pena recorrer ao parâmetro MaxPhysPage para limitar o acesso à memória apenas nas sessões de trabalho Win 9x ou Me.

Se sua versão de Windows é a 98, 98SE ou Me, a forma mais simples de ajustá-lo é através do “Utilitário de configuração do sistema”. Acione a entrada “Executar” do menu Iniciar, digite “msconfig” na caixa de entrada de dados e tecle ENTER para carregá-lo. Passe então para a aba “Geral”, clique no botão “Avançado”, marque a caixa “Limitar memória a” e ajuste o valor à direita em 512MB. Se você ainda usa o Windows 95, o ajuste do parâmetro terá que ser feito editando o arquivo System.Ini do diretório WINDOWS. Use um editor tipo “texto puro”, como o Bloco de Notas de Windows, abra o arquivo System.Ini e, na seção [386enh], acrescente a linha “MaxPhysPage=20000” (assim mesmo, porém sem aspas). Achou estranho entrar com esse valor para ajustar a memória em 512MB? É que ele corresponde ao número de “paginas” de memória, de 4096 bytes cada, expresso em hexadecimal (para maiores detalhes, consulte o artigo Q181862 da KB onde, entre outras coisas, há uma tabela listando os valores usados para diferentes limites de memória).

Pois é isso. Doravante, não dê ouvidos a boatos e desfrute de toda sua RAM. Com os preços de hoje, certamente vale a pena.

é isso!!!

valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Muito bom!!

Estou mandando o tópico para seção WINDOWS e sugiro aos nossos amigos moderadores do local que fixem o tópico.......

ou coloquem um link no tópico FAQ... smile.gif

Feliz Natal a todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bom, vou deixar um pouco do que eu sei e li sobre o assunto, mas não tenho nenhum referêncial para comprovar

Outro detalhe interessante (que eu acho que foi o que criou essa história toda) é que há uma certa limitação em certas plataformas de hardware (por coincidência as que somente suportam Windows Me para baixo) é que são capazes de endereçar diretamente somente 128Mb de memória física. O restante das memória pode ser utilizado, mas de uma maneira mais lenta.

Os S.O.s inferiores ao WindowsME, estranhamente, utilizam a memória de trás para frente, os bancos mais altos primeiro... Então se você possui uma plataforma que pode endereçar somente 128Mb, mas possui 256Mb de memória por exemplo, o Windows ao usar a memória de trás para frente, vai usar para ele exatamente a parte não endereçada e portanto mais lenta....

Entranho mais real... Quando você pega erro de registro do windows em máquinas com problemas de memória, pode passar um teste que será na parte alta das memórias, agora se o erro se encontra na execução de programas os erros geralmente estão na parte baixa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

afff galera

o windows ele não gerencia isto a familia 9x não gerencia isto nem a pau nem com software a arquetetura do s.o e no maximo 128 se tiver 256 ele não usa isto direito se você tem 256 de ram instale o 2000 pro ou xp se der na sua maquina

não entrarei mais a fundo nisto mas se quizer saber mais disto faça o mcse da microsoft para entender isto uma grande parte que você encontrar ai na net e muitos buatos de como fazer gerenciar isto que poderão acarretar um muita dor de cabeça e telas azul para vocês

e mais existe uma grande diferenca entre reconhecer e gerenciar reconhecer ele reconhece mas gerenciar não faz isto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

opas..

eu fiquei sabendo estes tempos que alterando o registro do windows ele pode gerenciar tranquilamente mais que 128 de memoria... isso em se tratando de windows 98... vou me informar melhor e depois posto aqui de como fazer isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

tudo balela

o sistema de gerenciamento da familia 9x e um lixo

digamos se eu tenho 16 mb o windows reserva 8 mb para ele e no momento usa apenas 4 ai você abre o word e ele reserva os 8 tb ai você abre o bloco de notas cade a memoria não tem nada ai o win grava no setor que não ta sendo usado

ai eu abro o winamp e ele grava no setor que o word não ta usando

ai o windows tem que fazer uma tarefa critica e escreve em cima das infos do not pade e ai pan tela azul

sitema familia nt

digamos se eu tenho 16 mb o windows reserva 8 mb para ele e no momento usa apenas 4 ai você abre o word e ele reserva os 8 tb ai você abre o bloco de notas cade a memoria não tem nada ai o win grava no setor que não ta sendo usado

ai eu abro o winamp e ele grava no setor que o word não ta usando

ai o windows reconhece que tem infos na parte que ele gravou que não e dele e pega as infos e cria um campo na memoria virtual do windows ( ESPAÇO DA HD )

e grava la na hd ai ele usa o espaço da memoria ai quando o win for usar o que estava la do not pad ele faz o mesmo processo pega as infos da memoria liberando ela e gravando na hd e ai ele retorna a aplicação para a memoria sem que nada aconteca

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest Skywalker298

Não podemos esquecer de um detalhe: Gerenciamento de memória não depende somente do Windows. Temos que levar em consideração o chiset e o processador utilizado. Windows9x por Windows9x, já está provado que trabalha com até mais de 1GB. O gerenciamento e uso apropriado vai depender dos demais fatores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...