Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Tela De Filtros


Eder

Pergunta

Olá...pessoal..

alguém poderia me mostrar um exemplo de como trabalhar com uma tela de consultas com filtros tipo:

eu selecionaria determinados campos da query através de um checkbox ou outro componente, e ele me mostraria o resultado da consulta num dbgrid.

OU

tipo ........escolheria o campo da query e digitaria no edit e depois o usuario poderia escolher atraves do E/OU/>/</=

não sei como fazer isto...alguém poderia me ajudar???

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Fala Eder, beleza?!!? qualquer você gostaria de fazer!?!? se eu bem entendi.. você gostaria de ter uma tela a onde teria um lookuplistbox (axo que é assim q se escreve tongue.gif ) listando as colunas da tua tabela, e um edit a onde você definiria o conteudo do filtro, isso?!!? se for, basta você vincular o lookup com a qry/tabela e passar o item que ta selecionado ali para o where do teu select... eu ate fiz algo do tipo.. so q eu tava tentando fazer orientado a objeto, pra poder usar em toda a aplicação essa mesma tela... so que ta dando uns inconscistencias ainda biggrin.gif

qualquer coisa posta ai!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

e ai colega...beleza????

carinha é isto mesmo.......o usuario poderia escolher os campos da tabela a qual desejaria filtrar e num edit ele digitaria o valor e num botão o codigo.....mas teria um porem teria que ser com aqueles parametros: E/OU/>/</=

exemplo1: escolho campo codcli = 1 OU codcli=2

exemplo2: escolho o campo codcli > 1 e codcli < 10

e assim por diante....usando E/OU/</>/=/<>

acredito que alguém tenha algum exemplo pronto para mostrar para a gente aqui.........porque acredito...que depois de montar uma telinha de consultas desta...ai é só adpatar esta telinha a toda aplicação que a gente vir a fazer entende??

Quem sabe tem algum colega nosso aqui do forum...que de um exemplo para nós........

Beleza...amigão...t+.....fw.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

axei o servidor aquele pra poder postar o esquemas... seguinte.. tem os fontes ai ne... não vai dar certo porque não tem a base ne... então vai da pau... mas da tranquilo pra olhar os metodos que eu usei... o esquema do E/OU é so colocar dois radiobutton e testar qual ta marcado... o que tiver marcado é so passar pro sql o filtro, ou AND ou OR...

ta aqui o link ... espero realmente que ajude! abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olá Amigos,

Já faz muito tempo que estou procurando uma instrução SQL na net, contudo não a encontro. Tipo.. eu quero fazer um consulta que busque uma combinação com o operador lógico AND, mas os argumentos serão definidos pelo usuário.

Em SQL, seria mais ou menos isso:

Select * from [tabela] where nome like 'edit1.text' and idade = 'combobox1.text'

Eu tentei da seguinte maneira:

    DM.Query.close;
    DM.Query.sql.clear;
    DM.Query.sql.add('select * from [tabela] where campo1 like'+#39+Edit1.Text+ '%' and 'campo2='combobox1.text'');
    DM.Query.open;

Mas ele retornou um erro: -Operator not applicable to this operand type.

Eu baxei o exemplo postado pelo amigo bastard2003, porém acho que não é bem isso...

Se alguém puder ajudar, agradeço.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Eaew meu velho, tranquilo?

Seguinte, testei como me disseste mas não deu certo e também testei assim:

dm.Query.sql.add('select *  from [tabela] where campo1 like '+Edit1.Text+'%'' and campo2 = '+combobox1.text+'');

O curioso é que ele tá compilando normal agora, contudo está dando um erro de sintaxe do MySQL quando tento realizar a consulta, estou usando componentes Zeos para fazer a interação com o MySQL 4.1.14.

Se tiver mais alguma idéia agradeço, vou continuar fazendo testes aqui e se obtiver êxito posto o resultado.

Vlw pela ajuda.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

meu bruxo... coloca essa linha aqui

dm.Query.sql.SaveToFile('qualquercoisa.txt')[code]

antes do tu abri a qry... isso vai criar um arquivo com o sql q foi montado por esse esquema... vai ser o mesmo que o mysql ta executando... ai é so abrir o arquivo e ver como ta ficando o sql biggrin.gif ele gera esse arquivo no mesmo diretorio do executavel! abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

amigão...beleza??

cara... eu posso te mandar o que eu fiz aqui... ate q ta direitinho!  ou se você souber se algum lugar que de pra upar esse esquema passa o link ai! abraços!

carinha poderias me mandar o seu exemplo???

aquele linck que você me passou não era exatamente o que queria...acredito que o seu exemplo seja melhor....... biggrin.gif

só para ter uma noção de como faz.....se tiver algum errinho beleza....

meu email: e3dias@ig.com.br

abraços.....t+ rolleyes.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

vai ser assim:

exemplo: UMa TELA de lançamentos de despesas.

ai eu coloco uma tela de consultas/filtros dessas DESPESAS.

ai o usuario pudesse fazer consultas como ele quer....digamos que escolha que o campo da consulta seja data > 01/01/2005 E data < 31/01/2005 E CODUNIFORME = 3 ai apareceria o resultado no dbgrid.

outro exemplo:

o campo a ser consultado se nomecliente = zeca OU zequinha OU maria

notou que estou usando o OU/E/MAIOR/MENOR/=/<> ???

mas....isto tudo o usuario pudesse escolher.......ele iria num list e escolheria o campo da tabela, depois escolheria o sinal >/</=/e/ou/<> entendeu???

ai o usuario fica com várias possibilidades de achar o que quer???

Eu já vi este tipo de consultas em alguns programas já prontos....mas........um exemplo na net de como faze-lo nunca achei...e é muito interessante.

Mas....acredito que logo alguém coloca pra gente um exemplo assim:

valeu..carinha....muito grato t+ biggrin.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olá Eder,

Bem, eu estou com um problema mais ou menos parecido com o seu em relação aquela consulta com operadores lógicos e matemáticos, outro dia eu estava pesquisando na internet e encontrei algo que possivelmente pode te ajudar, contudo não me ajudou muito. É um exemplo que o usuário pode montar a query como quiser.

-»» DOWNLOAD ««-

Espero ter ajudado...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olá Amigos.

Após inumeras tentativas na elaboração da query de consulta com operadores lógicos eu consegui resolve-la.

Ficando assim:

  DM.Query.Close;

  DM.Query.sql.Clear;

  DM.Query.SQL.Add('SELECT * FROM [tabela] WHERE campo1 like ' + '''' +  Edit1.text + '%' + '''' + ' AND  campo2 = ' + '''' + edit2.text  + '''' + ' ORDER BY codigo');

  DM.Query.open;

Ela ficou meio grandinha, mas funciona. O ideal seria faze-la com parametros que fica mais organizado a query, mas pra mim deu erro.

Espero que seja útil pra mais alguém...

Abraços.

Até mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

amigo sillier beleza???

cara...muito grato pelo arquivo que você me mandou via email....muito util.....esta me ajudando muito...

Eu também achei uma dica muito legal...e vou coloca-la aqui o linck de onde baixei....muito boa mesmo....uma tela de consultas personalizavel....

se alguém interessar o lincke é este:

TELA DE CONSULTAS PERSONALIZAVEIS

valeu...galera....t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...