Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Mitos E Lendas Da Informática:


diraol

Pergunta

REPORTAGEM RETIRADA DO SITE superdownloads.ubbi.com.br

Especial

Mitos e lendas da informática: Windows é inseguro

Por Fabio Hara

Publicado em 16.05.2005

"Eu não uso o Windows porque é muito vulnerável"

Com certeza esta deve ser uma das maiores estórias ditas no meio popular, e a crescente quantidade de ameaças vindas através de vírus, worms, trojans, hackers, etc. colaboraram muito para o seu crescimento. Sua abrangência chegou também ao mundo corporativo, graças a uma série de fatores como:

1. Redução de custo;

2. Popularização da Internet;

3. E-mails começam a se tornar necessidade;

4. Quantidade de vírus e demais ameaças crescentes a cada dia.

Todos estes fatores fizeram com que o mundo técnico voltasse sua preocupação a todos os produtos (software e hardware) existentes. Atualmente a grande preocupação das grandes empresas foi direcionada para segurança, redirecionando grande parte de seus investimentos na segurança do ambiente. O fato do Windows possuir uma grande base instalada nas empresas transformou-o no principal alvo destas análises. Ser um produto fácil de instalar contribuiu para que técnicos ou pessoas inexperientes implantassem o Windows de forma incorreta, expondo-o a uma série de ataques e ameaças. Desta forma, podemos verificar que outros fatores que contribuíram com a crítica ao produto seriam:

1. Facilidade na instalação, que permite que pessoas inexperientes instalem/configurem o Windows de forma incorreta;

2. Falta de treinamento técnico adequado por parte das empresas aos seus técnicos;

3. Falta de treinamento a todos os funcionários em geral não conscientizam as pessoas das necessidades de segurança.

Independente do sistema operacional ou produto comentado nesta matéria, é fundamental que estes os três itens sejam solucionados para que a segurança possa ser feita. A segurança dos dados passa a ser crucial a uma organização a partir do momento em que uma invasão e/ou roubo de dados aconteça.

Fatos:

A Microsoft vem continuamente progredindo na segurança de seus produtos. Desde 2000 houveram sérias modificações na arquitetura dos produtos para que pudessem atender às necessidade de segurança exigidas no mercado. A seguir, os dados estatísticos apresentados sobre as vulnerabilidades detectadas no Windows e demais outros produtos mostram os progressos feitos para redução de vulnerabilidades:

2000

Este gráfico serve para exemplificar a quantidade de vulnerabilidades existentes no Windows NT 4.0 e sua redução com o Windows 2000.

Especial-261-shot-1.jpg

2001

Observe a quantidade de vulnerabilidades descobertas no respectivo ano.

Especial-261-shot-2.jpg

Os dados listados foram obtidos através do site independente de segurança Security Focus.Security Focus

Apesar do dado estatístico ser referente aos anos 2000/2001, a somatória das vulnerabilidades sofridas aos Windows NT/2000 somam 42, sendo que nos demais produtos listados nesta pesquisa somam 96 (04/02/2002). Outro importante relatório a ser analisado foi realizado pelo Aberdeen Group, que apresenta uma análise de vulnerabilidades existentes no Windows em relação a demais produtos de mercado. Esta pesquisa gerou certa controvérsia pelo fato de ter sido financiada pela Microsoft. Entretanto os dados apresentados podem ser também comparados aos obtidos pelo CERT, um dos maiores órgãos especializados em segurança. Isto acaba dando autenticidade nos dados obtidos pela pesquisa. Os dados apresentados mostram justamente que a quantidade de ameaças ao Windows vem apresentando redução em contrapartida aos demais outros produtos. Recentemente, uma pesquisa feita pelo Forrester Research Institute analisou vários fatores de segurança, como quantidade de vulnerabilidades existentes por risco (alto, médio e baixo), tempo para desenvolver e disponibilizar ajustes de segurança e porcentagem de resolução das vulnerabilidades. Os dados obtidos nesta pesquisa apontaram para dados interessantes. Se você precisa:

* De updates o mais rápido possivel, pense Debian ou Microsoft;

* Balancear segurança com facilidade de instalação: Mandrake, Microsoft ou SuSe;

* Maximizar segurança com facilidade de operação: Microsoft ou Redhat.

Você poderá fazer o download dos dados desta pesquisa através do link http://www.microsoft.com/mscorp/facts/default.asp.

Esta pesquisa mostrou que, apesar da maioria dos profissionais de TI achar que outros sistemas operacionais são muito mais seguros que o Windows, na prática o mundo real mostrou que uma análise simples não seria possível para comprovar tal fato. A análise feita mostrou que a segurança e confiabilidade de um sistema não deveria ser medida apenas na quantidade de atualizações, mas sim em fatores de maior importância, como:

* A rapidez que um fabricante disponibiliza a correção de uma vulnerabilidade;

* O grau de severidade de risco em relação aos demais produtos;

* A porcentagem que os fabricantes conseguem atingir ao corrigir as vulnerabilidades.

Conclusão:

A Microsoft vem mostrando uma constante melhoria na parte de segurança em seus produtos. Os dados estatísticos apresentados mostram que de fato o Windows vem mostrando um grau de confiabilidade e segurança suficientes para atender às exigências do mercado.

Referências:

# Lock IT Down: By the Numbers: Comparing Windows security to Linux;

# Linux Vs Windows: Wich is More Secure?;

# Windows More Secure Than Linux?;

# Is Linux as Vulnerable as Windows?;

# Aberdeen Group;

# CERT Coordination Center;

# Forrester Research Company;

# Microsoft: Get the Facts on Windows and Linux.

REPORTAGEM RETIRADA DO SITE superdownloads.ubbi.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Opa! Parabéns DiRaOl, muito interessante realmente essa matéria.

"Eu não uso o Windows porque é muito vulnerável"

Muitos dizem isso sem saber realmente se o Windows é ou não vulnerável. Ninguém vai atrás pra descobrir isso.

Os dados listados foram obtidos através do site independente de segurança Security Focus.Security Focus

Obs: Apenas para deixar claro que essa agência de segurança atualmente conta com um dos maiores hackers da histório, Kevin Poulsen.

Você poderá fazer o download dos dados desta pesquisa através do link http://www.microsoft.com/mscorp/facts/default.asp.

Bem interessante, mas não sei qual os critérios de avaliação da comparação entre os sistemas.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Faltou dizer que essa lenda é uma das bases do folclore viltual laugh.gif

Fator importante e, a meu ver, definitivo para a mistificação do windows, é a revolução open source que estamos vivendo há algum tempinho.

Ora uns poucos anos atrás a informação era um bem muito precioso, a pessoa precisava ser 'O nerd' pra poder dizer algo sobre linux. O fato de algo ser 'mais complicado' surtia um efeito de 'melhor'.

Portanto, creio eu, tais fatores credenciavam e comprovavam a veracidade de qualquer argumento apresentado por alguns poucos, que por sua vez tornavam-se formadores de opnião. Nem sempre sabendo do que estavam falando.

Um outro pingo no i que esclarece um pouco as coisas, é uma questão de lógica.

Se todo mundo diz que windows é ruim, portanto todo mundo usa windows.

Podem haver diversas desculpas para isso. Por exemplo: 'eu uso porque os programas só tem suporte pra windows"; "já veio instalado no computador" etc...

O ponto que eu quero chegar é: algo consumido por tantas pessoas, com certeza vai ter muitos usuários infelizes. Com certeza houve uma época em que haviam mais usuários caolhos do windows do que usuários do linux laugh.gif (exemplo imbecil)

Somando-se a este o fato de que usuário feliz é usuário calado. Está criado um mito, pois seriam milhões de pessoas reclamando do windows e centenas reclamando de outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

ok

por outro lado.. é muito facil apenas comentar que o windows é um sistema vulnerável... agora.. você conhece algum sistema operacional que seja d mais fácil adaptaçao ao usuário do que ele?

não sou defensor do windows.. muito pelo contrário.. porem ..é preciso pensar bastante antes de escrever sobre este caso....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...