Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Alterar O Alias No Bde Em Tempo De Execução


Guest Amarildo

Pergunta

Guest Amarildo

Ola pessoal,. necessito alterar o alias no momento em que selecionar qual empresa que desejo acionar, tenho montado a tela onde abre uma dbgrid com varias filiais e a matriz, pois desejo que neste momento apos ter selecionado o alias desejado, seja modificado no modulo ou nas tabelas e query automaticamente possibilitando abir o path da filial selecionada, no aguardo por maiores informacoes, pois desde já agradeço a todos que postarem aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Se você criar o alias dinamicamente, poderia apenas alterar o parâmetro referente a localização da base de dados e desta forma utilizar o caminho desejado, sem maiores alterações. Isto normalmente é feito através do componente Database.

Acho que é isto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Ola Michel e amigos, na verdade eu havia tido em maos essa rotina, mas como formatei meu micro e nessa perdi todas as rotinas das quais havia nele, e agora estou procurando pois estou necessitando desta rotina onde:

Irá aparecer na tela principal do aplicativo as empresas/filiais que desejo que seja selecionado, apos selecionado a empresa desejada, vou modificar o paht do alias para que ele identifique onde fica o arquivos. Obrg a todos que postarem em ajudar-me. value

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Amarildo, como não temos maiores detalhes, vou exemplificar com base na idéia de que estamos falando de tabelas paradox e componentes da paleta Data Access (a filosofia pode ser aproveitada para outros componentes).

você citou no início do post:

tenho montado a tela onde abre uma dbgrid com varias filiais e a matriz

assim, vou considerar que estas informações estão numa tabela local e que o componente TDataBase que utilizaremos é exclusivo para o acesso que faremos a partir da seleção da filial.

Adicione um componente TDatabase ao form principal (ou datamodule), edite suas propriedades via "Database Editor..." (botão direito do mouse), ex.:

Name: <nome de sua escolha>

Alias: <não utilizar>

Drive Name: STANDARD

Parameter Overrides:

PATH=<caminho da base de dados desejada>

Agora observe que ao abrir para edição a propriedade Params do componente TDatabase, teremos as propriedades acima editadas, ex.:

DATABASE NAME=ControleDesenhos

DRIVER NAME=STANDARD

PATH=D:\PROGRA~1\DESENHOS\BASE

Acredito que fique claro que basta alterar a linha de Params onde aparece a definição do PATH para que aponte para o path obtido na seleção. Como todas suas tabelas/querys estarão conectadas a este database, basta fecha-lo, alterar o path e reabrí-lo para trocar de filial.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...