Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil

Tabela De Preços Para Sites


Crystian

Posts Recomendados

Este tópico tem como ojetivo embasar os desenvolvedores WEB na hora de cobrar o preço de um site. Isso não é uma tarefa fácil e muito menos rápida. Iniciaremos hoje dia 31 de maio de 2005 e ficaremos debatendo durante todo o mês de junho, para decidirmos o que é um preço justo a ser cobrado.

Gostaria de frizar que tudo que estamos fazendo aqui não é para dificultar as coisas para nós desenvolvedores WEB, querendo impor um preço. Quem já tiver seu preço estabelecido e que seja muito distinto do que vamos discutir aqui, por favor poste para podermos levar em consideração também esse casos mais específicos.

Como já fora discutido em outro tópico, precisamos primeiramente de um preço base para podermos aplicar as variações de cada região.

Fatores que podem influenciar no preço final de um site.

  • Horas trabalhadas(Independente do tempo de desenvolvimento de cada desenvolvedor WEB) (discutir)
  • Preços de cursos, apostilas, faculdades e outras formas de ensino mesmo q a distância.
  • Gastos reais, como luz, telefone, alimentação(quando necessário) e outros gastos relacionados ao período de desenvolvimento do site(Entendem-se q esses gastos estejam relacionados ao desenvolvimento do site).
  • Preço médio cobrado por empresas que desenvolvem sites em cada região.
  • Preço médio cobrado por desenvolvedores WEB em cada região.
  • Tecnologias utilizadas (discutir)
Esses foram alguns dos fatores q podem influenciar no preço final de um site, isso não quer dizer que sejam só esses, espero que vocês avaliem e acrescentem novos itens conforme o desenrolar desse "projeto".

Outra coisa a ser discutido juntamente com a tabela seria um preço mínimo a ser cobrado. Como o Guilhermo014 postou no outro tópico, geralmente o cliente dá uma "barganhada" pra conseguir um desconto e se agente chegar com o preço mínimo não teremos como negociar, pois já não temos preço para baixar, por isso acredito que cobrar um pouco a mais para depois baixar um pouco também pode ser útil. Não estou dizendo para enganar, ou trapacear as empresas q pedem os sites, estou apenas frizando o que realmente acontece e precisamos estar precavidos e unidos para defendermos nossos interesses.

Espero que todos os interessados participem desse projeto que pode ser capaz de valorizar e dar um certo padrão a nossa profissão informal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 83
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Hum...

Isso mesmo colega.

Mas acho que essa cooperativa antes de iniciar precisa de alguém que comande esse projeto e organize como ele deve prosseguir senão ficaria uma balbúrdia.

Algo também que gostaria de observar é a realização de não apenas websites, mas sim criação de logomarcas...sua confecção...banners...e por ai vai.

O que tem de ser discutido também aqui é a qualidade e a quantidade das páginas utilizadas proporcionalmente ao preço. cool.gif

Pronto...está ai minha opinião tongue.gif

ph34r.gif

Abração...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poisé Orlando, acho q acabei confundindo um pouco as coisas, a idéia da cooperativa q tenho é bem mais complexa e ainda está em fase de maturação. O que estou propondo nesse tópico é a criação de uma tabela de preços para que o pessoal q estáa começando ou até mesmo já ter anos de experiência, se baseie em algo para poder dar o preço mais justo a seu cliente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo...mas seria legal algo bem completo realmente.

Mas chega de papo e mão à obra. Let's Vamos.

Que tal começarmos com Ferramentas Utilizadas ?

O que eu acho é que com certeza vale um site em flash...do que um site com imagens do paint. Acho que deveria ser cobrado acima de R$ 1000,00, independente das imagens utilizadas na contrução dele.

Acho que deve-se relacionar também quanto às imagens, se o webdeveloper (assim chamarei, entre designers e web-programadores) tiver alguma formação: desde auto-didata até universitários. O que deve ser levado em conta é que muitas vezes um auto-didata faz sites bem melhores que um que fez algum curso.

Se der certo esta nossa tabela, poderíamos levá-la à ABRAWEB, que num faz nada pra ajuda...só serve pra faze propaganda.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Orlando, sinceramente eu estou começando a achar q essa história de tabela de preços vai ir por água abaixo, primeiro porque o pessoal não tá muito interessado, cada um cobra o q acha q é justo e o resto é resto, e segundo porque fazer uma média de preços envolve muitas coisas que variam de acordo com cada ponto de vista. estou achando q ninguém vai utilizar a tabela depois de feita, infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que ajudaria se alguém dividise o "projeto" em partes bem objetivas como fez o Binho na Democratização da SB.

Acredito q não Mr. Bam, a idéia é simples, não precisa haver divisões, apenas opiniões sobre preços, ainda estamos fazendo um esboço de um projeto, só q até esse momento existem apenas 46 visualizações do tópico sendo q umas 20 são minhas...

então acredito q o pessoal nem está acessando muito o tópico, talvez se pendurassemos ele poderia ter mais atenção(OSJunior), mas acho q isso tem q partir de todos e haver interesse, sem isso de nada adianta nossas tentativas.

Estou disposto a ajudar a criar essa tabela, mas preciso de ajuda, pois sozinho não sou ninguém...

Agradeço quem está tentando ajudar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto as ferramentas ultizadas, acho que deveriamos levar em conta também o seu valor comercial (valor do editor em R$)... estou falando de um acrecimo em % sobre o valor de cada ferramenta usada...

Ex: Usou um software de R$ 500,00 para editar/criar as imagens do site, vamos supôr uma porcentagem de 10% do preço do software para cada 10 imagens criadas, seria acrescentado R$ 50,00 no preço final do projeto.

obs: isso foi só um EXEMPLO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara essa é uma boa idéia ! Tendo em vista que muitos 'webdeveloper' não cobram um apreço justo ou até mesmo mais baixo do que deveria ser!

Crystian:

Acredito q não Mr. Bam, a idéia é simples, não precisa haver divisões, apenas opiniões sobre preços, ainda estamos fazendo um esboço de um projeto, só q até esse momento existem apenas 46 visualizações do tópico sendo q umas 20 são minhas...

Calma cara, vamos divulgar primeiro , pois geralmente "ninguém" visita essa area do forum...

Pois vamos lá , começando pelo preço mínimo , para :

Sites Flash

Sites PHP

Sites Asp

E Em demais linguagens...

Postem seus valores....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos!

Acho a ideia muito boa.

Esse papo de que o kara mora no interior e por isso ele tem que cobrar R$300,00 por ser esta a media de salario da sua cidade ridicula.

O mesmo trabalho que o montrapulho tem para desenvolver um site em sp é o mesmo que ele tem para desenvoler em rio preto-mg que deve ter um 2.000 habitantes.

já me encontrei nesta dificuldade. pediram um trabalho e quanto cobrar?

Se houver uma orientacao basica sera melhor.

Mas é claro, como o amigo disse acima cada um tem seu preço. Conheço um kara que o preço minimo dele é R$3.000,00, ou seja, é daí para cima. Mas ele já tem nome, esta no mercado há tempos, etc.

Agora para quem comeca, qual o minimo a cobrar?

Ah! Sem contar os montrapulhos (acredito que seja mulecada) que cobram precos absurdos. Veja em trampos.net o ridículo (com todo o respeito).

Pede-se um site com bd, php, design, etc. Tem gente que da o preço de R$300,00.

Acho esse karas uns ze mane! Além de não ganharem dinheiro atrapalham quem quer ganhar. E mais premetem a entrega em 10 dias!!!

Moro em cidade do interior e infelizmente isso acontece aqui. Comerciante burro que acha estar fazendo um bom negocio e bate cabeca. A coisa não fica boa e por ser leigo fica todo bobo por ter um site. E como eu disse o babaca não ganha dinheiro e não deixa outros ganharem.

Acho a ideia boa. Quem sabe esses "zes das couves" não aprendam a ser profissionais.

Abracos e sucesso a todos!

Fico no aguardo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente agradeço a quem pendurou o tópico(Binho ou Eddie), e desculpa se alguém se sentiu ofendido com o que falei(OSJunior e Mr Bam), pois estava parecendo q só eu q estava fazendo alguma coisa, quando na verdade vocês estavam tentando ajudar.

Realmente Ricardo, acho q eu estava muito afoito em ver resultados, mas é melhor ter calma para fazer bem feito.

Felipee, eu pensava como você, mas existem alguns fatores q podem influenciar no preço de um site no interior e numa capital, por exemplo o custo de cursos q envolvem design ou desenvolvimento WEB no interior(cidades menores) ou capital(cidades maiores). Seria mais ou menos como você construir um edifício no centro de São Paulo e outro no centro de Rio Preto, sendo os dois iguais qual vai custar mais para o cliente? Também não acho justo quando o trabalho é praticamente o mesmo, só q precisa-se levar em consideração todos os fatores.

Voltando ao assunto do tópico, agora q ele está começando a ficar movimentado, acredito q realmente seja interessante começarmos a colocar valores para cada uma das tarefas q encarecem um site.

  • Ferramentas utilizadas com suas licenças (Particularmente isso tem q ser discutido, pois acredito q poucos devem ter um software legalizado, mas isso é um risco q corremos, portanto deve-se cobrar sim licença.). Se alguém conseguir o valor das licenças de softwares usados, por favor postar. Eu acredito q só de licenças deveriamos cobrar uns R$50,00 por ferramenta paga utilizada em cada site

  • Layout básico(HTML) - aqui seria o básico num site, só q esse básico teria q ser calculado conforme o número de páginas feitas. Só q existe páginas e PÁGINAS e eu acredito q agente deva categorizar as páginas por níveis. Nivel 1 - somente texto (entregue em mídia, somente formatar na página) | Nivel 2 - somente texto (o desenvolvedor terá q digitar o texto e formatar) | Nivel 3 - Texto e fotos (entregue somente textos) | Nivel 4 - Texto e fotos (entregue somente fotos) | Nivel 5 - Texto e fotos (não entregue nenhum) | Nivel 6 - Formulário simples (contate-nos, indique) | Nivel 7 - Formulário de cadastro simples (sem validações) | Nivel 8 - Formulário de cadastro (com validações e formatações) | Nivel 9 - Formulário de cadastro (com validações e formatações e scripts extras q custarão tempo para serem desenvolvidos) | Nivel 10 - para popup's de fotos ampliadas, se for outro tipo de popup tentar encaixar num dos níveis acima.

    Minha idéia seria q para calcular o preço do layout fosse calculado conforme o preço das páginas, mais um preço mínimo de layout (Algo em torno de R$300,00) mais um valor por foto editada

  • Layout básico (FLASH) - esse alguém faz porque não tenho muita idéia do trabalho para fazer um site em flash
  • tarefas adicionais (Vou precisar da ajuda de vocês para montar essas tarefas adicionais). Aqui inclui-se Linguagens dinâmicas(PHP, ASP, JSP...), apresentação (flash ou outra forma) e outras tarefas...(Analisar preço por tarefa)
  • Gastos fixos (luz, aluguém[quem tiver], compra de materiais especificos e de uso comum)
  • Cursos de aperfeiçoamento e cursos profissionalizantes além de cursos superiores deverão ser levados em consideração, mas não sei como colocar isso embutido no preço
  • O que mais???
Vejam o q acham e vamos discutindo...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente agradeço a quem pendurou o tópico(Binho ou Eddie), e desculpa se alguém se sentiu ofendido com o que falei(OSJunior e Mr Bam), pois estava parecendo q só eu q estava fazendo alguma coisa, quando na verdade vocês estavam tentando ajudar.

Pelo menos, por minha parte, com certeza não companheiro. smile.gif

Acho que isso de cobrar pelo que cada cidade é...é errado. Só por que a cidade não tem tais coisas que uma grande capital tenha não significa que ela ou sua população seja pobre...assim dizemos...que coisa mais capitalista. tongue.gif

Sobre ferramentas...algo que gostaria de lembrar também é sobre editores. Por exemplo: Faz diferença alguém fazer um site no Dreamweaver e o outro no Bloco de Notas.

Já com linguagens dinâmicas...citadas pelo Crystian em tarefas adicionais: Cada linguagem deve ser um preço, independente do banco de dados utilizado. Por exemplo:

Linguagem ASP com Access = PHP com MySQL

A linguagem ASP é proprietária e o Access é de baixo nível, já o PHP é livre e o MySQL é alto nível.

Como já havia mencionado, devemos averiguar também: carga tributária e a margem de lucro.

OBS: Apenas uma idéia, mas para complementar, deveriamos fazer um exemplo de contrato para estes tipos de serviços. Tanto para não haver participação financeira do cliente.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crystian, queria pedir desculpas por não ter postado, já que eu mesmo disse que precisariamos começar algo e não o fiz.... é que meu tempo é meio conturbado, tá meio complicado de entrar aqui.......

mas então, vamos ao que interessa...........

queria colocar o porque de eu achar que faz diferença sim aonde a pessoa mora.........

eu acho que um site feito em SP deveria ser cobrado mais caro do que um feito em S.J. do Rio Preto, no interior de SP, por exemplo....

O valor pago de impostos, taxas, o valor pago pela comida, transporte, e outras coisas é maior em SP, os gastos em SP são maiores do que no interior.... a Infra-estrutura das cidades é diferente, os custos também. O custo de vida é diferente. por isso os valores tem que ser diferentes... (Um mecânico em SP não cobra o mesmo de um no interior, um técnico de pc no interior não cobra o mesmo de um em sp, e por ai vai........)

ASP e PHP:

formulários simples (apenas envio por email, adicionar o usuário em algum sistema (apenas adicionar), coisas do tipo)...........

formulários de cadastro.... esse dá um pouco mais de trabalho, e nesse eu acho que devemos considerar também alguns pontos como:

Sistema de seleção de cidade/estado com <select> ..... isso dá um trabalhão!!

Sistemas de checagem.... CPF, RG, CNPJ, Email, Telefone, Endereço, Nome, etc..........

Sistema de Login/out ...... 1 tipo de usuário, 2 tipos de usuários, 3 tipos de usuários... recuperação de senha.......

Painel de Administração do site (esse teria q ser subdividido)......

Sistema de busca no BD p/ n° de tipos de busca (Nome, Código, Preço, ....)

Sistema de Boleto Bancário, Frete, Carrinho.......

Sist. de Segurança......

Upload.........

Enquete

Boletim (Newsletter)

Contador (C/ BD)

.............

tamanho do BD.........

número de tabelas..........

e por ai vai (acabou meu estoque).................... hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

queria colocar o porque de eu achar que faz diferença sim aonde a pessoa mora.........

eu acho que um site feito em SP deveria ser cobrado mais caro do que um feito em S.J. do Rio Preto, no interior de SP, por exemplo....

O valor pago de impostos, taxas, o valor pago pela comida, transporte, e outras coisas é maior em SP, os gastos em SP são maiores do que no interior.... a Infra-estrutura das cidades é diferente, os custos também. O custo de vida é diferente. por isso os valores tem que ser diferentes... (Um mecânico em SP não cobra o mesmo de um no interior, um técnico de pc no interior não cobra o mesmo de um em sp, e por ai vai........)

é...também tem esses tipos de condição... Mas vale lembrar que os impostos de SP(usarei as cidades citadas por DiRaOl) é bem mais alto que de S.J. do Rio Preto.

Repito: Foi como eu disse...precisariamos de uma função matemática para esses calculos entre carga tributária e margem de lucro.

Dieguito...o que você está querendo mostrar com esse seu "sistema" é algo bem completo, ou cada item separado para ser cobrado como adicional? blink.gif

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha idéia seria selecionarmos algumas BASES de página, coisa bem simples mesmo, e depois acrescer o valor de scripts "extras"..... eu sei q quanto mais detalhado mais dificil de se montar a tabela q queremos, mas talvez seja a forma mais justa.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha idéia seria selecionarmos algumas BASES de página, coisa bem simples mesmo, e depois acrescer o valor de scripts "extras"..... eu sei q quanto mais detalhado mais dificil de se montar a tabela q queremos, mas talvez seja a forma mais justa.....

Pode ser mais demorado e trabalhoso, mas como o Dieguito disse: "É mais justo".

Concordo...por que fazer algo ruim, que não ajuda e que foi feito em segundo?

Eu, particularmente gostaria que fosse a tabela mais complexa, citada pelo Crystian. Acho que deveriamos fazer isso, para dar uma completude ao trabalho de desenvolvedor web (web developer).

Obs: Deveríamos começar logo...esta muito papo e assim, os poucos que já participam, irão desistir...exceto eu.

falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obs: Deveríamos começar logo...esta muito papo e assim, os poucos que já participam, irão desistir...exceto eu.

Somos 2...hehehehe

mas então, vamos começar definindo pela base...

Primeiramente... Flash vamos considerar algo à parte, depois decidimos as coisas pro Flash.......

Agora.... a base mesmo..........

HTML + CSS básico.....

ou

Layout feito em Programa de Imagens (Fireworks, Adobe ImageReady, etc..)....

Acho que como já foi citado uns 300 reais iniciais por uma página principal e talvez mais uma ou duas de HTML PURO........... (CSS Incluso também)........ (Aqui também podemos acrescer aquela idéia que o Crystian deu no post dele, q ele falou dos 10 tipos).......

À partir disso podemos acrescer outras coisas....

vamos começar pensando em JavaScript por ser mais simples, depois partimos pra coisas mais complexas como PHP, ASP, CGI, JSP..... (todos praticamente nos mesmo valores para cada tipo de script)........

a idéia tá legal????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza Diego!, eu não tenho como acessar o fórum ainda fora do trabalho por meu PC estar em manutenção, por isso estou sem condições de começar a elaborar a tabela, mas acho q poderiamos começar com o meu outro post e ir colocando tudo q pode ser influenciável, elencando cada um dos itens.

Eu tb estou um pouco sem tempo, provavelmente só vou poder entrar novamente amanha, por enquanto vou deixar o OSJunior coordenando o projeto.

Abraço a todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico legal Dieguito, mas acho que também tem de ser incluso a idéia de o webdeveloper fazer apenas a inclusão do tema e utilizar um layout pronto. Acho que isso deveria ser cobrado R$100,00 até 8 páginas e algo adicional de R$10,00 por página. O que acham?

Quanto ao HTML básico + CSS acho que R$300,00 mais o adicional citado por mim.

No layout de imagens, acho que deve-se estabelecer um preço pelo layout e outro para a página(scripts + imagens + conteúdo).

Eu ia citar o do Crystian, mas acho que o que eu disse, está dentro da organização do projeto.

PHP, ASP, CGI, JSP..... (todos praticamente nos mesmo valores para cada tipo de script)........

Acho que não...cada linguagem é um preço que se paga, tanto pelo aprendizado como pela sua utilização.

é isso...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, não tenho nenhuma noção de valores, pois, estou começando a mexer nisso agora...

Mas não seria melhor cobrar por horas trabalhadas?

Não é complicado definir um preço fixo pra layout?

Sobre a hora...

Cobrar por exemplo R$50,00 a hora independente de custos, linguagens e tal...

Ai quanto mais complicado, mais tempo toma conseqüentemente mais será pago.

O que vocês acham?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...