Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Sangria--duvida


marksis

Pergunta

Olá pessoal, estou chegando agora neste forum, minha duvida é bem simples para os expersts em Corel.Queria resaltar que usei a busca mas não encontrei nenhum tópico especifico para minha duvida.

Estou fazendo um folheto para ser impresso em grafica(1º vez) ; tem essas dimensoes: 15 por 21 cm. Qual seria o tamanho do documento a abrir para no final o folheto ficar na dimensoes 15 por 21?

Ps estou iniciando no Corel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

tem q ser realmente no tamanho 15x21?

uma folha A4 que geralmente é usado como formato de referencia tem 29,7 x 21....o que voce poderia fazer é criar o arquivo no formato 14,8 x 21 e depois fechar um PDF no tamanho A3 (que ai você consegue 4 folhetos por folha)...

geralmente as graficas com maquinas off-set imprimem em papel no formato 45 x 35 , que já cabe a folha no tamanho A3 (42 x 29,7) e já leva em consideração a pinça da maquina..

na duvida, posta ae...falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Se sua dúvida era essa que o dnfeitosa citou acima...

aconselho você a ligar pro pessoal da gráfica e vê direitinho com eles...

as veses eles tem algum outro papel que facilite seu trabalho ou, podem lhe dar alguma dica prática sobre esse processo!

Agora se ainda resta outra dúvida pra você...

posta aí que trocar idéias é o que a gente faz de melhor aqui na SB!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Valeu ai dnfeitosa, allanlf... bom acho que vou conversar com o pessoal da grafica,afinal é meu primeiro trabalho e não quero fazer caca...´so mais uma coisa, digamos que o trabalho está concluido, o arquivo está pronto para ser salvo em disquete ou CD, vou na opçao ''preparar para bureau de serviços'',certo?

Mais alguma coisa? Ou é só isso mesmo?

Obrigado galera, sou mais ativo em Fotoshop, se puder ajudar em algo é só dar um toque ai. rolleyes.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

vou na opçao ''preparar para bureau de serviços'',certo?

Mais alguma coisa? Ou é só isso mesmo

você não precisa fazer isso necessariamente é só converter todo o texto em curvas, verificar se as imagens, preenchimento e contorno estão em CMYK, verificar se na hora do corte nenhum texto vai sair cortado, acho ke seria isso wink.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Eu recomendo criar "preparar arquivo para bureal".

A anos atrás, quando eu ainda estava começando a engatilhar em corel draw, fui contratado por uma empresa para fazer algumas caixas para ela.

Foi um serviço de primeira, a arte encantou o diretor da empresa, fechei com o pessoal da gráfica, papel com gramatura alta, 4 cores, tinta de primeira....

Eram 12 modelos, a quantidade variava, mais em um modelo eram 8.000 caixas e eu, tinha me esquecido de converter a logomarca desse produto em curva...

O pessoal da gráfica(fotolito) tb vacilaram e não conferiram a arte com o arquivo pdf que eu tinha enviado.

Moral da história: Prejú de mais de 1.700,00.

Pra não perder o cliente, eu negociei com o pessoal da gráfica e como um parte do erro era dele, a gente dividiu o prejuizo (eu, e ele).

Se eu tivesse usado o assistende de Bureau da corel, ele teria exportado a fonte junto, e com certeza isso não teria acontecido.

"Mesmo que te um pouco mais de trabalho, faça o certo!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Eu recomendo criar "preparar arquivo para bureal".

A anos atrás, quando eu ainda estava começando a engatilhar em corel draw, fui contratado por uma empresa para fazer algumas caixas para ela.

Foi um serviço de primeira, a arte encantou o diretor da empresa, fechei com o pessoal da gráfica, papel com gramatura alta, 4 cores, tinta de primeira....

Eram 12 modelos, a quantidade variava, mais em um modelo eram 8.000 caixas e eu, tinha me esquecido de converter a logomarca desse produto em curva...

O pessoal da gráfica(fotolito) tb vacilaram e não conferiram a arte com o arquivo pdf que eu tinha enviado.

Moral da história: Prejú de mais de 1.700,00.

Pra não perder o cliente, eu negociei com o pessoal da gráfica e como um parte do erro era dele, a gente dividiu o prejuizo (eu, e ele).

Se eu tivesse usado o assistende de Bureau da corel, ele teria exportado a fonte junto, e com certeza isso não teria acontecido.

"Mesmo que te um pouco mais de trabalho, faça o certo!"

Achei bem bacana esse depoimento, bacana não é exatamente a expressao, de qualquer modo são essas historias que passam algo a mais para os que estao começando, valeu ai allanlf e a todos que responderam a essa minha duvida, brigadao mesmo. Se puder ajudar em algo estamos a diposiçao.

Abraços.

Marksis ph34r.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

14,8 x 21 mesmo..... eu deixo sempre uma margem interna de 8 mm para documentos não sangrados para facilitar o corte da gráfica..... mas você pode sangrar (corte seco) o documento tomando o cuidado para que as cores fiquem paralelas (no caso de degradês) e quando colocar 4 panfletos em um documento, colocar pé com pé (os dois de cima com a cabeça pra cima e os dois de baixo com a cabeça pra baixo (para não dar zica na hora do corte)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...