Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Windows Vista E 64 Bits, O Que Muda Na Programação


Aquibrasil

Pergunta

Pessoal, venho aqui para discutir um tema bem complicado e extenso. O que muda para nós programadores de C++ (especialmente aqueles que usam Win API em seus programas, como eu que não largo a biblioteca <windows.h> nem a pau) com o lançamento do Windows Vista e da plataforma de 64 bits? Quer dizer... é possível um programa que funciona em Windows 98 ou XP não funcionar em Windows Vista? Isso realmente me intriga, embora eu saiba que o inverso é possível já que alguns jogos que serão lançados fim do ano serão exclusivos para usuários do Windows Vista. A plataforma de 64 bits permitirá maior número de cores na tela (até aí nenhuma novidade pois com 64 bits temos bilhões de vezes mais combinações possíveis de bits em uma única unidade básica de memória) mas isso implica em mudanças na programação? E outra, um número em 64 bits pode ter até 64 algarismos?

Com o Windows Vista me preocupo com a programação das janelas, por exemplo, meus programas usam muito o WS_POPUP, fico imaginando qual o impacto dele sobre o Aero (que é a camada gráfica do Windows Vista). Por isso estou cauteloso, estava até pensando em comprar a primeira leva de Windows Vista que saísse no mercado pois eu, literalmente, babei ao ler sobre as novidades do sistema, mas temo pelos meus programas (que atualmente rodam em Windows 98 aqui em casa).

Pessoal, obrigado pela atenção, pelo menos pra quem leu até aqui... biggrin.gif Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

wink.gif Ok, o programador não precisa saber a fundo (relação a 64 bits), pelo menos no Delphi. Eu uso a IDE LAZARUS (linguagem: FreePascal) no Linux 64 bits e não muda nada, o compilador é quem se encarrega para fazer as alterações responsáveis. Agora seus programas já compilados também não sofrerão por causa da compatibilidade, não usufuirá das novas rotinas de 64 bits, mas vão funcionar sim, normalmente. O C++ utiliza muito funções de baixo níveis, não sei se estas funções vai sofrer alguma mudança. Creio que não, e se tiver vai ter um montão de dicas nos sites internacionais, visto que no Brasil tudo é devagar,....

mad.gif Vai programar e para de procurar agulha no oceano. laugh.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bom... creio que você não tem muito o espírito de programador. Eu quero saber tudo que puder e isso vai sim atingir meus programas, só a interface aero - como exemplo - já vai mudar todo o alinhamento das janelas que eu criei.

Um tópico tão interessante, com tão poucos comentários... =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Na minha opinião isso é um problema RISC...

Repousa inteiramente sobre o compilador... heheh

Na verdade seus softs desenvolvidos na API Win32 vão ser emulados no Vista, já que ele não usa a API e sim o framework .NET...

Mas não vai mudar o layout das janelas de programas prontos... Eles vão rodar como se estivessem sobre o Win32... Aliás, o Vista não é necessariamente uma arquitetura 64 bits, ele tem versões 32 e 64...

Pra usar os recursos do Avalon, já existem betas de SDK para Vista, eu recebi um do MSDN subscription, mas nem mexi ainda, dê uma olhada no site da MS, deve ter para download...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...