Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Relacionando Tabelas


Jony Walker

Pergunta

O seguinte, eu já trabalhei com tabelas relacionadas antes mas já faz um tempinho e eu me esqueci...

Numa tabela eu guardo informações sobre meus clientes, na outra eu preciso guardar todas as compras que este mesmo cliente fez... estou tendo problemas exatamente nessa etapa de comunicação das tabelas

Por isso pergunto:

Qual o melhor campo para se usar a conexão entre as tabelas ?? o nome ou o id ??

Segundo, como registrar mais de uma compra para o mesmo registro de um nome, tipo três vendas em três registros diferentes mas com um único registro de nome, sem repetí-lo três vezes tb ???

Com certeza vou ter q usar INNER JOIN, mas são essas dúvidas acima q estão me dando trabalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

    Qual o melhor campo para se usar a conexão entre as tabelas ?? o nome ou o id ??

id é claro.

primeiro porque você pode ter dois clientes diferentes com o mesmo nome, certo? tipo, a probabilidade é pequena, mas não é impossivel...

e depois porque, alem de ser mais facil, é pra isso mesmo q serve chave.

    Segundo, como registrar mais de uma compra para o mesmo registro de um nome, tipo três vendas em três registros diferentes mas com um único registro de nome, sem repetí-lo três vezes tb ???

ve se é isso mesmo sua duvida:

Faz de conta q c tem essas duas tabelas:

Cliente

id_cliente

nome

Compras

id_cliente

id_compra

produto

valor

na tabela de cliente você tem:

id_cliente    nome
1             kuroi
2             Jony
na de compra você faz:
id_cliente   id_compra   produto   valor
1            1           lapis       5.0
1            2           caneta      6.0
2            1           mouse       10.0
2            2           mesa        100.0
2            3           cadeira     80.0

todas as compras q tiverem o id_cliente = 1 são do kuroi. as q tiverem 2 são do Jony.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

sim. na tabela de compras você poe um campo pra guardar o codigo do cliente pra saber a qual cliente a compra esta relacionada.

o outro id é um identificador da compra.

se por exemplo, quero cancelar a segundo compra do kuroi, vou apagar do banco onde o id_cliente for 1 e o id_compra for 2. tb uso esses dois campos se precisar relacionar a compra com uma terceira tabela.

qualquer duvida poste ae.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...