Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Subformulário


Luciano Cabral

Pergunta

Eu tenho uma tabela que chama-se nome das peças, e outra que chama-se serviços e eu estou fazendo um formulário que eu crio o nome do serviço e embaixo eu tenho um subformulário que traz num campo de combinação os nomes das peças que são utilizadas junto com o serviço.

Exemplo: Serviço troca de amortecedor dianteiro, peça que á consumida junto com este serviço amortecedor, mola e coifa. (primeiramente é isto que eu quero, depois eu quero quer baixe do estoque, mas isto é outra coisa)

O que está havendo é que os dados estão sendo gravados na tabela certa, mas quando eu navego nos serviços indo de um para o outro os dados no subformulário são apagados. E eu quero que os dados nos subformulários fiquem sendo exibidos junto com os dados dos serviços. Acho que está claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Sim... vamos lá...

Suponho que já tem um cadastro de produtos (ou peças) e um cadastro de Serviços correto?!...

Você precisa de uma tabela que chamo de (tabela de vinculos).

Crie uma tabela e coloque ID, IDprod, IDpeca.

Ai terá que colocar essa tabela como subform do cadastro de serviços para a pessoa poder selecionar as peças do serviço entendeu?...

Se entendeu a lágica você vai longe....

OBS: Faça relacionamento com as tabelas

Boa Sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Eu tentei esta solução porém sem sucesso, como eu disse no início os dados são gravados no banco conforme eu preciso, mas no subformulário do formulário dos serviços os dados não apararecem, e portanto eu não sei dizer qual produto compõe aquele serviço somente se eu retirar um relatório. Então Hicaro, obrigado pela dica acima, mas ainda não entendi o por que criar uma tabala transitória se os dados já gravam certinho onde eu quero, só precisam aparecer no subrelatório.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Vamos lá pessoal!

Depois de um exemplo e de mais ajuda do Hicaro consegui fazer funcionar o que eu queria. O que ele descreveu de criar uma tabela de vínculos é muito útil e realmente funciona.

A solução é bem simples quando você tem as tabelas que precisa que no meu caso eram as tabelas de peças (produtos) e serviços basta criar a tabela de vínculos com os campos de autonumeração que no exemplo chama-se ID e outros campos IDserviço e IDproduto que serão os campos de relacionamento entre as 3 tabelas.

Ou seja, após criar a tabela de vínculo e o seu formulário, basta abrir o form serviços e depois colocar o subform de vínculos e ir em relacionamento e colocar o relacionamento entre o campo de autonumeração e chave da tabela produto e IDproduto na tabela de vínculos e a mesma coisa com a tabela de serviços. Pronto a solução vai funcionar.

Obrigado ao pessoal da Script Brasil e ao Hicaro pela ajuda nesta solução. laugh.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.


  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...