• 0
Sign in to follow this  
Guest Amarildo

Alterar O Alias No Bde Em Tempo De Execução

Question

Guest Amarildo

Ola pessoal,. necessito alterar o alias no momento em que selecionar qual empresa que desejo acionar, tenho montado a tela onde abre uma dbgrid com varias filiais e a matriz, pois desejo que neste momento apos ter selecionado o alias desejado, seja modificado no modulo ou nas tabelas e query automaticamente possibilitando abir o path da filial selecionada, no aguardo por maiores informacoes, pois desde já agradeço a todos que postarem aqui.

Share this post


Link to post
Share on other sites

4 answers to this question

Recommended Posts

  • 0

Se você criar o alias dinamicamente, poderia apenas alterar o parâmetro referente a localização da base de dados e desta forma utilizar o caminho desejado, sem maiores alterações. Isto normalmente é feito através do componente Database.

Acho que é isto.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
Guest Guest

Ola Michel e amigos, na verdade eu havia tido em maos essa rotina, mas como formatei meu micro e nessa perdi todas as rotinas das quais havia nele, e agora estou procurando pois estou necessitando desta rotina onde:

Irá aparecer na tela principal do aplicativo as empresas/filiais que desejo que seja selecionado, apos selecionado a empresa desejada, vou modificar o paht do alias para que ele identifique onde fica o arquivos. Obrg a todos que postarem em ajudar-me. value

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Amarildo, como não temos maiores detalhes, vou exemplificar com base na idéia de que estamos falando de tabelas paradox e componentes da paleta Data Access (a filosofia pode ser aproveitada para outros componentes).

você citou no início do post:

tenho montado a tela onde abre uma dbgrid com varias filiais e a matriz

assim, vou considerar que estas informações estão numa tabela local e que o componente TDataBase que utilizaremos é exclusivo para o acesso que faremos a partir da seleção da filial.

Adicione um componente TDatabase ao form principal (ou datamodule), edite suas propriedades via "Database Editor..." (botão direito do mouse), ex.:

Name: <nome de sua escolha>

Alias: <não utilizar>

Drive Name: STANDARD

Parameter Overrides:

PATH=<caminho da base de dados desejada>

Agora observe que ao abrir para edição a propriedade Params do componente TDatabase, teremos as propriedades acima editadas, ex.:

DATABASE NAME=ControleDesenhos

DRIVER NAME=STANDARD

PATH=D:\PROGRA~1\DESENHOS\BASE

Acredito que fique claro que basta alterar a linha de Params onde aparece a definição do PATH para que aponte para o path obtido na seleção. Como todas suas tabelas/querys estarão conectadas a este database, basta fecha-lo, alterar o path e reabrí-lo para trocar de filial.

Espero ter ajudado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Answer this question...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this