• 0
Sign in to follow this  
Guest padreAVEZEDO

Jogo Do Sete Erro

Question

Guest padreAVEZEDO

e ai pessoal

eu estou tentando montar um jogo do sete erros no flash, mas empaquei numa coisa besta: quando se acha um erro, não consigo fazer com que um sinal apareça no local ao ser clicado.

já tentei de tudo que é jeito e não consegui.

O mais proximo que cheguei foi fazendo um mc com o primeiro frame em branco com stop() e dois seguinte com gotoplay direcionado para o segundo frame, ate ai deu certo pois como o primeiro frame esta em branco ele não aparece sobre a imagem de fundo, só aparecendo quando se clica sobre ele pois coloquei um play apos inserir o mc no palco. O grande problema é que quando se clica um do mc, todos os outros aparecem tambem.

Se alguém tiver uma solução para isso ou qualquer outra diferente, por favor me ajudem.

Obs: eu uso o Flash MX

8 answers to this question

Recommended Posts

• 0

biggrin.gif huahua ..

Action Script não é muito minha area, apenas dou umas enroladas hauhe wink.gif ....

ma acho que você deve instanciar os seus movie clips, ou seja dar um nome pra cada um deles...

ex: erro_1 ; erro_2 e na programação você chama somente o MC a ser mostrado.

O que deve estar acontecendo é que você ta usando o mesmo MC pra todos os erros, sendo assim quando um é clicado suas cópias tem a mesma ação...

Pra facilitar, na biblioteca, você pode clicar com o botão direito sobre o MC e duplicar ele, apenas mudando o nome e programe cada um deles...

Ou então usar o mesmo código, apenas usando referencia as instancias diferentes...

Aee neste caso você ve o que é mais facil pra vc ...

abraços

• 0
Guest padreAVEZEDO

biggrin.gif  huahua ..

Action Script não é muito minha area, apenas dou umas enroladas hauhe wink.gif ....

ma acho que você deve instanciar os seus movie clips, ou seja dar um nome pra cada um deles...

O que deve estar acontecendo é que você ta usando o mesmo MC pra todos os erros, sendo assim quando um é clicado suas cópias tem a mesma ação...

Pra facilitar, na biblioteca, você pode clicar com o botão direito sobre o MC e duplicar ele, apenas mudando o nome e programe cada um deles...

Ou então usar o mesmo código, apenas usando referencia as instancias diferentes...

abraços

Isso não funciona pois os pontos não tem controladores externos (botões), o acionador esta nele mesmo ( play())

• 0
Guest padreAVEZEDO

Pra resumir e pra entender melhor o que eu estou querendo, é o seguinte:

um Mc ou botão ou qualquer outra coisa que: De inicio ao ser visualizado ele aparece um imagem ( que no meu caso é transparente pois o jogador deve ver apenas as duas imagem de fundo para porcurar a diferença) e se clicar nela, e tão somente nela, a partir desse momento ela passará a exibir outra imagem naquele mesmo lugar ( no caso um desenho de uma bolinha, um x ou qualquer outra coisa que demarque o local).

PELO AMOR DE DEUS ME AJUDEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

• 0

biggrin.gif Cara, posso estar muito enganado, mas pra aparecer todos os movie clips de uma vez, quando você clica, só mesmo usando o mesmo objeto em vários locais...

Ou programando pra isso...

Desta forma, se o acionador é interno, faz aquele esquema de mudar os nomes, duplicando o movie clip, desta forma eles se tornam independentes um dos outros ...

Se não for isso, desculpe ...

• 0

você deve estar com o mesmo nome de instância para todos os movs (como o tavinho disse) ou então a action play(); está dentro do mov.

o que você pode fazer é colocar nomes diferentes de instâncias e em um quadro separado colocar as actions (ou então colocar nas própias estâncias).

nomeInstancia.onRelease = function(){

gotoAndPlay(1);

}

O problema é que se você não tem nenhum shape no primeiro quadro e nenhum botão lá, então essa ação não pode ser acionada justamente porque não tem onde ser clicado. Uma solução é fazer um bt invisível e colocá-lo no primeiro frame, assim a sua primeira linha para ativar o bt ficaria:

nomeInstancia.nomeBotao.onRelease = function(){

...mas aí você terá um segundo problema: quando o user passar o mouse sobre o erro ele verá q aquilo é um erro só pelo fato de ser um bt e não porque ele realmente notou o erro.

Uma solução é criar uma malha de bts q cubra a img inteira. Assim o user poder achar qtos erros quiser, mas os verdadeiros serão testados quando ele for pedir a resposta.

...mas como saber qual o erro e se ele achertou ou não?

- bom, você pode criar uma var (array talvez) e cada bt q o user clicar será adicionado um valor correspondente ao bt nessa var. Depois quando você for ver o resultado basta comparar se os valores da var são semelhantes ao erros (já q você vai criar uma segunda var com o valor dos erros)

Isso tudo você pode fazer se você for querer contar qtos acertos o user fez e por aí vai. Se você quiser simplesmente mostrar o resultado é só faer com q o flash mostre os erros quando o user clicar em algum bt "mostrar resultado" ou algo do tipo

• 0

biggrin.gif  huahua ..

abraços

Isso não funciona pois os pontos não tem controladores externos (botões), o acionador esta nele mesmo ( play())

Minha benção seu padre...

biggrin.gif Brincadeiras a parte... dry.gif Fiquei curioso com a proposta e resolvi estudar o assunto.

Resolvi da seguinte forma meu Reverendo:

coloque um objeto no palco que sirva de marcação para os erros (bola, seta, alvo...) e converta-o (Desculpe pelo trocadilho) para um MC (MovieClip), abra-o dando dois cliques sobre ele, crie mais um frame apertando F6, no 1º frame coloque AS 'stop()', selecione o objeto no 1º frame e converta-o para um botão e coloque-que a seguinte AS nele:

on (release) {

gotoAndStop(2);

}

e no item cor (em Propriedade) coloque como alpha, e reduza o valor dele para 0.

Melzinho na chupeta seu padre! É so dar Ctrl+Enter e caçar o local do erro onde o sr. acabou de fazer o botão.

Como eu tenho mania de explicar tudo com detalhe... aqui vai a explicação do que acabamos de fazer para o sr entender melhor...

1 º Ao criar o botão dentro do MC o senhor evita que o efeito desejado seja acionado ao se clicar em qualquer area do palco, ele delimita a area clicavel.

2º Ao colocar o AS stop () ,o sr. faz com que o movie não fique dando loop alternados com o botão e o objeto no segundo frame.

3º Ao colocar a AS gotoAndStop, o sr. esta dizendo que ao ser clicado o botão deve exibir o frame 2 onde contem o alvo visivel e permanecer ali, pois se colocase gotoAndPlay ele exibiria o frame dois e voltaria para o primeiro, o que não queremos que aconteça, pois queremos que depois que o user encontrar o erro ele permaneça visivel ate o final do jogo.

4º Ao selecionar o alpha (0), o sr. fará com que o primeiro estado de visualização dele seja tranparente e o user encherga apenas as imagens.

É isso ai seU padre... cool.gif

ATENÇÃO: COMO O THURAN JÁ DISSE A CONVERÇÃO DA SETA DO MOUSE PARA UMA MÃO COM DEDO INDICADOR VAI DENUNCIAR O PONTO DO ERRO, PARA ISSO NÃO TEM OUTRO JEITO, SÓ FAZENDO O QUE ELE DISSE: MAS AO INVÉS DA MALHA DE BOTÃO, CREI UMA CAMADA ENTRE A DA IMAGEM E A DOS BOTÕES DE ERRO, NESSA CAMADA DO 'RECHEIO DO SANDUICHE' COLOQUE UM RETANGULO QUE CUBRA TODA AREA DA IMAGEM E COVERTA-O PARA BOTÃO E NO ITEN COR COLOQUE COMO ALPHA E REDUZA SEU VALOR A 0

A questão da pontuação fica ao seu criterio, se não souber como se faz, da uma fuçada no forum que tem muito material.

Qualquer coisa Post aeeeeeeeee! biggrin.gif

falou

• 0

Só um outro toque sr Padre

Sugiro o sr. limitar a quantidade de clique que o jogador possa dar sobre a imagem, isso evitará que o espertinho fiue clicando seguidamente sobre a imagem a procura do erro. rsrsrsrsrsrsr

Fuiiiiiiiiiiiiiii wink.gif

• 0
Guest padreAvezedo

Muito obrigado meu filho, isso já resolvel uns 80% dos meus problemas, agora vou correr atras dos codgos para pontuação e limitar a quantidade de cliques

a benção ta dada... wink.gif