Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Por Favor! Expliquem-me!


byfreak

Pergunta

talvez a pergunta mais simples do fórum, mas nunca entendi:

-o que é .NET? Plataforma .NET? O que faz? p/ que serve? p/ que usar? se compara e substitui o quê?

POR FAVOR ME EXPLIQUEM MAS NÃO MANDANDO TUTOTIRAS DE 20 KM QUE EU NÃO ENTENDA NADA! POIS NÃO SEI NADINHA DE .NET....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

A .NET é uma plataforma comum para a criação de aplicações desktop (Windows) e aplicações web. A característica de ser uma "plataforma" significa que diversas funcionalidades já estão prontas e apenas precisam ser utilizadas, ou seja, não é preciso reinventar a roda à cerca de vários itens. Outra coisa muito interessante é a existência de uma linguagem intermediária, o que permite a utilização de diferentes linguagens de programação (VB.NET, C#, Boo, IronPython, etc.) e a interação entre componentes criados nelas.

Explicado? wink.gif

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

e eu preciso aprender .NET ou as linguagens?

Você precisa aprender uma ou mais linguagens e conhecer a plataforma .NET.

.NET é só uma plataforma então? um conjunto de possibilidades? quais as vantagens?

Sim, é só uma plataforma, como o nome sugere (.NET Framework). Quanto às vantagens, você diz em relação a utilizar uma plataforma? Ou comparando a .NET à outra plataforma existente?

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
que outras plataformas existem?

Java, por exemplo, é uma plataforma (além de ser uma linguagem), mais conhecida com J2EE. Existem também outras plataformas menores, que se destinam a determinadas tarefas, sendo utilizadas em conjunto com Java ou .NET.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Aproveitando o gancho aí do nosso amigo byfreak, pois me encontro na mesma situação da dele... vou aproveitar esse tópico para perguntas básicas...

1. Você disse que precisa aprender uma ou mais linguagens para começar na .NET, qual a linguagem mais recomendada para começar e depois pular para .NET? É muita diferença da linguagem em questão para .NET?

2. Qual a vantagem de utilizar uma plataforma?

3. JAVA x .NET - Porque deveria escolher .NET ao invés de JAVA?

4. .NET e ASP.NET tem alguma coisa a ver ou nada a ver uma coisa com a outra?!?

5. Sou programador PHP, o que você poderia me dizer para abandonar o PHP e migrar meus conhecimentos para .NET?

Desculpa a metralhadora de perguntas mas são dúvidas... melhor perguntar tudo de uma vez do que a cada pergunta respondida fazer outra pergunta... cool.gif

Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

1.  Você disse que precisa aprender uma ou mais linguagens para começar na .NET, qual a linguagem mais recomendada para começar e depois pular para .NET? É muita diferença da linguagem em questão para .NET?

Eu não disse que é necessário aprender uma linguagem e depois pular para a .NET (já que, por si só, ela não é uma linguagem). O que eu disse é que para usufruir da .NET você precisa aprender uma das linguagens que utilizam essa plataforma, como VB.NET, C#, Boo, IronPython, Delphi.NET, etc. Estas linguagens são voltadas para utilização com a .NET Framework.

2. Qual a vantagem de utilizar uma plataforma?

Isso já foi previamente respondido, apesar de superficialmente.

4. .NET e ASP.NET tem alguma coisa a ver ou nada a ver uma coisa com a outra?!?

Sim, ASP.NET é a versão de ASP que roda sobre a .NET e que permite que você utilize qualquer uma das linguagens .NET para criação de páginas dinâmicas.

3. JAVA  x  .NET - Porque deveria escolher .NET ao invés de JAVA?

5. Sou programador PHP, o que você poderia me dizer para abandonar o PHP e migrar meus conhecimentos para .NET?

Estas perguntas são meio que de cunho pessoal e realmente não acho que eu possa advogar em defesa da .NET sobre qualquer outra tecnologia/plataforma/linguagem. Tenho minhas razões para não gostar de Java, então tudo que eu poderia dizer sobre utilizar .NET ao invés desta última seria altamente refutável. Meus poucos conhecimentos em PHP também não seriam favoráveis para comparar com .NET, além de não poder haver uma comparação real (PHP não é uma plataforma grande como .NET ou J2EE).

O que recomendo é conhecer a .NET Framework e uma ou mais linguagens .NET (as citadas na primeira pergunta) e então comparar com o que você já utiliza (no caso, PHP).

Abraços e qualquer coisa 'stamos aí,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...