Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Php Ou Asp.net


kandrade

Pergunta

e ai galera.....sou adepto ao software livre.......gosto muito de LINUX e agora preciso estudar uma linguagem de programacao web.......já dei meus primeiros passos com PHP.......porem tem muito a aprender........minha duvida e a seguinte

quem pode me dar justificativas pra mim usar PHP em vez de ASP.NET?

quero usar isso pois gosto muito de PHP, porem preciso justificar a utilizacao......

obrigado a todos............!!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

ASP.NET roda só em Windows

PHP tem integração a plataforma .NET e roda onde você quiser:

Linux,

Windows,

Mac OS,

Acho que se você colocar ele em cima de uma bike ele roda também....

Ou seja:

Se você faz um sistema em ASP.NET vai ter um retrabalho se futuramente tiver de migrar para outra plataforma.

Se você faz o sistema em PHP e tiver de migrar para outra plataforma, basta copiar os arquivos....

Manjou? wink.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Achei um pouco injusto essa comparação com o asp.net e o php

o asp.net é 100% orientado a objetos e a linguagem totalmente tipada

e tem muita coisa que o asp.net faz que o php não faz ,e o .net esta com um projeto chamado mono pra rodar no linux

eu gosto do php mas sou realista ate mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Concordo com o Fabyo. Já trabalhei com PHP e com .NET e já dei aula dos dois. A diferença não é tão simples assim.

Primeiro, ASP.NET já está 100% implementado no linux/mac e etc atraves do Mono. Apesar de que ainda não está naquele estágio de produção e tal, ele funciona muito bem. Inumeros sistemas (foruss, chat, blogs, portais, etc) comerciais e open source rodam tanto no mono quando no .NET sem problemas.

Segundo, sobre portabilidade, há de se convir que apesar de portabilidade ser um ponto a ser estudado num sistema, nem todos os sistemas tem essa necessidade. A maioria deles é criado e roda em cima do mesmo sistema até ser criado outro. Alguns recursos (poucos) do PHP por exemplo só funcionam em sistemas unix. Faça um programa que usa um deles e você está preso no linux.

E terceiro, o suporte a .NET no PHP ainda está em estágio de desenvolvimento e não está muito utilizável, diga-se de passagem.

Agora comparando as linguagens, existem certas diferenças que criam vantagens e desvantagens dos dois lados. Não existe essa de que 1 é absurdamente melhor que o outro.

Então la vai:

Na minha opinião...

Vantagens do ASP.NET

* Utiliza a plataforma .NET como base, e tem todas as classes do framework a sua disposicao.

* Pode ser programado em qualquer linguagem .NET, apesar de que as mais comuns são C# e VB.NET

* Permite utilizar DLLs pra ocultar o código. Desse modo você pode colocar no ar seu site sem ter obrigação de vender o código.

* Para utilizar alguma biblioteca pronta (já existem muitas por ai open source), basta jogar a dll numa pasta e pronto.

* É totalmente orientado a objetos/eventos, o que facilita muito o desenvolvimento de aplicações ao tratar de dados do formulario.

* Utiliza um sistema que torna muito melhor criar aplicações MVC e n-Tier.

* Tudo é compilado, o que torna mais rápida a aplicação.

Desvantagens do ASP.NET

* Para sites simples complica demais o negócio

* Algumas tarefas simples como ler um arquivo de outro site são mais complicadinhas no .NET

* Você não é obrigado a usar, mas se quiser usar o VS.NET, ele é uma merda pra isso e quase ninguém sabe que é melhor programar ASP.NET sem ele

Vantagens do PHP

* É open source

* Tem um plano de lancamento de versões mais rápido, que acrescenta novos recursos e corrige bugs rapidamente

* Tem uma vasta coleção de bibliotecas integradas "out-of-the-box", facilitando a instalação e uso

* Já possui uma comunidade sólida e muitos sites falando sobre ele

* Tem suporte oficial para mais plataformas que o .NET

* Documentação em portugues (se você achar necessário)

* A linguagem é bem mais simples o que facilita muito o trabalho as vezes

Desvantagens do PHP

* Geralmente seu código fonte é obrigado a ir junto com sua aplicação. (apesar de haver ferramentas que permitem ocultar o fonte, é dificil achar servidores que suportem)

* A linguagem totalmente dinamica e sem tipos tende a causar mais erros de runtime

* É mais lento que o .NET na maioria das vezes (a checagem de tipos dinamica tem um certo peso)

* O modelo de acesso a dados do PHP não é tão escalável quanto o do .NET

Gosto dos dois, acho que depende muito do serviço a ser feito. Eu acho que o ASP.NET mais legal pra criar um sistema complexo. A plataforma acaba te ajudando a organizar as coisas melhor. Mesmo o PHP5 sendo orientado a objetos, ainda não é a mesma coisa. Agora tem coisas que eu sinto falta do PHP.. por exemplo, sistema de templates no ASP.NET é coisa rara. Apesar de que no 2.0 que está pra sair esse ano vai resolver o problema.

Quanto a ser da microsoft, o .NET e o C# são padrões ECMA (e ISO se não me engano), portanto nada prende você a eles a não ser que goste mesmo do visual studio. Tanto PHP quanto .NET tem um suporte consideravelmente grande da comunicade open source e os dois são extensíveis.

Em resumo, não existe motivo pra você usar PHP em vez de ASP.NET nem pra usar ASP.NET em vez de PHP. Existe gosto. Se seu interesse é acadêmico, eu aconselharia começar com PHP (mas sem ficar bitolado) e quando entender o legal o negocio, dê uma olhada em ASP.NET ou JSP que já são mais complexas e tem um foco mais empresarial do que de sites simples, nunca é demais saber.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...