Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Cores Rgb E Cmyk


allanlf

Pergunta

Você sabia!!!!

Que os monitores de hoje em dia são capazes de produzir mais de 16 milhoes de cores diferentes!!!

Mas o olho humano não é capaz de distinguir tantas cores...

e essa paleta de 16 milhões de cores é chamada de True Color!

por isso para trabalhar com o corel, seria legal que o seu monitor tivesse ajustado para exibir cores no modo True Color ou no mínimo High Color que produz 64 mil cores, mas o ideal seria TRUE COLOR!

a um tempo atráz o pessoal de computação gráfica tinha uma dificuldade muito Grande para fazer as core exibidas no monitor serem as mesmas no pepel!!

aí então surgiu uma proposta para resolver esse problema ou diminui-lo...

As cores RGB e CMYK

As cores RGB trabalham com a luz e as misturam para ter as cores desejadas

e são definidas por 3 cores primárias em números que vairiam entre 256 intensidades

ou seja, 256 x 256 x 256 = 16.777.216 Mais de 16 milhões de cores!!!

já o CMYK mistura cores para chegar ao desejado "!!!!

CMYK é formado por 4 cores: Ciano, Magenta, amarela e preto

Ao imprimir um documento em core RGB o sistema vai converter automaticamente as cores para CMYK,

Mas como RGB tem mais cores do que CMYK , pode ter auguma cor que você optou no modelo RGB não tenha referencias em CMYK e a conseguencia disso é que algumas cores podem sair trocadas....

O Corel te avisa quando isso acontece, Quando você escolhe uma cor na janela preenchimento e aparece do lado uma caixa com uma outra cor.. ou seja o corel

sugere uma nova cor e muita parecida com a que você escolheu e que esteja dentro da gama CMYK.

Mecher com cores é complicado e complexo quero ajudar as pessoas a se entenderem com elas e quero que vocês me ajudem tb!

Se você souber outra informação , posta áí!!!!

Valeu!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Caro ALLAN LF

Informações eu não tenho o que eu tenho são duvidas.

*Essas impressoras convecionais imprimem RGB ou CYMK? Qual tipo de paleta eu devo usar para tal impressora?

*No Corel temos uma opção em Ferramentas-color management podemos selecionar um monitor e a impressora e outros para que as cores tenham exatidão. Bom pelo menos foi isso que eu entendiç. Será que estou certo?

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olha meu, RGB e CMYK saum padroes de cores, tipo vo tentar explicar meio por cima, e depois vo ver se acho um post em outro forum q falow bastante sobre isso!

RGB: Saum cores q agente vê diretamente pela luz, por exemplo, a luz do sol, a luz dos carros, o monitor, a tv ou seja tdas cores q vemos atravez de luzes!

No caso do RGB o R é de Red(vermelho) G de Green(verde) e o B de blue(azul), entaum se agente pegar 3 lanternas e colocar papel celofane das tres cores uma em cada, da pra fazer experiencias, tipo se misturar todas as 3 cores vai ficar branco, se misturar verde com vermelho ira ficar amarelo, e se faz todas as cores com a mistura dessas tres cores em quantitades diferente

POr exemplo se colocar nada de cor 0 nas tres cores ira ficar preto, e se colocar o maximo de cor 255 nas tres cores ira ficar branco, e com a alteração de quantidades em cada cor você pode criar todas as cores q precisa!

MAs o q é importante, como isso só serve para luz, o padrão RGB é indicado para ser utilizado onde tem luz, no caso quando você for criar algo para ser visto só no computador, ou na tv, ou projetor, ou qker coisa do genero!

CMYK: Saum cores q vemos refletidas, ou seja, cores q estão em algum lugar e com a reflexao da luz ela ira refletir uma cor, estranho não é?, mas explicando mais facil, é td q é impresso, em quase todas as artes impressas em graficas(quando coloridas) é usado um metodo chamado policromia, ou simplesmente cromia, q nada mais é q a mistura das 4 cores (CMYK), se você pegar qker coisa impressa como uma capa de revista, e pegar uma lupa, pode ver q tem varios pontinhos nas quatro cores C=Ciano M=Magenta Y=Yellow(amarelo) K=blaK(preto), ou seja pra imprimir é usado estas quatro cores para o resultado final!

No caso da paleta CMYK é mais simples de misturar para chegar ao resultado, porque é o q agente sempre aprendeu na escola, ou seja pra fazer verde misturamos ciano com amarelo, pra fazer vermelho misturamos magenta com amarelo, pra fazer azul usamos o magenta e o ciano, simples, e também é mais simples pela a escala das cores ser divida em 100, ou seja porcentagem, entaum você mistura 20% de uma cor com 40% de outra e assim vai, eu particularmente acho + simples q a escala do RGB q é de 255 para cada cor!

O preto é mais usado para realçar ou dar os ajustes finais as cores, pois se misturarmos as 3 cores CMY já temos o preto!

bom essa é minha explicaçaozinha

Bom velho se tu kiser ler mais entre nesse link

http://forum.wmonline.com.br/index.php?sho...c=15502&hl=cmyk

beleza

t+

----------------------------

Caramba esse tópico foi editado, num era uma duvida q tinha no tópico??? :blink:

ou eu to ficando loko? :huh:

Editado por pedrokike
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...