• 0
Sign in to follow this  
f8rever

Windows X Linux - Aquela Velha História

Question

pelo que dizem e é provado, o windows perde totalmente do linux quanto à segurança.

o windows por enquanto é o mais usado e portanto é o mais visado pelos criminosos digitais, deixando o sistema "fraco".

e se um dia o linux for tão usado como agora é o windows? será que os criminosos digitais não vão também explorar mais suas brechas fazendo com que o linux fique tão vulnerável e "fraco" como agora é o windows?

enfim, é isso

valeu!

7 answers to this question

Recommended Posts

• 0

que irão explorar mais as brechas eu concordo contigo...

só tem alguns detalhes a serem considerados....

1. O tempo de atualização e remoção de alguma falha no LINUX é muito menor comparando-o ao windows, isso porque seu código é totalmente aberto e tem muitos colaboradores no mundo todo, ou seja, alguém encontrou a falha então ele mesmo pode resolver e enviar a correção aos diversos foruns, enquanto que no windows só a microsoft pode faze-lo e isso sem contar o tempo que a falha será constatada por ela.

2. A concepção do sistema é outra, o LINUX foi criado para ser estável e seguro.

• 0

Ae caras... n sei muito de Linux, mas quanto aos vírus, até mesmo os "trojan horse", eu li em algum lugar que seria quase impossível de afetar o Linux porque eles precisam de acesso root, e assim você só seria afetado se estivesse utilizando esse usuário. Como me parece não ser muito comun o uso do mesmo entre usuários mais experientes acho que os bixinhos não são de nada nesse SO.

(matéria lida no site Olinux acho que é meio antiga até porque li faz tempo não sei se já burlaram isso...)

Abraço!

• 0
Guest Ramon Costa

Lemissel,

Com certeza não!

você que não conhece o linux a fundo ainda, verá quando ler a respeito que o linux foi criado inicialmente para se tornar seguro, e é exatemante isto que o faz diferente do windows, a estrutura foi muito bem pensada antes de sair jogando o sistema operacional... todos os usuarios tem seus logins encapsulados (encapsulados mesmo - não como o windos que tem logins mas não são encapsulados), isto faz com que se um login faz cagada, só ele toma as consequencias, esta idéia é propagada a todas as outras funções que utilizam algum processo!

Lemissel, sugiro que você procure alguns livros e revistas a respeito disto e verá que a questão não é uso e disseminação entre os usuários, é um problema já resolvido em seu nascimento!

Com relação ao Windows, ele foi criado inicialmente para "vender", para fazer o que o usuário leigo queria, que era modo gráfico, mexer com mouse, etc. portanto, ele faz isto muito bem e será dificil o linux apanhá-lo neste ponto, mas por outro lado, eles estão correndo atráz para tentar melhor a segurança, visto que não tem um projeto tão grandeozo e inteligente quando o projeto de segurança do linux!

Conclusão: O problema não é falta de conhecimento e sim arquitetura de sistema operacinal muito bem elaborada!

• 0
Guest Ramon Costa

desculpe,

A resposta acima não é para o Lemissel, e sim para o f8rever!

Sobre a resposta, vocês concordam comigo?

• 0

Eita!!! plenamente!!!

Como tu disse Windows tb tem suas vantagens, uma prova disso é a minha irmã na ufrgs, não sabe nem desligar o micro :P e aqui em casa q por enquanto tem só windows no meu micro ela até q se vira sozinha...

MAS!!! eu sou adepto ao tio Linus heheh ele é o cara!!!

Abraço! :D

• 0

/* só um adendo ... o LINUX é seguro para quem sabe administrá-lo, caso contrário vira uma verdadeira arma contra você mesmo .....

basta saber um pouquinho de Shell Script, acessos remotos como SSH e pegar um $user que não sabe nem o que é IPTABLES, já era !!!! , pensem nisso !!!

*/

• 0

legal,

obrigado à todos!

já conclui mesmo que em termos de segurança, entre outras coisas o Linux dá de 10.

ma uma coisa interessante que eu reparei. meu irmão tem um computador com windows XP, onde ele e mais umas pessoas usam, e vivia pegando virus e spywares, vivia! e depois que instalamos o SP2 no windows, já fazem uns 3 meses que não pega mais praga nenhuma!! e eles usam direto! legal isso!

mas o Linux, claro, ainda ganha nisso.

valeu!