Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Me Falem Sobre O Linux


Denis Bittencourt Muniz

Pergunta

Olá galera!Tudo bem?

Eu gostaria saber algumas coisas sobre Linux, porque sou iniciante:

1. O que é Wine?

2. O código do fonte fica aberto para o usuário alterar?

3. O Linux 7.0 é bom?

4. Fale programas famosos do Linux

5.. Existe emulador de Windows para Linux?

Falow galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Eu sou iniciante em Linux mas vou tentar te ajudar.

1. O que é Wine?

É um emulador para fazer programas que só rodam em windows rodarem no Linux.

2. O código do fonte fica aberto para o usuário alterar?

Sim.

3. O Linux 7.0 é bom?

No caso o linux tem diversas distribuições a sua escolha, pelo que eu sei não existe esse Linux 7.0.

4. Fale programas famosos do Linux

Não existe programas do Linux, existe programas que rodam no Linux.

Alguns de código aberto famosos são OpenOffice, Mozilla Firefox, etc.

5.. Existe emulador de Windows para Linux?

Acho que a resposta 1 serve para essa dúvida sua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

O-oh...

WINE = Wine Is Not an Emulator (Wine Não É um Emulador)

Pode ver, tá na página do projeto.. eu só não lembro qual é biggrin.gif

Bom, o Wine é considerado beta, ele ainda não oferece suporte a todas as APIs (rotinas de acesso de hardware, ou seja, o "jeito" com que o windows "mexe" com o hardware) do windows, mas ainda chegam lá.

Caso você PRECISE rodar algum programa que não vá pelo Wine nem com macumba, você pode rodar o windows dentro de uma window hauahua pelo VMWare, pelo Qemu, ou outros programas parecidos (não conheço o funcionamento do cross-over office). Dizem por aí que o VMWare é o melhor, mas ele é pago (tem trial de 30 dias). O grande problema do VMWare são os jogos 3D. Não, não é fácil rodar jogos 3D for Windows no Linux; é muito f. por sinal. Alguns jogos são compilados para Linux, e alguns não são 3D laugh.gif

Inclusive OO e os Mozilla têm versão para Windows! Yeah! biggrin.gif (Eu prefiro o Opera ao FF, mas gosto é gosto...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

É que o Wine é bem difícil de ser configurado... Quem faz um bom config consegue até rodar Warcraft, Counter Strike, etc. mas é complicado.

Eu consegui emular o Flash MX. Não tenho o Dreamwaver pra testar, mas acredito que seja possível.

3. O Linux 7.0 é bom?

O Linux é formado pelo Kernel (a última versão é a 2.6.10 - www.kernel.org), Shell e aplicativos (entre eles o X - modo gráfico). O conjunto disso é uma distribuição. Existem várias distribuições. Algumas antigas e ainda conhecidas são Slackware, Debian, Red Hat, Mandrake e Conectiva, mas existem inúmeras. Aqui no Brasil, tem o Kurumin que o pessoal iniciante gosta bastante. Eu adoro o Slackware, que tem uma fama de ser um pouco difícil mas também não é tão assim. Cada um escolhe a sua devido a sua necessidade. Ultimamente eu estive testando o Debian que também é bem interessante.

Considerando que você está iniciando, sugiro uma das seguintes:

- Debian BR CDD

- Kurumin

- Conectiva

... mas sinta-se a vontade pra escolher a que quiser e pode perguntar o que for necessário.

4. Fale programas famosos do Linux

XMMS: Reprodutor de música (na minha opinião superior/mais prático e eficiente do que Winamp, WinMediaPlayer, etc.)

Xchat: Cliente IRC

aMSN: Cliente MSN

Licq: Cliente ICQ

Gaim: Cliente AIM

KDE, Gnome, WindowMaker, Fluxbox: Gerenciadores de janelas bastante usados.

Gimp: Alguns comparam com Photoshop (embora eu não ache que seja tão bom quanto)

F4L: Um "Flash for Linux" que está em desenvolvimento

OpenOffice: Um "Office" para Linux.

Samba: Programa que consegue fingir "ser um Windows", entrando em redes Windows compartilhando, imprimindo, etc.

Mplayer, Kaffeine: Programas utilizados para assistir vídeos.

Mozilla Firefox: Sem dúvidas, o melhor browser. Uso e recomendo para o Linux e para o Windows. Não é como certos browsers que não interpretam XHTML nem CSS válido sad.gif

Mozilla Thunderbird, Evolution, Kmail, Mutt, Pine: Ótimos clientes de e-mail.

Tem alguns programas que rodam no Windows e no Linux, como o Acrobat Reader (mesmo alguns não sabendo e/ou preferindo usar XPDF, Kghostview, etc)

Espero ter ajudado. É sempre legal ter um novo membro na comunidade Linux e espero que utilize, goste e divulgue este excelente sistema operacional desenvolvido por uma grande comunidade e muito superior a alguns por aí... smile.gif

Falou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...