Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Tecnologia De Redimensionamento De Imagens Usadas Pelas Televisões


Aquibrasil

Pergunta

Olá pessoal tudo bem? Faz algum tempo que tenho uma dúvida que não sei ao certo onde encaixar aqui no fórum, decidi colocá-la aqui.

Qual a tecnologia que permite a uma televisão redimensionar uma imagem mantendo tamanha qualidade? Quer dizer... é curioso que a resolução do DVD cabe facilmente dentro de um monitor wide-screen de 17 polegadas e vemos rodar com altíssima qualidade e definição em televisões de 30 e 40 polegadas. Fazendo uma analogia, se fossemos redimensionar uma janela do Quick Time, por exemplo, para que o vídeo medisse 30 polegadas, ele se embaçaria e perderia significativamente a qualidade, a minha pergunta é: que tecnologia o DVD e as televisões utilizam para redimensionar imagens e vídeos sem perda de qualidade?

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Cara, não sei ao certo, mas vou dar uma "sugestão" de idéia....

Porque, ao invés de redimensionar uma imagem pequena para uma grande, eles não fazem o oposto?... criam uma imagem para ser passada em uma tela de 100'', e, quando passada em uma tela de 20'', a imagem apenas é encolhida........ :)

A definição que se pode dar numa mídia de DVD é muito grande, acho que o que ocorre é o que eu citei, e não o contrário... :)

Se pensarmos numa "janela do QuickTime", provavelmente você está pensando em um vídeo que foi feito para ser trafegado pela WEB, e, em função da limitação da velocidade da conexão e do armazenamento web, os vídeos par web não têm definições absurdas. Diferente da mídia de DVD, que não é transferida para lugar nenhum.

Tanto que se você capturar um vídeo que foi filmado numa filmadora com mídia "Mini-DV" ou "DV", você consegue, sem compressão, vídeos de mais de 30Gb, dependendo do tempo de filmagem e da qualidade do equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Mas não é isso que acontece, a resolução de DVD é menor que 1024x768, e olha que essa resolução preenche no máximo uma TV de 17 polegadas... tanto é que em um DVD não cabe mais que 4,7 GB de dados.

Agradeço muito diraol :) , mas não conseguiu responder a minha pergunta. :unsure:

Em aguardo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Mas não é isso que acontece, a resolução de DVD é menor que 1024x768, e olha que essa resolução preenche no máximo uma TV de 17 polegadas... tanto é que em um DVD não cabe mais que 4,7 GB de dados.

Agradeço muito diraol :) , mas não conseguiu responder a minha pergunta. :unsure:

Em aguardo...

Claro que cabe mais do que 4,7GB. DVDs originais, em geral, são do tipo DVD-9, que ao contrário do DVD-5 (4,7GB), armazenam mais de 8GB. Sendo que este tamanho não tem muito haver com o tamanho do vídeo, mas sim com a qualidade dele.

Não achei nenhum lugar que dissesse que uma TV de 17 polegadas tem resolução de 1024x768, mas sim que as TVs normais tem até somente 480 linhas horizontais. E um DVD tem essa mesma quantidade ou mais de linhas horizontais.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Estamos falando de TV LCD (Um monitor TV de 17 polegadas tem que resolução padrão? Poxa, que difícil dedução) ou Plasma... DVD de 8 GB não armazenaria três horas de vídeo com resolução superior a 1600x1200. E isso tudo é irrelevante, o que eu quero saber é como uma televisão redimensiona imagens mantendo tamanha qualidade, algo que no computador não conseguimos...

Pergunta ainda não respondida. Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Eu ainda concordo com o Diarol. Acho que a resolução é alta, para ser reduzida, quando necessário.

Eu gostaria de aproveitar este tópico sobre telas para perguntar qual é a diferença entre telas de cristal líqueüido, LCD e plasma. Telas de notebooks são de cristal líqueüido, né? Elas ficam escuras, conforme a posição que você as olha; isso acontece com o LCD e o plasma?

Valeu

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Mas que saco, acabo de evidenciar que a resolução não é alta suficiente para caber em uma TV de 22" e você vem e concorda com o que já se mostrou errôneo. Pfff... diferenças entre LCD e Plasma? Pfff... abra um tópico separado, pelamor! <_<

Ainda aguardo respostas, por favor, sem desvios de assunto, assim não vamos a lugar algum... =(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Aquibrasil, pega leve cara....... sem stress e brigas, se não eu vou trancar o tópico.

Ele tentou te ajudar e você ainda ficou puto com ele.

Acho que faltou um pouco de bom senso da sua parte. Pega leve ai.

Agora, aonde você evidenciou que a resolução não é alta suficiente?

Eu quero que você me mostre aonde você encontrou esse dado!......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

http://www.newegg.com/Product/Product.asp?...N82E16824200002

http://www.newegg.com/Product/Product.asp?...N82E16889005001

Pelo que se pode constatar dos links que eu passei, a resolução não passa tanto assim de 1024x768.

Em todo caso, mesmo que passe, não vi em lugar nenhum escrito que os filmes dos DVDs vêm "gravados" em 1024x768 ou 800x600. Claro que podemos ter filmes de baixa qualidade, mas não acho isso normal.

Aliás, se você assistir a um desenho animado numa Plasma de 50'' (desenho, por exemplo, ICE AGE II ou OS INCRÍVEIS), você não vai ver perda de qualidade nenhuma. Já uma filmagem "caseira", talvez você veja. Isso pois uma animação gráfica pode ser feita com resoluções altíssimas, e acho que posso até dizer que um filme de grande porte também tem essa qualidade, proporcionada por equipamentos de primeira linha, diferente do equipamento caseiro.

Só pra você ter uma idéia.

A Filmadora SONY HDR-FX1, que é profissional, mas não chega nem perto das câmeras de HOLLYWOOD, consegue gravar na resolução de 1440 pixels x 1080 lines ..................... portanto, depreende-se que todos os filmes são feitos em resoluções de, no mínimo, 1440 pixels x 1080lines, que é a resolução 1080i (máxima qualidade digital de hoje em dia, poucos televisores realmente "utilizam" ela).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Estamos falando de TV LCD (Um monitor TV de 17 polegadas tem que resolução padrão? Poxa, que difícil dedução) ou Plasma...

Você não disse isso antes. Eu reli os seus primeiros posts para me certificar disso. E isso não é realmente dedutível, visto que existem TVs padrões de 17 polegadas.

DVD de 8 GB não armazenaria três horas de vídeo com resolução superior a 1600x1200. E isso tudo é irrelevante

Não sei se você percebeu, mas agora você está se contradizendo. Foi você mesmo que veio com a afirmação de que o fato de um DVD-5 armazenar apenas 4,7GB implica que ele não guarde um vídeo com resolução superior a 1024x768. Está lá no seu segundo post.

Sei perfeitamente que este post não vai acrescentar nada, e, portanto, peço desculpas ao moderador e aos outros membros que participaram do tópico, mas é que não dá pra aguentar essa sua postura agressiva. Então, resolvi, humildemente, mostrar que você mesmo falhou em formular a dúvida e subsequentemente falhou em sua tentativa de "retrucar" os comentários e opiniões (que deveriam ser tratados como são, ou seja, "comentários" e "opiniões", e não como "fervorosas crenças").

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...