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TotZ

Inteligência Artificial

Question

Saudações

Desenvolvi um joguinho de tabuleiro em VB6 no estilo jogo da velha (só que com muito mais casas), onde os dois adversários são pessoas que estão ao mesmo computador. Ou seja, não existe opção de jogar contra a máquina.

Tendo claro que esta é uma deficiência, gostaria de elaborar um modo para que o computador fizesse jogadas de forma pensada (não apenas jogar aleatóriamente) e creio que devo uzar a famosa I.A. (Inteligência Artificial).

Contudo, minhas pesquisas sobre esse assuto foram infrutíferas.

Se alguém souber algo relacionado ou um local com bom conteúdo, favor reponder a este post.

Grato.

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5 answers to this question

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Interessante, porém acho que você não precisa de IA nesse caso. Aliás, a intenção da IA clássica é, na verdade, dar a uma máquina uma "inteligência" igual ou semelhante a nossa. Ou seja, dar ao computador a capacidade de se comportar como um ser humano.

No caso em questão, você pode simplesmente fazer com que o computador realize todas as jogadas possíveis e decida qual é a melhor. Dependendo do tamanho da tabuleiro, creio que isso não tomará tanto tempo. A decisão de "qual é a melhor" vai ser feita levando em conta as possibilidades de vitória daquele ponto em diante seguindo uma das possibilidades possíveis.

Quando criei um jogo da velha, no qual o computador pode jogar contra ele mesmo, não usei tanta sofisticação, mas fiz com que ao deixar os dois no modo difícil nenhum dos adversários ganhe. Ou seja, sempre dá velha (o objetivo do jogo, aliás). É claro que um jogo da velha tem poucas casas e é possível traçar estratégias que levem diretamente à situação de velha.

Certo? wink.gif

Abraços,

Graymalkin

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No caso em questão, você pode simplesmente fazer com que o computador realize todas as jogadas possíveis e decida qual é a melhor.

Olá.

Entendi sobre o uso a I.A., mas mesmo assim acho que preciso de uma maneira mais dinâmica de fazer a máquina realizar as jogas.

O jogo em questão é o "Quatro em Linha" (talvez você não conheça) e o tabuleiro tem 42 casas.

Não estou muito confiante que tentar todas as possibilidades de lances por código seja a melhor alternativa para resolver essa questão.

Alguma outra sugestão?

Obrigado.

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Entendi sobre o uso a I.A., mas mesmo assim acho que preciso de uma maneira mais dinâmica de fazer a máquina realizar as jogas.

O jogo em questão é o "Quatro em Linha" (talvez você não conheça) e o tabuleiro tem 42 casas.

Não estou muito confiante que tentar todas as possibilidades de lances por código seja a melhor alternativa para resolver essa questão.

Alguma outra sugestão?

Hummm... é, são muitas casas mesmo. Eu não tinha imaginado tantas assim. E, de fato, não conheço esse jogo. Qual é, exatamente, o objetivo do jogo? É parecido com o jogo da velha?

Abraços,

Graymalkin

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Saudações

O jogo se dá em um tabuleiro de 6 linhas por 7 colunas.

Os jogadores tem como objetivo alinhar quatro de seus símbolos/peças (círculos ou cruzes no caso). Pode-se alinhar na horizontal, vertical ou diagonal, desde que formando uma sequência direta (sem nenhuma peça do ardversário no meio).

Entretando não se pode posicionar livremente as peças no tabuleiro. A menos que seja na linha inferior, deve-se exixtir uma outra peça (do próprio jogador ou do oponente) na casa de baixo, para que a peça a ser jogada não "caia".

Acho que uma imagem ilistraria melhor, mas não tenho nenhum site e não consegui colocar a figura neste post. Acho que você precisará usar a imaginação para visualizar como seria. Lamento.

Espero que tenha conseguido entender e que possa me ajudar.

Grato.

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Sim, acho que deu pra pegar a idéia. Se quiser enviar a imagem por e-mail, você pode mandar para [email protected] Se você pudesse mandar o jogo também (o compilado), só para eu confirmar mesmo se entendi, seria melhor ainda.

Abraços,

Graymalkin

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