Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Faq Firewoks


AcquaBlue

Pergunta

Diante de uma idéia por mim citada num post venho aqui criar uma Perguntas mas ocorridas nessa sessão do forum SB.

Duvidas: Cadastrem-se e Postem seus topicos de duvidas aqui é somente de sugestões de novos Tops. Obrigado!

1. Fazendo Um Gif Animado.

Muito Simples. No seu fireworks abra um novo documento do tamanho que você deseja.

No palco crie o primeiro frame de sua animação. No menu ao lado direito entre em Frames And Historic (já confirmo to sem fw já corrijo calma...), adicione mais um quadro clicando no botão Adicionar frames localizado no canto Direito inferior do painel frames...

Após adiconar o frame de a continuação do primeiro frame de sua animação. No terceiro fram e de a continuação do segundo frame e assim por diante até acabar de animar... nas propriedades do arquivo selecione Gif Animado. e Exporte pronto seu gif esta pronto.

2. Exportação e Fatiação.

Muito simples também. No menu de ferramentas no lado esquerdo na divisão web da barra existe a ferramenta Fatiar e Slices... clique em fatiar e va colocando aquele quadro verde em cima de cada área que você quer faztir do site... sem sobrar espaços de preferencia... então selecione a qualidade da imagem nas propriedades da pagina e exporte. Pronto foi criado as imagens e um .html para você trabalhar em cima...

3. Resolução

Não tem exatamente haver com o fireworks mas entra no top 15...

Isso é uma discussão bem complexas que pode ser resumida... quando você for fazer o site para eliminar as barras horizontais é sempre bom você criar o seu site com as medidas de 780px de largura(Ou menos alguns pcos px...) por uma altura que lhe convém! e alinhar a tabela mãe na hora da edição do site num editor html, centralizada!

4. Máscaras

Muito simples... crie um objeto o qual você deseja que seja adiconado um efeito mask. feito isso sobreponha a imagem que você quer que seja a mascara do objeto. Selecione os dois e va ao menu Modify -> mask -> agroup as mask

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

*******************************************************************

ESTE TÓPICO QUALQUER PESSOA PODE POSTAR NO FAQ DESDE QUE SEJA PRA ESCLARECER DUVIDAS

PRA RESOLVER SUAS DUVIDAS FAVOR PESQUISAR, CASO NÃO ENCONTRE, POST SUA DUVIDA CRIANDO UM NOVO tópico

POIROT

*******************************************************************

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Esse FAQ eu estava fazendo para por em site, mas desisti e ficou pela metade, na época o fiz para versão 6.0 (MX), mas vai servir para as novas também, por enquanto só tem oito itens, mas pretendo acrescentar mais assim que tiver um tempo.

Notar: Algumas questões já foram apresentadas no FAQ do Water.Drop, mas vou deixar assim porque explique de forma diferente.

1 - Unindo textos a formas e linhas | Escreva seu texto e desenhe sua forma (ou linha), selecione o texto e a forma, e vá ate o menu “Text” e selecione a opção “Attach To Path“.

Obs: Isso só ira funcionar se você selecionar “Textos” e objetos tipo “Path”, por exemplo linhas e círculos, retângulos não são paths, para funcionar com retângulos você deve desagrupa-los antes.

2 - Como fatiar layouts | Utilize a ferramenta “Slice”, com ela faça retângulos dividindo todo o seu layout, por exemplo: topo, menu e conteúdo. Depois é só ir em File > Export, Observe a essas opção da janela Export, em “Salvar como tipo” escolha “HTML and Images” em “HTML” escolha “Export HTML File”, em “Slice” escolha “Export Slices”, feito isso será possível exportar as slices (Fatias), clique em salvar e pronto.

3 - Mascaras ou colocar imagem dentro de formas | Abra a sua imagem, desenhe sobre ela uma forma, selecione os dois e vá em Modify > Mask > Grup as Mask.

4 - Menu Pop-up | Não tem como ser breve quando se trata do menu pop-up, por isso vou mostrar o básico. Crie um botão, com slices, Hotspot ou como símbolo, tanto faz desde que seja um ponto ativo, quando você selecionar o botão, vai aparecer um pequeno ícone no meio do botão, um circulo, clique nele e selecione a opção “Add Pop-up Menu” uma janela ira se abrir (Pop-up Menu Editor), você ira ver quatro abas, Content, Appearence, Advanced e Position, não vai ser necessário explicar sobre cada uma delas, é tudo muito lógico, apenas faça um boa leitura e você ira se virar perfeitamente sozinho.

5 – O que são símbolos? | Selecione qualquer objeto da tela, aperte F8, e depois selecione o tipo de símbolo você quer usar;

a. Graphic: Imagem estática, você usa esse tipo caso você queira usar varias vezes o mesmo objeto, quando você modifica uma, todas as copias dele serão modificadas, isso também impede que o arquivo fique muito grande.

b. Animation: Imagem animada, serve para cria animações.

c. Button: Transforma qualquer objeto em botão com um ponto ativo.

Obs: Para ver os símbolos que você criou aperte F11.

6 - 3D no Fireworks , é possível? | De certa forma sim, o fireworks á uma ferramenta para se editar imagens em 2D, criar gifs animados, desenhar layouts e tratar fotografias, ele não foi feito para se criar imagens em 3D, mas com as suas ferramentas é possível criar imagens com aparência de 3D, você pode usar gradientes, sombras, criar perspectivas com vetores ate chagar a um resultado que se pareça um 3D. Existe plugins que transformam vetores em 3D, mas não vai além do que você mesmo pode fazer com as ferramentas que o fireworks possui, eu particularmente não recomendo esses plugins!

7 - Fade Image | Você ira fazer isso da mesma forma que você cria uma mascara, o fireworks possui uma opção em Commands > Creative > Fade Image que faz isso com apenas alguns cliques, mas sempre é bom aprender também o modo difícil. Abra a imagem, desenhe por cima da imagem de preferência um retângulo que cubra 100% da imagem, preencha esse retângulo com gradiente, nas cores preto (#000000) e branco (#FFFFFF), selecione os dois e vá em Modify > Mask > Grup as Mask, e pronto.

8 - Transformar um vetor em bitmap | Selecione o vetor e aperte Ctrl + Shift + Alt + Z.

9 – Como criar Styles | Styles para quem não sabe é uma serie de efeitos pré-configurados. Para criar um style basta você criar seus efeitos normalmente, em seguida com ele selecionado vá ate a barra de propriedade (na parte inferior da tela), aperte o botão Effects > Options > Save Style uma janela chamada New Style ira abrir, configure com desejar e mande salvar. Quando Precisar desses estilo novamente abra a janela de styles apertando Shift + F11.

10 – Recortando fundo de uma foto | Na barra de ferramentas do Fireworks existe algumas ferramentas especiais para editar fotografias (ferramentas para bitmaps), as que você ira usa para recortar o fundo são Magic Wand Tool (Varinha mágica), Lasso Tool (Ferramenta lasso), Polygon Lasso Tool (ferramenta lasso em polígono) e Eraser Tool (Ferramenta borracha), no novo Fireworks (8) é possível utilizar paths para selecionar também, então você pode incluir nessa lista a Pen Tool (Ferramenta Caneta). Para tirar o fundo da imagem não existe um segredo, basta você usar todas essas ferramentas da melhor forma possível para selecionar o que você não quer na foto de depois deletar, para um bom trabalho a única forma é treinar bastante.

Obs: Existem plugins que facilitam a seleção, como o corel knockout, ele bem interessante. Muito bom para quem não tem coordenação motora nem uma! biggrin.gif

11 – Eventos nos botões (OnMouseOver) | Desenhe um retângulo (ou qualquer coisa que sirva de botão), aperte F8 para transforma-lo em símbolo (olhar o item 5 desse FAQ), depois de transforma-lo em botão, clique duas vezes sobre esse botão. Uma nova janela, chamada Symbol será aberta para que você possa editar o botão, note na parte de cima dessa janela cinco abas, (Up. Over, Down etc...), clique em Over e dois no botão no canto inferior direito (Copy Up Graphic), agora mude a cor do retângulo, e vá para aba Down, e mude de cor também. Agora é só apertar em Done e pronto. Exporte o seu arquivo.

| Se você achar que escrevi besteira ou restou duvidas, entre em contato via MP |

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Susgestões do BriLL

- Como exportar arquivos, GIF, GIF animado, JPG, PNG, etc;

- Como reduzir o tamanho (em kb) dos arquivos de imagens;

- Lista de Plug-ins (que são muito procurados);

- Processo em lote... (Batch Process...);

- Imagens em preto e branco e Sépia;

- Combine Paths

Exportar Arquivos, Gif, Gif animado, JPG, PNG e etc...

Muito simples e existem duas formas se de se fazer isso. A mais, não selecione nenhum objeto do seu documento, na barra de propriedade existe um Combo box, em branco, clique ali e selecione a extensão... [Apendice¹: Animated Gif = gif animado]

Ou então...

Depois de completo seu trabalho va em export preview (firefox MX 2004 para baixo) ou image preview (Fireworks 8) no menu files... na janelça que abrir você terá uma configuração completa do exportação...

export1ah.th.jpg

[basica explicação de comandos basicos...]

Como reduzir em tamanho (kb) o tamanho do arquivo

Questão de exportar um objeto...

Os arquivos com extensão .jpg hoje em dia são os mais recomendados, alta definição de image e um baixo volume de dados (kbs)... Por serem compactos é o recomendado porém a controversias... Se você possui uma imagem com poucos efeitos, que não seja uma foto, logico e/ou alguma imagem feita, sem gradientes... pode ser exportado em .gif que reduz ainda mais o tamanho, para fotos .gif so é recomendavel para quem quer transforma-la em algum "desenho"...

foto25mw.th.gif

[é uma foto minha kkkkkkk pra vocês me conhecerem por tras de duas cores... ]

Imagens extensão .png contem um GRANDE volume de dados, por isso imagens simples podem acabar contendo grande numero de dados... claro .png são arquivos que podem ser editados, pois junto a imagem vem as informações de camadas, efeitos e etc... no .jpg/.gif é simplesmente 1 imagem...

Lista de Plugins

Os dois plugins + procurados...

[Eye Candy 4000 - Download]

[Xenofex - Download]

[Flaming Pear - Download]

[Plugins de Photoshop - Download]

Fora esses qualquer pluginde photoshop pode ser usado...

Batch Process

Batch Process [apendice¹: Processo em lote] e uma forma de tratamento de imagens em massa, ou seja + de 1 imagem de 1 vez...

muito simples...

abra o fw, e va ao menu files -> batch process, não é necessario criar 1 novo documento...

a janela que abrir, selecione todas as imagens q deseja editar... se quiser clique em add, e va a outra pasta e selecione outras, quando terminar clique em next...

na janela que abrir, você terá o comando para configurar oque é possivel de 1 unica vez...

batchprocess8gq.th.jpg

Imagens em preto e branco e Sépia

Imagens em preto e braco (Grayscale, tons de cinza tb), e sepia podem ser configurados facilmente atraves do comando Hue & Santuration localizados na camada FILTERS... para se obter uma imagem P&B simplesmente retire toda a Hue e toda a Saturation... a imagem ficara preto e branco... e para ton de sepia... alguma coisa ao redor de Hue 52 Saturation 29 e lightness -9... wink.gif

Combine Paths

Combine paths não é nada mais que um comando pronto do fw, que te auxilia a fazer combinar de corte entre objetos, entre paths, que são os objetos como circulos e retangulos criado pelas ferramentas dos fireworks...

na imagem tem a explicação completa...

[sORRY!!! O IMGSHACK esta com problemas, amanha de manha eu coloco a img mellow.gifwacko.gif ]

Acqua!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...