Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Scrollbar No Flash?


moicer

Pergunta

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Flash MX:

você usa o scrollpanel que tem nele, não me lembro direito como que é, até porque eu não uso ele..... mais se seu flash mx é em *PT pega a ajuda dele que vai estar ensinando certinho.... foi assim que usei pela primeira vez o scrollpanel, mais não gosto de usar não.... agora no codigo é assim.

Flash 5 ou anterior:

eu costumo usar apenas um movieclip e um botão (aí eu o duplico - cima e baixo);

Nos botões ficam as actions:

on (rollOver) {
// para cima
direction = up;
vel = 5;
}
on (rollOut) {
direction =;
}
on (rollover) {
// para baixo
direction = down;
vel = 5;
}
on (rollOut) {
direction =;
}
No movieclip fica a action para controlar o scroll. Primeiro frame:
if (direction eq up) {
x++
if (x eq vel) {
_parent[txtBox].scroll -= 1;
x = 0;
}
} else if (direction eq down) {
x++;

if (x eq vel) {
_parent[txtBox].scroll += 1;
x = 0;
}
}
No segundo frame:
gotoAndPlay(1);
Nas actions de evento do movieclip, coloque:
onClipEvent(load) {
txtBox = texto; 
// aqui vai o nome da sua caixa de texto (entre aspas).
}
Explicação: Só pra deixar mais claro, os botões ficam dentro do mc. camada 1 - actions (frame 1 e 2); camada 2 - botões (frame 1 e 2); vel = Determina a velocidade do scroll, se não quiser esse delay, elimine as linhas de if (x eq vel) ou simplesmente deixe vel = 1 nos botões; Esse scroll funciona sempre se colocado na mesma timeline do campo de texto. Ou seja, se você colocar o campo de texto dentro de um mc, coloque uma instancia desse scroll junto. Você pode ter várias instâncias desse scroll, já que vai determinar o campo de texto que vai ter o scroll no onClipEvent(load). tem outra tecnica que é mais simples porem nem sempre funciona(pelomenos comigo)! Esta abaixo: Crie os dois botões do scroll (para baixo e para cima) e os coloque dentro de um movieclip. No botão que irá fazer o scroll up, insira o seguinte script:
on(press) { up = true; }
on(release) { up = false; }
No botão que irá fazer o scroll down, insira o seguinte script:
on(press) { down = true; }
on(release) { down = false; }
No movieclip, insira o seguinte script:
onClipEvent(load) {
var up = down = false;
}
onClipEvent(enterFrame) {
if(up) _root.campoDeTexto.scroll--;
if(down) _root.campoDeTexto.scroll++;
}

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest --ricardo --
Flash MX:

você usa o scrollpanel que tem nele, não me lembro direito como que é, até porque eu não uso ele..... mais se seu flash mx é em *PT pega a ajuda dele que vai estar ensinando certinho.... foi assim que usei pela primeira vez o scrollpanel, mais não gosto de usar não.... agora no codigo é assim.

Flash 5 ou anterior:

eu costumo usar apenas um movieclip e um botão (aí eu o duplico - cima e baixo);

Nos botões ficam as actions:

on (rollOver) {
// para cima
direction = up;
vel = 5;
}
on (rollOut) {
direction =;
}
on (rollover) {
// para baixo
direction = down;
vel = 5;
}
on (rollOut) {
direction =;
}
No movieclip fica a action para controlar o scroll. Primeiro frame:
if (direction eq up) {
x++
if (x eq vel) {
_parent[txtBox].scroll -= 1;
x = 0;
}
} else if (direction eq down) {
x++;

if (x eq vel) {
_parent[txtBox].scroll += 1;
x = 0;
}
}
No segundo frame:
gotoAndPlay(1);
Nas actions de evento do movieclip, coloque:
onClipEvent(load) {
txtBox = texto; 
// aqui vai o nome da sua caixa de texto (entre aspas).
}
Explicação: Só pra deixar mais claro, os botões ficam dentro do mc. camada 1 - actions (frame 1 e 2); camada 2 - botões (frame 1 e 2); vel = Determina a velocidade do scroll, se não quiser esse delay, elimine as linhas de if (x eq vel) ou simplesmente deixe vel = 1 nos botões; Esse scroll funciona sempre se colocado na mesma timeline do campo de texto. Ou seja, se você colocar o campo de texto dentro de um mc, coloque uma instancia desse scroll junto. Você pode ter várias instâncias desse scroll, já que vai determinar o campo de texto que vai ter o scroll no onClipEvent(load). tem outra tecnica que é mais simples porem nem sempre funciona(pelomenos comigo)! Esta abaixo: Crie os dois botões do scroll (para baixo e para cima) e os coloque dentro de um movieclip. No botão que irá fazer o scroll up, insira o seguinte script:
on(press) { up = true; }
on(release) { up = false; }
No botão que irá fazer o scroll down, insira o seguinte script:
on(press) { down = true; }
on(release) { down = false; }
No movieclip, insira o seguinte script:
onClipEvent(load) {
var up = down = false;
}
onClipEvent(enterFrame) {
if(up) _root.campoDeTexto.scroll--;
if(down) _root.campoDeTexto.scroll++;
}

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Vixeee... olha que coisa.

Faz tanto tempo que não trabalho com o flash que hoje me peguei buscando sobre scroller de mv e acabei achando uma resposta minha de 2003 rsrsrs, faz tempo mesmo.....

bacana! mas não é como andar de bike, eu esqueci quase tudo já rsrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...