Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Função Ubound


Otto_Von_Blah

Pergunta

Tenho acompanhado tópicos a respeito de GetRows e acabei ficando com uma dúvida na hora de exibir os dados capturados de um bd.

Tenho uma coisa mais ou menos simples sobre a função Ubound.

Considerando a consulta SQL assim:

strSQL = "SELECT id,data,manchete FROM noticias"

Repassa-se os dados do recordset pra um array de nome matriz.

Q valor de z no UBound abaixo eu tenho q usar para esse array criado?

Ubound(matriz,z)

O array criado tem 3 linhas, mas o Ubound retorna exatamente o q? O valor do maior índice de linha, ou seja, da última linha (e q nesse caso seria 2)?

E q valor de z tenho q usar pra q o For percorra todos os dados da matriz? Esse valor q está me confundino um pouco...

Agradeço desde já a atenção de todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Ai velho!

Boa coisa essa de usar o getrows e abandonar os recordsets!

Acho que há vasto material sobre o asssunto tanto na web como aqui no fórum , mas ai vai a explicação:

O "z" indiica qual a dimensão do vetor te interessa. No teu caso tua matriz terá uma dimensão se houver apenas um registro retornado na sql, ou terá 2 dimensões se houverem vários registroos. A primeira dimensão será iigual a 2, pois requeres 3 campos na sql e o primeiro é sempre zero. Dai que, quando usares z=1 o unbound, no seu caso retornará o valor 2.

Mas se usares z=2, pedirás a segunda dimensão do vetor, que é o número de registros retornados pela sql (´começando do 0 ao invés do 1, é claro).

Ou seja

strSQL = "SELECT id,data,manchete FROM noticias"

Ubound(matriz,1) = 2

Ubound(matriz,2) = numero de registros retornados pela sql - 1

Para circulares através de todos os recorsets use:

For i = 0 to Ubound(matriz,2)

matriz(0,i) = id do registro i

matriz(1,i) = data do registro i

matriz(2,i) = manchete do registro i

Next

Eu utilizo uma subrotina que abre a coonexão, faz um getrows para uma matriz pagrão e depois fexa a conexão e já calcula oubound da 2a dimensão para o for-next.

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...