Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Conexão De Rede Via Linux E Winxp


Zolhos

Pergunta

Olá!

O negócio é o seguinte:

O computador do meu pai (PC1) tem windows xp professional (e somente esse). Esse computador tem uma placa de rede conectada no modem adsl e outra conectada no HUB que está conectado no PC2.

O meu computador (PC2) tem windows xp home edition configurado CORRETAMENTE em rede com o PC1 na única placa de rede (através de um hub). Também está corretamente (mais ou menos...) configurado o acesso à internet via PROXY.

Mas o problema é o seguinte:

Instalei MANDRAKE LINUX 10.1 no PC2 (obviamente, em uma nova partição) mas eu não entendo muito de linux... (instalei pra aprender e porque na facul linux é uma matéria reprovável). E não faço idéia de como configurar a rede nele...

Durante a instalação eu tentei MEIO que configurar, mas não sei se consegui...

O que eu devo fazer no PC1 (winxp) ? O que eu devo fazer no PC2 (mandrake) ?

SE eu ACHAR que consegui, como farei pra VER os arquivos do PC1 (via terminal OU qualquer outra coisa). Que pasta eles ficariam?

Por último... Como configurar o proxy pra internet funcionar? Preciso de algum software ou o mandrake já tem algum previamente instalado que eu apenas precise configurar?

Nossa se vocês me ajudarem eu vou ficar muy felizão!

Valeu ^^

(msg escrita no PC2 usando winxp...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Cara, n sei se vou poder te ajudar muito n porque so fraco em linux pra cacete, mas vo tenta hehe

Que eu saiba, pra conectar com um windows, o linux precisa de um software q tem na instalação, v se tu instalo o SAMBA dae configura certinho q eles conversam

Pra verificar, vai no pc q tem windows hehhehe q é o que eu sei, e da um ping nesse do linux, ve se tu ahca o bichano... tenta postar isso tb em linux sei lá, ou se n funcionar do meu jeito, espera q certamente alguém aqui sabe hehe

tentei heehhe

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

é isso ai Lemissel.......

o serviço a ser instalado e configurado no seu linux é o SAMBA esse te permite a troca de arquivos e compartilhamento entre estações Linux e Windows.......

quanto a conectividade teste pingando uma maquina na outra.....para identificar o IP da sua maquina Linux basta digitar em um terminal o comando:

ifconfig

uma vez conectada na mesma rede o seu linux poderá acessar a internet acessando o proxy instalado na maquina do seu pai......afinal seu modem se conecta lá.......

para isso basta você adicionar uma rota padrão direcionada para o ip do seu pai.......

qualquer dificuldade poste aqui.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

tipassim

lá no mandrake tem um ícone para um "status do samba" que eu não consegui entender muito bem, mas não se como dá pra configurar =P

se há esse "status do samba" então possivelmente eu tenho o samba instalado, certo?

como eu faço pra "abri-lo" (ou qualquer outra coisa parecida)

e mais... como eu faço pra fazer o WINDOWS do pc do meu pai reconhecer o linux na rede..?

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...