mulderx Postado Abril 14, 2006 Denunciar Share Postado Abril 14, 2006 Olá gente ... seguinte, eu tenho 2 tabelas no meu BD, e preciso fazer com que ele busque uma determinada palavra em uma coluna da 1º tabela, e em 2 colunas da 2º tabela ... como é q eu faço a SQL e o while (...)fetch_array disso???? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest Visitante Postado Abril 15, 2006 Denunciar Share Postado Abril 15, 2006 Olha, gostaria de mais detalhes, porém, se entendi bem o que você disse seria mais ou menos isso: SELECT nomeDaTablea.nomeDaColuna, nomeDaOutraTabela.nomeDaOutraColuna FROM nomeDaTabela, nomeDaOutraTabela ...simples.Por exemplo:tab_cliente( id, nome, telefone ) e tab_produto( id, descricao, preço );A consulta ficaria mais ou menos assim (considere as tabelas abaixo):SELECT tab_cliente.id, tab_produto.descricao FROM tab_cliente, tab_produto;Se entendi bem o que você quer fazer, seria alguma coisa próxima disso a solução. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest Visitante Postado Abril 15, 2006 Denunciar Share Postado Abril 15, 2006 bom, vou detalhar mais ... se o codigo estiver errado, por favor me corrijam tá?Colunas da tabela CATEGORIAScategoriaIDnome_categoriaColunas da tabela PRODUTOSprodutoIDtitulotexto... aí tem a página de busca, onde o usuário digita a palavra desejada no campo "busca", e então vai pra página abaixo:$sql_busca = "SELECT categorias.nome_categoria,produtos.titulo,produtos.texto FROM categorias,produtos WHERE categoria.nome_categoria LIKE '%".$_POST["busca"]."%' AND produtos.titulo LIKE '%".$_POST["busca"]."%' AND produtos.texto LIKE '%".$_POST["busca"]."%'";$rs_busca = mysql_query($sql_busca, $conexao);while ($linha_busca = mysql_fetch_array($rs_busca )){ $var_nome_categoria = $linha_busca["categorias.nome_categoria"]; $var_titulo = $linha_busca["produtos.titulo"]; $var_texto = $linha_busca["produtos.texto"];// aqui exibe as variáveis em loop}esse é o código ... se alguém puder, corrija ele pra mim, por favor! hehehe ;) Valewww Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest Visitante Postado Abril 17, 2006 Denunciar Share Postado Abril 17, 2006 while ($linha_busca = mysql_fetch_array($rs_busca )){Seria mysql_fetch_assoc não? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest Jaumzera Postado Abril 18, 2006 Denunciar Share Postado Abril 18, 2006 Olha cara... Dei uma olhada rápida no seu código... aparentemente não há nada errado.Mas eu no seu lugar faria assim:Considere as tabelas:Produto( id, idcategoria, nome, descricao preço );Categoria( id, nome, descricao )Produto e Categoria mantêm uma relacão N pra 1, ou seja, uma categoria possui vários produtos.Bem, então eu faria a consulta da seguinte forma:$busca = $_POST['busca'];$sql = "SELECT * FROM produtos AS pro INNER JOIN categoria AS cat ON pro.idcategoria = cat.id WHERE pro.nome LIKE '%$busca%' ORDER BY pro.nome";$result = mysql_query( $sql, $conexao );while( $linha = mysql_fetch_array( $result ) ){ // exibe os dados...}* o INNER JOIN vai gerar uma tabela com os dados cruzados de Produto e Categoria. A tabela de resultado terá todos os dados da tabela Produto e todos os dados da tabela Categoria.** Neste caso, tanto faz usar o mysql_fetch_array ou mysql_fetch_assoc... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 mulderx Postado Abril 18, 2006 Autor Denunciar Share Postado Abril 18, 2006 FANTÁSTICO!!! Funcionou perfeitamente!!!Incrível ver o que se pode fazer com comandos SQL! Desculpa minha empolgação, mas é que sou designer, e não programador, sabe? hehehe ... só programo nos meus sites por necessidade mesmo! heheMas funcionou legal o codigo Jaumzera! valeu mesmo!!! :rolleyes: Abraços!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest Jaumzera Postado Abril 21, 2006 Denunciar Share Postado Abril 21, 2006 Quê isso cara... eu é que fico feliz por ter ajudado...Vira e mexe, me f*** nos foruns por aí tentando descobrir com se faz alguma coisa ou como se resolve outra...O lema é ajudar sempre que puder... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
mulderx
Olá gente ... seguinte, eu tenho 2 tabelas no meu BD, e preciso fazer com que ele busque uma determinada palavra em uma coluna da 1º tabela, e em 2 colunas da 2º tabela ... como é q eu faço a SQL e o while (...)fetch_array disso????
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
6 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.