Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Montar Um Servidor Linux Para Internet


EDENUNCIO

Pergunta

Boa Tarde, pessoal..........

Na empresa em qual trabalho uso internet banda larga o velox da telemar, bem a internet vai pro roteador e do roteador para o switch onde é compartilhado para todos os computadores, mas aí tem um problema é porque todas as portas ficam abertas e fico sujeito a ataques de todas as formas.

Então pensei em montar um servidor de internet com o linux, onde irei compartilhar a internet e colocar um firewall para vigiar as saidas e entradas na minha rede.

Bem trabalho com o linux e tenho um conhecimento basico, gostaria de saber o que precisarei instalar para poder montar esse servidor e qual seria a melhor distribuição para trabalhar com servidores web e conf de firewall e um belo tutorial para um melhor entidimento.

Galera sei que isso não é nenhum bicho de sete cabeças mas preciso de orientações porque não estou conseguindo da os primeiros passos.

Se tiverem algum material que possa me ajudar por favor pode enviar no eduardo@riobom.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Na empresa em qual trabalho uso internet banda larga o velox da telemar, bem a internet vai pro roteador e do roteador para o switch onde é compartilhado para todos os computadores, mas aí tem um problema é porque todas as portas ficam abertas e fico sujeito a ataques de todas as formas.

Então pensei em montar um servidor de internet com o linux, onde irei compartilhar a internet e colocar um firewall para vigiar as saidas e entradas na minha rede.

Amigão......o firewall deverá ter duas placas de rede......

Uma ligada ao roteador.......e a outra ligada ao switch.

Todos seus clientes deverão se conectar ao switch e assim obrigatoriamente terão que passar pelo firewall.

eu aconselho uma distribuição leve, até porque talvez voce nem precise do X, só se voce quiser mesmo!!!!

Slackware seria uma boa escolha, mas pode ser outras, como Debian, SUSE, etc....

uma vez instalada a distribuição Slackware na opção FULL basta compartilhar a conexão usando nat, os comandos ficariam assim:

modprobe iptable_nat

iptables -t nat -A POSTROUTING -o ethx -j MASQUERADE

echo "1" > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

onde ethx será sua placa com saida pra internet

e seus clientes deverão ter a rota defaut apontando para a placa do firewall conectada no switch!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

beleza,

Slackware ou debian apartir de qual versão? E posso fazer todas essas configurações e testes pelo modo texto?

E a configuração do nat é automatica ou tenho que configurar na mão os IP MASCARA, fazer um pequeno script pra conectar com servidor da velox, isso tudo terei que fazer na mão né ou ele faz algo automatico?

E o firewall qual devo usar preferencia pelo mais simples de configurar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Slackware ou debian apartir de qual versão?

use sempre a + atual.....é fácil adquirir uma!!!

E posso fazer todas essas configurações e testes pelo modo texto?

com certeza!!!

E a configuração do nat é automatica ou tenho que configurar na mão os IP MASCARA, fazer um pequeno script pra conectar com servidor da velox, isso tudo terei que fazer na mão né ou ele faz algo automatico?

a configuração é manual......mas poderá ser feita uma única vez!!!

utilizando scripts que rodem na inicialização!!!

E o firewall qual devo usar preferencia pelo mais simples de configurar?

iptables, ele é integrado ao kernel.

procure na internet sobre ele, esses links também te darão uma idéia do que ele pode fazer!!!

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verAr...php?codigo=2315

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verAr...php?codigo=3943

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verAr...php?codigo=1259

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...