Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil

Preços


Posts Recomendados

Belo dia, você estava comendo capim no seu sofá, de papo pro ar, de saco cheio de assistir a sessão da tarde, o telefone toca, um cliente pedindo um site para amanhã, você corre, 3 dias depois você entrega, seu cliente, olha faz cara de quem comeu e não gostou, mas pela pressa fala, tá bom quanto você quer pelo site?

Preços, preços e mais preços, de 1 a 4 cifrões viajam pela sua cabeça, mas você exige de você mesmo coerencia e responsabilidade... dai vem o grande problema... quanto cobrar?

Não existe uma tabela fixa para um preço de site... o preço varia muito de simples R$100 a mais de R$6000...

O Que Levar Em Consideração?

Muita coisa claro, não pode se esquecer que você suou para fazer aquilo por mais ridículo que tenha ficado, "aquilo" vale algo

A sua pressa, quantos cafés você tomou na frente do pc, a quantidade de roupas que você sujou com o café, a quantidade de porradas que você deu no monitor, e a quantidade de bananeiras que você plantou na sala para ver se a idéia subia a cabeça... Claro estou sendo sarcastico, mas você não pode se esquecer dos benditos detalhes que tornaram seu trabalho dificil... Os minimos segundos que você gastou pensando, em como deveria ser o site em vez de estar numa roda de cerveja com amigos(as)...

Esse calculo vai de cada um... você pode contar...Áh! Foram meras horas que eu não tinha oque fazer mesmo! Corta fora, o preço cai... mas não pense positivo não se desvalorize... Foram milhares de dias que gastei trabalhando nisso, perdi varias saidinhas por causa disso...

---

Leve sua experiencia em consideração, quando você realmente se sente firme que seu trabalho teve um resultado incrivelmente gratificante, de um preço alto, caso você ache que não ficou legal, seja justo, não abuse... mas claro, não se desvalorize pois junto você acaba com o mercado. Você fez o site por 10 real seu cliente aprovou, mas depois de 1 ano ele procura outra pessoa pra fazer por 10 real não acha e vai cobrar um site pelos benditos R$10 que você foi cobrar dele, mas você já não vai poder, já é experiente, e assim o cliente deixa de querer um novo site... isso acaba com o mercado.

---

Não se esqueça das tecnologias que você usou. ASP, PHP, JAVA, MySQL, PERL, AJAX, Fireworks, Photoshop, Dreamweaver, Flash, Corel Draw, Front Page, Bloco de Notas, HTML, JavaScript... sei lá, o diabo a 4 mesmo... Não se esqueça que você pagou para ter os programas para fazer, você antes de mais nada precisa recuperar essa sua capital de giro.

Não se esqueça que precisou passar horas na frente do computador, calculando, programando, se enxendo de codigos interminaveis, kilométricos e infinitos.

---

Você trabalhou, você suou, você se matou para faze-lo...

---

Ai você acorda com seu cliente estalando os dedos na sua cara, você vira a cabeça, ve a expressão curiosa de seu cliente, e acorda, de um sonho de vender seu site por R$12.000,00...

- É... Acho que R$1000 tá bom...

*silencio*

[...]

---

Você se matou de fazer e seu cliente vai chorar pelo preço, seja duro, mas alive o quanto puder, afinal um dia nos também choramos o preço... peça sempre o maximo que acha que tem direito a pedir, e va abaixando até uma preço medio...

---

- Tá caro em?

- É so tive 2 dias para fazer, eu corri...

- Á pode deixar, a gente fica sem site mesmo... [MENTIRAAAAA!!! DAS GROSSAS, ele vai atras de outro, 3 dias depois ele vai te ligar pedindo o site de novo por que não achou outro tão bom pelo mesmo preço...]

- Tá bom, R$800 e fechamos o negocio...

- R$700...

- R$750...

- Fechado [Risca um Cheque], toma... Bom final de semana.

- Até!

---

Não é dificil... mas afinal como se pega um preço. Simples, conte tudo que você teve que fazer, tudo que você usou, e o quanto você mais magro ficou de tanto q suou... Não é brincadeira. Posso te dizer que um trabalho pode ser cobrado pela sua experiencia, quanto mais experiente, mais detalhado e melhorado será, claro isso é obvio, por isso, de o preço, pois esteja certo, q se ele achar alguém a sua altura, esse alguém terá a mesma faixa de preço que o seu. Por isso não peça ao seu cliente estipular um preço, de o seu, se não você terá de aceitar o dele, pois ele irá desistir... por livre pressão, dele. Mas claro...

[FlashBack]

---

[trimmm, trimmm]

- Alô?

- Aqui é o Oswaldo, da empresa Topa-Tola

- A Sim, pois não?

- Queria saber se esta livre para me fazer um site?

- A Sim claro diga...

[Meia Hora Dando Um Briefing, via telefone]

- Claro, tudo certo, mas claro... não vai ser algo assim tão barato, afinal o sr. exige umas tecnologias muito caras nesse trabalho. [ prepare o bolso do cliente ]

- Ahm, tudo bem, se você puder cortar algumas futilidades, corte, sei que você pode me ajudar.

- Tudo bem, te entrego o trabalho quando?

- Daqui 2 dias?

- Dois dias?!

- Nosso chefe queria para semana passada...

- Te vejo lá...

[tu-tu-tu-tu-tu...]

---

Avise-o, claro, ele te pede um site feito em java, com tecnologia flash, feito 100% em AS, com direito a pop up, screensaver tema para desktop tudo para download feito por você, mais um flyer promocional, e um banner que será posto na paulista, no sabado que sera feito por você... faça claro que ele não espere que você lhe venha cobrar quinhentinhos

---

acho que isso é o suficiente para você ter uma noção de quanto cobrar...

por isso que não disse um preço, eu lhe provei como ele pode ser variado... preste atenção nele, seja mais esperto estamos no mercado!!!

qm quiser completar por favor...

Peço ao moderador que seja PINNED, para assim, sanarmos tantas duvidas...

[Juro Solenemente, Não Copiei, Por Isso Prometa Solenemente Não Copiar, Sem Antes Por Favor, Me Avisar ]

[ ;) ;) ;) ]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é, gostei da iniciativa de fazer um tópico assim...sabe, eu acho que a questão de quanto cobrar é algo pessoal, mas deve-se levar em consideração algumas coisas, como aquele negócio de que quando alguns cobram uma MIXARIA por um site, isso desvaloriza o trabalho de todos...

eu pessoalmente, ao avaliar o preço de um site, levo em consideração:

- quantos dias/semanas/meses vou gastar pra fazer

- as tecnologias usadas

- o número de páginas do site

- a qualidade do meu trabalho

sei que alguns usam coisas diferentes pra ver o preço de um site, isso vai de cada um...só acho errado cobrar barato demais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente, e esse tópico foi feito por culpa de quem ???? euzinho aqui........ hehehe... os créditos são meus...... brincadeira.....

Tudo começou quando eu pergunto quanto que os demais avaliam o meu lay....... ah essa é uma longa história..

É verdade isso de que cada um da o preço que quiser, mas tipo de que adianta tu faz um site todo feio, nada a ver, ruim, podre..... e cobra R$1.000,00, e ninguém quer comprar... ridículo també, pagar mil reais por um site que não tem nada a ver, feio que não custa nem um terço do preço dado pelo criador..... por isso que postei e perguntei por quanto eu podia vender...... para ter uma idéia não para VENDERRRRR...... erap ara ter uma idéia.

Então é isso aí, eu já aprendi varias coisas com esse fórum e gostaria q ele continuasse assim, fora o ocorrido por uns amigos administradores ae que fizeram algo que pode ser ofensa para uns e para outros não, mas tudo bem, todo mundo erra..... e por favor não critiquem meu tópico por que se não eu acho q vou ter q nunk mais aparecer aqui..... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tópico não foi feito pra vc... ^^... é para todos, pois a ocorrencia de topicos, pedindo media de preço, estava se repetindo muito, e preço é algo que o criado term q discutir, afinal ele... gostou ou não do seu proprio trabalho?

Se você acho seu trablho super, hiper, mega, master, blaster, ultras, plus advanced bom, você tem q dar preços altos, se você achou q seu site ficou super, hiper, mega, master, blaster, ultra, plus advanced ruim, você nem vende :P .

Por isso que preço é algo que o proprio criador tem que saber dar. É Algo pessoal do profissional. As vezes, o cara é um novato, que começou ontem a fazer as coisas, mas acho seu layout 1.000.000, então ele vai dar um preço alto, so que o problema é dele se ele vai vender ou não... uma coisa que era mais facil para você fazer é por exemplo, ah tipo, gostei do site que eu fiz, eu acho que ele ta valendo $$$ ses acham que vale isso mesmo? e tal ai o pessoal da sua opnião...

vamos ver... se você tem experiencia media, no assunto de desenvolvimento de site, você faz um site de qualidade media, um cara que é novato vai dar um preço alto pelo seu site, mas um cara experiente, vai te dar um preço muito BAIXO, ai você acaba ficando na mesma...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Pessoal concordo com muita coisa que voces falaram, mas acho que o primordial não é apenas o quanto tempo, ou quantas paginas, ou sei la o que, o que vejo são que existem clientes que tem potencial empresa de medio a grande porte ou aquele cliente pequeno que fica sempre na quele mundinho dele não podendo cobrar muito.

já ganhei de R$300 a R$6.000 o complicado de hoje em dia é a prostituição da categoria tem gente cobrando pouco por trabalhos pésimos porem para o cliente está otimo e funcional.

Bem hoje não faço mais por profissão site já ganhei muito tive empresa e tal's na época do apice quando era tudo novidade e voce vendia sites a 5, 6 mil podendo ter equipe de vendas, comercial, cuidava de hospedagem, hoje me valorizo na parte de programação e na parte de redes sendo funcionário de uma empresa de bom porte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
  • 2 months later...
  • 4 weeks later...
Guest - s_ric_ptbrasil -

Eu tenho curso técnico de webdesign, mas na verdade não estou fazendo sites, e não sei quanto tempo se faz um site, seja estático(DW) ou dinâmico(FLA), pois ainda estou devagar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

eu queria saber como funciona um profissional que trabalha com flash, como ele avalia os projetos que devem ser feitos para fazer um preço, quanto custa, se é por hora, complexidade do projeto...

é que algumas pessoas tem pedido para eu fazer umas animacoes, apresentacoes para elas e eu não cobrei nd ateh agora, mas estou pensando em comecar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o processo na teoria é o mesmo, a diferença é que você tem que levar em consideração a procura e as vantagens que o flash oference em cima das demas formas de criação de web, encarecendo o projeto sobre isso. No caso...

Algo que deveria ser feito em html e que seria o preço de 600 reais em flash deveria ser por volta de 750... (dependendo do trabalho mais, ou menos...)

Agora se um cara pede um trabalho feito em css/tabless e php, você em flash terá de fazer flash + php nesse caso os preços ficam semelhantes, a diferença é que em flash você tem dinamismo e mais movimentos. Leve em considerações comparações de tecnologias...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é na base da achologia, ou da estouatoamesmologia, apenas uma questão de nua, fria e crua matemática:

Quanto custa um site = Nh trabalhadas por todos os profissionais envolvidos + 20 a 30% de lucro é claro. Um site básico em html com 7 a 9 páginas portanto leva 48 horas para ser construido, nada muito genial, apenas básico mesmo se fizer as contas chega a algo entre 800 e 1100 reais. ~daí aparecem os que fazem por menos, deixe que façam, faz parte, o mundo não foi feito para ser mudado, sempre haverá um incompetente ou desesperado disposto a fazer um site "completo" por 100 reais. Apenas faça as contas, se trabalha em casa, se tem uma pequena empresa, se tem uma grande empresa, se está localizado na região sudeste onde os alugueis são mais caros, se trabalha no Nordeste onde tudo acaba mais barato mesmo etc....... mas faça um favor à classe, use o google e pesquise a quantas anda o mercado antes de fazer maluquices.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim concordo com você sobre as disposições da região e sobre que sempre haverá alguém que cobrará menos. Mas pense bem...

Quanto custa um site = Nh trabalhadas por todos os profissionais envolvidos + 20 a 30% de lucro é claro. Um site básico em html com 7 a 9 páginas portanto leva 48 horas para ser construido, nada muito genial, apenas básico mesmo se fizer as contas chega a algo entre 800 e 1100 reais.

Como se chega a esse 800~1100 reais, essa é a questão. Não existe uma simples matematica de horas e lucros. Até por que nessa categoria literalmente tudo que ganhamos é lucro, por que não gastamos nada a não ser horas de trabalhos sendo que HORAS a gente não compra e sim, se tem de graça, fora isso a unica despesa é o computador, sendo que se vendendo 1 ou 2 sites se compra ou se cobre o preço de 1. Mas como precisamos cobrar precisamos todos de uma base. Não se tem como então avaliar o preço por horas por que não pagamos para ter horas, o jeito é avaliar pela dificuldade, oferta/procura e o TEMPO que levou.

Dias : 1 dia, 2 dias, 3 dias...

Tempo: Uns dias, umas semanas, algumas semanas, uns meses...

Por exemplo. Site em html... O que que o HTML tem que as outras linguagens não tem? QUASE NADA, pela contrário, as outras linguagens tem TUDO que o HTML não tem. (Não desmerecendo o html) por isso sites em html são relativamente baratos.

Site em php... Oque ele tem de melhor em relação aos outros? Dinamismo... Mas action script e asp também tem dinamismo. Mas php é relativamente mais simples de se desenvolver do que action script e tão facil quanto asp. E em action script se envolve flash, neste caso, php é mais barato do que asp por que asp ainda utiliza plataforma WINDOWS (oque requer a compra do mesmo), sendo flash um pouco mais caro ainda que asp/php por que não requer so o codigo AS e sim AS mais todos os movimentos do FLASH.

e assim vai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o Royweb-DF postou num outro tópico o link de um artigo que eu achei bem interessante...vai ajudar bastante agente, assim como me ajudou. Mostra a média de preços cobrados nas diferentes regiões do Brasil:

http://www.portaldigidesign.com.br/showart...p?articleID=104

dá pra ter uma idéia de quanto estão cobrando por aí

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 1 year later...
Guest MMMTULIO

Pessoal, em todas as respostas vocês viram o lado do webdesign. Vou falar como se fosse o cliente...

Cliente 1: Não entendo nada sobre webdesign, portanto qualquer site tá bom!

É bom verificar qual a necessidade real desse cliente, qual seu ramo de negócios e quais clientes ele atende. Para que um site em flash para alguém que vende materiais de de contrução? Use flash para clientes que vendem tecnologia e precisam encantar o cliente.

Cliente 2: Conheço muitas tecnologias e sei as que valem mais, mas quero um site barato e leve.

Esse cliente sabe o preço de mercado e sabe o que vai servir para ele, então não perca tempo criando sites complicados e pesados, a não ser que ele exija.

Cliente 3: Minha empresa é pequena e não precisa de um site cheio de "enfeites".

Talvez o cliente queira apenas divulgar sua empresa e não quer ter uma loja virtual ou banners animados, etc.

Cliente 4: Posso pegar um template na net e modificá-lo.

Este cara não tem dinheiro ou não quer gastar muito. Saia fora dele e mande ele usar o template.

É preciso agradar não só o cliente que está pagando, mas muito mais o internauta que vai acessar o site do cliente. É preciso saber que mercado a empresa do cliente atende. A maioria das pessoas têm computadores simples e conexão lenta, assim um site pesado causa insatisfação para o internauta.

Exemplos de sites:

Caso 1: Loja de Computadores com e-commerce, comparações de produtos, etc requer um site bonito, arrojado e que chame a atenção. Cobre caro pelo site.

Caso 2: Página pessoal com fotos e pequeno currículo pessoal ou site de profissionais liberais. Use HTML ou PHP.

Caso 3: Página sobre uma comunidade de uma cidade ou de uma empresa cujos produtos não são sofisticados. Use HTML.

É preciso saber ainda quanto de espaço o host do cliente oferece para hospedagem e tráfego de arquivos.

Outra coisa que faz baixar muito o preço é quando o cliente vai contratá-lo para fazer as atualizações do site, aí você cobra barato pelo site e depois cobra um valor mensal para atualização.

Espero ter ajudado. Corrijam-me, se eu estiver errado.

mmmtulio@yahoo.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...
  • 1 year later...
  • 2 months later...

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...