Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Sua Tomada Tem Mais Tensão Do Que Você Pensa


diraol

Pergunta

Sua tomada tem mais tensão do que você pensa

Após uma pesquisa iniciada há aproximadamente dez anos atrás, junto à clientes e as concessionárias de energia elétrica, o nosso amigo Sr. Yoji Konda chegou a uma conclusão esclarecedora á este respeito. Tentarei resumir aqui um pouco da sua pesquisa.

Na década de 50 o governo iniciou uma série de medidas para padronizar o fornecimento de energia no país:

Unificou-se os sistemas para 60Hz.

Padronizaram-se as tensões em 380/220V (redes trifásicas) e 220/127V (redes bifásicas). Veja que é uma questão de matemática: A tensão 220V é obtida do transformador trifásico de 380V, através da ligação fase-neutro, conforme a equação:

V = V/√3 (tensão ÷ 1.73) então 380V ÷ 1.73 = 220V

Do mesmo modo obtêm-se de uma tensão bifásica de 220V, entre fase e neutro a seguinte tensão: 220V ÷ 1,73 = 127V

Na década de 80 foram proibidas novas instalações e ampliações de redes em tensões não padronizadas.

Na década de 90 foi dado um prazo pelo DNAEE para que as concessionárias eliminem de seus sistemas as tensões não padronizadas de 110V , 115V e 120V.

A área abrangida pôr estas últimas tensões estão restritas quase todas na Eletropaulo e elas estão se tornando raras, em razão da progressiva e obrigatória mudança para o sistema de 127V ou 220V.

Mas e daí?

Vamos ver as consequências :

Pegue um aparelho de 1000W para 110V. Vamos calcular sua resistência dinâmica:

V x V ÷ W = R 110 x 110 ÷ 1000 = 12,1 Ohm

Ligue este aparelho numa tomada doméstica no Brasil (salvo raríssimas exceções),

V x V ÷ R = W 127 x 127 ÷ 12,1 = 1332W

Pelo cálculo, um aparelho de 110V ligado na rede de 127V sofre uma sobrecarga de 33% na potência. Isto acarreta uma vida útil bem menor para o aparelho e um gasto no mínimo 33% maior do que você estava imaginando.

Recentemente ocorreu um fato interessante, um importador comprou um grande lote de lâmpadas fluorescentes compacta 110V, mas não observou este detalhe em nosso país, que diga-se de passagem, 95% dos consumidores de 127V pensam estar consumindo 110V. E passou a comercializar as lâmpadas pensando ter feito um bom negócio.

Essas lâmpadas ligadas em 127V tiveram poucas horas de duração, pois seu circuito eletrônico, projetado para 110V, aumentava a corrente fornecida em um regime quase de avalanche. Houve milhares de reclamações e dores de cabeça pra todo mundo e o importador ficou no prejuízo. O fabricante não teve culpa mas sua marca ficou definitivamente queimada no Brasil. Foi um episódio conhecido como "Lâmpadas Chinesas".

Consumidor, exija aparelhos 127V. Vamos acabar com este folclore de 110V. Saiba realmente o que esta consumindo.

Portanto atenção fabricantes, importadores formais e informais, saibam o choque que estão tomando, se liga Brasil!

elaboração do texto: Denis Iazdi - denis@cinestec.com.br

fonte de pesquisa : Yoji Konda - yojikond@mandic.com.br

Link do Texto

Editado por diraol
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Muito bons os artigos. Esse e o da eletricidade estática.

Diraol, porque você não junta os dois (e possivelmente outros futuros) em um post fixo, tipo "Artigos" ou sei lá, coisa assim. biggrin.gif

Acho que ia ficar show.

[]'s

iSoron.

hehehehe

http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=40087

tongue.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Aew, perae...

Aqui em Floripa, os aparelhos naquela tomada-de-duas-pontas são de 220V. Isso quer dizer que as tomadinhas-de-três-pontas-pro-ar-condicionado (e que eu QUERIA usar pro PC, mas o estabilizador porcaria não encaixa) são na verdade 380V ?!?

E isso quer dizer que quando tu compra um condicionador de ar 220V na realidade ele é 380V ?!?

ERRATA:

Diraol, não é V/3

é V/x

onde x = raiz quadrada de 3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Nêutron.... só tome cuidado para não confundir tomada de "3 pontas" com tomada de "2 pontar + aterramento". O estabilizador do computador foi feito para utilizar uma tomada de "2 pontas", e aquele pino redondo é o pino do fio terra, e não um outro fio de tensão, deve ser por isso que você não consegue conectá-lo nessa tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

o 220v é chamada de energia eficaz, que é usado pelo equipamento, mas na rede rodam altas voltagens.

Sobre a tomada

2 pontas - uma com energia e outra 'neutra', isso porque a eletricidade 'anda' procurando uma carga negativa, isso faz com que ela passe por todo o circuito fazendo funcionar, descarregando nos terras do circuito ou descarregando em algum polo negativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Nêutron.... só tome cuidado para não confundir tomada de "3 pontas" com tomada de "2 pontar + aterramento". O estabilizador do computador foi feito para utilizar uma tomada de "2 pontas", e aquele pino redondo é o pino do fio terra, e não um outro fio de tensão, deve ser por isso que você não consegue conectá-lo nessa tomada.

COMO É QUE É?

Peraí, eu vou explicar como q é aki...

O estabilizador tem dois "retos" e um "redondo" (que eu uso um adaptador pra tomada "focinho de porco", que é dois redondos... Sabe né?)

A tomada aqui são 3 retos... Todas as "com 3 buracos" são assim... São projetadas pro ar condicionado...

Elas têm aterramento? Sim ou não?

(Se não tiver eu vou xingar os caras da construtora, meu Deus, o prédio é novo, deve ter uns 3 anos...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Seguinte, tomada com três pinos retos (o da secadora aqui de casa é assim também, mas acho que ela só usa dois..hehehe) é a tensão de 220 ou de 380, não conheço bem a rede elétrica do Sul (SEM ATERRAMENTO).

O pino do aterramento é sempre o pino REDONDO, e quando o eletricista entende um pouco de padrões, ele utiliza um cabo elétrico de cor diferente para o fio terra, podendo ser azul ou verde.

Tenho 99% de certeza que essa sua tomada não tem aterramento. Procure no aparelho de ar condicionado que ele deve ter a especificação da voltagem na qual ele trabalha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Cara, deve ter algo errado. No aparelho elétrico o nêutro deve ser um cabo específico, diferenciado, não deve?!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

ah sim, isso eu entendi... mas poxa.... nunca imaginei que a fonte poderia fazer algo do tipo.... rs... duvidei muito da capacidade dela... tongue.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Mais um up pra minha coleção.

Bom, recentemente um dos engenheiros que fez o prédio esteve aqui, fazendo orçamento para a ligação da fossa com a rua (finalmente a companhia de água e saneamento chegou na minha rua biggrin.gif), e minha mãe (que é a síndica) me deixou com o cara, porque ela teve q sair... daí eu aproveitei pra perguntar e ele disse que TODAS as tomadas de 3 "buracos" são aterradas, e que é um fio que passa dentro do prédio. Juntamente com o do pára-raios, são na verdade dois fios aterrados.

Obs.: Onde eu morava antes de vir pra cá, o ar condicionado usava um adaptador pra ir na tomada, porque lá todas era focinho de porco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Na verdade todos os aparelhos deveriam utilizar aterramento, porém alguns não utilizam tanta energia elétrica, ou não são de valor tão alto, para necessitar de um aterramento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest Fernando Costa
ar condicionado tem pino terra....provavelmente é o de cima também.....

Todos os equipamentos que usa energia eléctrica e possuam carcaça metálica devem ter ligação à terra. Assim, geladeiras, computadores, condicionadores de ar, etc., devem ser aterrados.

Mas afinal o que é o aterramento?

Trata-se de um circuito eléctrico, a 1 fio, que garante que todos os equipamentos a ele ligados estão ao mesmo potencial (o potencial de terra). Assim, o risco de electrocução de seres vivos por tocarem em partes metálicas desses equipamentos é nulo.

Como conseguir um circuito de terra?

Basta enterrar, em lugar húmido, um varão de cobre ou, preferencialmente, uma chapa de cobre com cerca de 1 metro quadrado. Esse local deve ser mantido húmido. Em tempos, muita gente usava o cano da rede de abastecimento de água para obter uma fonte de terra. Actualmente essa práctica é desaconselhada (e até proibida) pois é vulgar a utilização de canalizações não metálicas, o que inutiliza o efeito de terra.

Para qualquer esclarecimento adicional, estou à disposição.

Fernando Costa

(fsc_portatil@hotmail.com)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...