Saosin Postado Janeiro 19, 2006 Denunciar Share Postado Janeiro 19, 2006 Amigos, Primeiramente gostaria de me apresentar já que é meu primeiro post.Estou aprendendo PHP na marra, lendo e lendo vários artigos, apostilas e tutoriais.É o seguinte, estou tentando fazer um script simples qual a função dele seria:1) Criar duas variáveis;2) Somar elas;3) Se o resultado for maior que um certo valor ele exibe uma mensagem na tela.Meu script está assim:<?$a = 7;$b = 3;$c = $a + $b;if ($c >= 10) then;echo "Sim, a variável C é maior ou igual a 10.";end if;?>Onde estou errando nesse script? Será na programação dele ou na lógica da construção?Obrigado! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 lemissel Postado Janeiro 19, 2006 Denunciar Share Postado Janeiro 19, 2006 Ôpa!!! Seja bem-vindo ao nosso mundinho Esta é a melhor forma de aprender... estás no caminho certo...Vamos a dúvida...Tu estás errando a estrutura de controle... tu está programando ASP??? heheheEm php n usamos o them nem o end if.Dê uma lidinha nesse trecho do manual http://br.php.net/ifSeu código funcionaria assim: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Saosin Postado Janeiro 19, 2006 Autor Denunciar Share Postado Janeiro 19, 2006 Entendi perfeitamente, agora surge uma dúvida.Eu fui testar se realmente o script estava funcionando alterando o valor da variavel "$b" para "50" ficando assim o script.<?$a = 7;$b = 50;$c = $a + $b;if ($c >= 10) { echo "Sim, a variável C é maior ou igual a 10.";}?>Porém a resposta desse script na tela continua sendo "Sim, a variável C é maior ou igual a 10.".Minha dúvida é, o script realmente está funcionando ou estou recebendo essa mensagem na tela porque tenho uma linha de comando com o echo que ta jogando isso pra tela.Não sei se você entendeu minha pergunta mais é isso ae.Valeu! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 kandrade Postado Janeiro 19, 2006 Denunciar Share Postado Janeiro 19, 2006 amigao!!!a variavel $c e o resultado da soma de $b e $a$b vale 50 e $a vale 7, portanto $c vale 57no teste ele pergunta $c e maior ou igual a 10?se sim executa o que esta entre as chaves do ifcompreendeu o porque? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Saosin Postado Janeiro 19, 2006 Autor Denunciar Share Postado Janeiro 19, 2006 Entendi perfeitamente!Valeu! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Hawker Postado Janeiro 19, 2006 Denunciar Share Postado Janeiro 19, 2006 Apenas pra complementar o que o nosso amigo lemissel falou:Em PHP temos uma sintaxe alternativa para o IF que utiliza o endifexemploIf(exp1): bloco1 elseif (exp2): bloco2 else: bloco3 endif;Abraços! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Saosin
Amigos,
Primeiramente gostaria de me apresentar já que é meu primeiro post.
Estou aprendendo PHP na marra, lendo e lendo vários artigos, apostilas e tutoriais.
É o seguinte, estou tentando fazer um script simples qual a função dele seria:
1) Criar duas variáveis;
2) Somar elas;
3) Se o resultado for maior que um certo valor ele exibe uma mensagem na tela.
Meu script está assim:
<?
$a = 7;
$b = 3;
$c = $a + $b;
if ($c >= 10) then;
echo "Sim, a variável C é maior ou igual a 10.";
end if;
?>
Onde estou errando nesse script? Será na programação dele ou na lógica da construção?
Obrigado!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
5 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.