Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Como Faço Para Meu Prog Fazer Executavel


Davis Tome

Pergunta

Eu quero fazer com que meu prog gere um executavel baseado nas informações que eu escolher...um exemplo bem simples!

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);

begin

showmessage(edit1.text);

end;

Eu tenho um campo onde eu digitarei qualquer coisa(edit1) e quando eu apertar o botao aparece uma mensagem na tela, eu quero gerar um exe somente disso pra quando eu clicar no exe criado aparecer somente a mensagem!

Digamos que um prog de fazer mensagens, a cada texto digitado conforme eu quero criarei um exe para ele..

Isso não serve pra nada, mas com este exemplo simples eu consigo aplica-lo em meu projeto!

Por favor alguém sabe como fazer ou como se chama isso ou onde poosso obter dicas?

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Davis, você precisa de um compilador para gerar um arquivo executável. Caso você esteja fazendo isso no braço, não saberia como compilar, mas se você está fazendo no Delphi ou qualquer outro programa de desenvolvimento basta compilar seu código que ele vai gerar o executável para você.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Obrigado pela atenção!

Eu sei que o delphi compila pra mim!!!.......mas eu quero fazer um prog que assim que eu executo uma função o meu prog gere um outro exe baseado nas configurações que eu escolhi.....exemplo:

Executo meu prog e digito uma mensagem em um campo, e quando eu aperto o botao a mensagem e exibida no showmesage('mensagem');

Agora quero um outro botao que gere um exe desta mensagem......e quando eu clicar neste executavel que o meu prog gerou somente é executado a mensagem!

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Todo executável PE (Portable Executable) suporta a inserção de qualquer tipo de dado no final do mesmo, sem que isso atrapalhe sua execução. Portanto, bastaria que a frase a aparecer ficasse no final do arquivo executável, sendo que esse executável, ao ser executado, iria abrir a si próprio e buscar o texto no final para poder exibir na tela. Já fiz isso em VB, onde sei manipular arquivos binários, mas nunca em Delphi. Vou fazer uns testes aqui e retorno o resultado.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

De fato, deu certo! biggrin.gif . Baixe o exemplo em: http://www.graymalkin.globalhosts.com.br/stuff/EXEDelphi.zip

Note que existem dois projetos (Gerador e Base). Compile ambos para uma mesma pasta e depois execute o Gerador.exe. Preencha o campo da mensagem com a mensagem desejada e, se quiser, troque o nome do arquivo a ser gerado na segunda caixa de texto; em seguida, clique em Gerar. Será criado então o arquivo de destino. Ao executá-lo aparecerá a mensagem que foi informada (em uma label na janela).

O macete (feito pelo Gerador) é pegar o conteúdo do "Base.exe", embutir a mensagem no final (precedida por uma string conhecida ["msg:"]) e gravar o novo arquivo. E, o base.exe, quando executado, abri a si mesmo (independente do nome do executável; se for teste.exe ele vai abrir "teste.exe", por exemplo), lê todo o seu conteúdo, encontra a string "msg:" e pega tudo que está após ela para exibir na label.

Certo? wink.gif

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
De fato, deu certo! biggrin.gif . Baixe o exemplo em: http://www.graymalkin.globalhosts.com.br/stuff/EXEDelphi.zip

Note que existem dois projetos (Gerador e Base). Compile ambos para uma mesma pasta e depois execute o Gerador.exe. Preencha o campo da mensagem com a mensagem desejada e, se quiser, troque o nome do arquivo a ser gerado na segunda caixa de texto; em seguida, clique em Gerar. Será criado então o arquivo de destino. Ao executá-lo aparecerá a mensagem que foi informada (em uma label na janela).

O macete (feito pelo Gerador) é pegar o conteúdo do "Base.exe", embutir a mensagem no final (precedida por uma string conhecida ["msg:"]) e gravar o novo arquivo. E, o base.exe, quando executado, abri a si mesmo (independente do nome do executável; se for teste.exe ele vai abrir "teste.exe", por exemplo), lê todo o seu conteúdo, encontra a string "msg:" e pega tudo que está após ela para exibir na label.

Certo? wink.gif

Abraços,

Graymalkin

eu não entedi muito bem, você pode ser mais claro obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
não consegui fazer o download.. link quebrado!

tem como me enviar?

marcelotq@gmail.com

Estranho... huh.gif... acabei de fazer o teste agora e o link está "inteiro". De qualquer forma, estarei enviando o arquivo para o seu e-mail também.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Todo executável PE (Portable Executable) suporta a inserção de qualquer tipo de dado no final do mesmo, sem que isso atrapalhe sua execução. Portanto, bastaria que a frase a aparecer ficasse no final do arquivo executável, sendo que esse executável, ao ser executado, iria abrir a si próprio e buscar o texto no final para poder exibir na tela. Já fiz isso em VB, onde sei manipular arquivos binários, mas nunca em Delphi. Vou fazer uns testes aqui e retorno o resultado.

Abraços,

Graymalkin

Amigos, também gostaria de saber como fazer um prog para fazer executáveis personalizados.

Com o mesmo objetivo de Davis Tomé, ao pesquisar, acabei encontrando um programa que gera aplicativos (com código fonte) em delphi. Trata-se do "X-Maker" (www.xmaker.com.br).

Minha intenção não é fazer algo tão complexo; apenas preciso saber qual é a mágica que o x-maker faz para criar executáveis. A partir daí, acho que tudo ficaria mais fácil.

Um outro programa interessante que utilizei há muito tempo e não me recordo o nome, ele agia de forma interessante:

Criava um arrquivo fonte;

Na hora de gerar o programa executável (a partir dele, que também era executável) pedia que selecionássemos: (1) um arquivo fonte; (2) um arquivo binário que acompanhava o programa e (3) o diretório de saída.

Não sei em que linguagem foi escrito, mas parece que este arquivo *.bin funcionava como um compilador.

Continuarei pesquisando e se encontrar a solução para que meu aplicativo gere um outro programa, tentarei entrar em contato com vocês. Se por acaso já conseguiram ou se conseguirem, entrem em contato comigo: RatoAcido@bol.com.br.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Todo executável PE (Portable Executable) suporta a inserção de qualquer tipo de dado no final do mesmo, sem que isso atrapalhe sua execução. Portanto, bastaria que a frase a aparecer ficasse no final do arquivo executável, sendo que esse executável, ao ser executado, iria abrir a si próprio e buscar o texto no final para poder exibir na tela. Já fiz isso em VB, onde sei manipular arquivos binários, mas nunca em Delphi. Vou fazer uns testes aqui e retorno o resultado.

Abraços,

Graymalkin

Amigos, também gostaria de saber como fazer um prog para fazer executáveis personalizados.

Com o mesmo objetivo de Davis Tomé, ao pesquisar, acabei encontrando um programa que gera aplicativos (com código fonte) em delphi. Trata-se do "X-Maker" (www.xmaker.com.br).

Minha intenção não é fazer algo tão complexo; apenas preciso saber qual é a mágica que o x-maker faz para criar executáveis. A partir daí, acho que tudo ficaria mais fácil.

Um outro programa interessante que utilizei há muito tempo e não me recordo o nome, ele agia de forma interessante:

Criava um arrquivo fonte;

Na hora de gerar o programa executável (a partir dele, que também era executável) pedia que selecionássemos: (1) um arquivo fonte; (2) um arquivo binário que acompanhava o programa e (3) o diretório de saída.

Não sei em que linguagem foi escrito, mas parece que este arquivo *.bin funcionava como um compilador.

Continuarei pesquisando e se encontrar a solução para que meu aplicativo gere um outro programa, tentarei entrar em contato com vocês. Se por acaso já conseguiram ou se conseguirem, entrem em contato comigo: RatoAcido@bol.com.br.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Todo executável PE (Portable Executable) suporta a inserção de qualquer tipo de dado no final do mesmo, sem que isso atrapalhe sua execução. Portanto, bastaria que a frase a aparecer ficasse no final do arquivo executável, sendo que esse executável, ao ser executado, iria abrir a si próprio e buscar o texto no final para poder exibir na tela. Já fiz isso em VB, onde sei manipular arquivos binários, mas nunca em Delphi. Vou fazer uns testes aqui e retorno o resultado.

Abraços,

Graymalkin

Amigos, também gostaria de saber como fazer um prog para fazer executáveis personalizados.

Com o mesmo objetivo de Davis Tomé, ao pesquisar, acabei encontrando um programa que gera aplicativos (com código fonte) em delphi. Trata-se do "X-Maker" (www.xmaker.com.br).

Minha intenção não é fazer algo tão complexo; apenas preciso saber qual é a mágica que o x-maker faz para criar executáveis. A partir daí, acho que tudo ficaria mais fácil.

Um outro programa interessante que utilizei há muito tempo e não me recordo o nome, ele agia de forma interessante:

Criava um arrquivo fonte;

Na hora de gerar o programa executável (a partir dele, que também era executável) pedia que selecionássemos: (1) um arquivo fonte; (2) um arquivo binário que acompanhava o programa e (3) o diretório de saída.

Não sei em que linguagem foi escrito, mas parece que este arquivo *.bin funcionava como um compilador.

Continuarei pesquisando e se encontrar a solução para que meu aplicativo gere um outro programa, tentarei entrar em contato com vocês. Se por acaso já conseguiram ou se conseguirem, entrem em contato comigo: RatoAcido@bol.com.br.

Como meu site não está mais neste endereço você não vai conseguir pegar o exemplo, por isso enviei o mesmo por e-mail para você dar uma olhada.

-- Editado --

O arquivo pode ser baixado aqui: http://www.gs.kitbr.com/stuff/EXEDelphi.zip

--------------

Abraços,

Graymalkin

Editado por Graymalkin
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Não sei se serviria... pois NÃO gera executável... mas, fiz um aplicativo que roda script Delphi/pascal na Internet... fiz um IDEzinho, um plugin para o FireFox e um para o Internet Explorer... e... um plugin para o Servidor de WEB IIS... que roda scripts... que podem gerar gerar scripts!

www.minhaweb2.com
www.pascalweb2.com
Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCnXUwPDAPIMVrtOsxKpiDzA

Qualquer dúvida... é só deixar mensagem aqui que eu respondo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...