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Formatação Condicional


Question

Muitas pessoas perguntam sobre como trabalhar com cores dentro do Excel, por exemplo, em uma tabela de notas, a pessoa quer que notas entre 0 e 5 fique na cor vermelha, notas entre 5 e 7 fique na cor amarela, e notas entre 7 e 10 na cor azul. Como poderíamos resolver esse problema sem trabalhar com VBA?

Podemos usar o recurso do Excel chamado Formatação Condicional.

Vá em Formatar>>Formatação condicional, lá você verá as seguintes opções:

Terá uma caixa de listagem com as seguintes opções: "O valor da célula é" e "A formula é" ai você escolhe a opção que melhor se adequa, no caso do exemplo que eu sitei acima, vamos deixar a opção "O valor da célula é".

A segunda caixa de listagem terá as seguintes opções: "entre", "não está entre", "igual a", "diferente de", "maior do que", "menor do que", "maior ou igual a" e "menor ou igual a", agora você escolhe a sua preferência, no caso do exemplo escolheremos a opção "entre".

Você verá duas caixas de texto que será aonde colocaremos os valores, na primeira você coloca 7 e na segunda coloca 10, clique no botão "Formatar", e na caixa de listagem cor coloque azul, de Ok. Essa foi nossa primeira condição, clique agora em "Adicionar", e escreva a segunda condição, no caso os valores 5 e 7 e coloque a cor amarela, depois adicione a terceira condição e coloque os valores 0 e 5 e coloque a cor vermelha.

Pronto, ele mudará automaticamente de cor quando as notas forem alteradas.

Obs: Você pode trabalhar com no máximo 3 condições dentro da formatação condicional.

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5 answers to this question

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Um complemento interessante é usar a Formatação Padrão da célula para ajudar no resultado do trabalho.

Exemplo.

Para notas abaixo do Mínimo para aprovação numa Matéria qualquer.

Supondo que o mínimo para ser aprovado é 5. E se as notas estiverem no intervalo B1:B10, então faça.

Selecione o Intervalo B1:B10, Clique em Formatar>>Células>>na guia Número escolha Personalizado e coloque [<5]"Reprovado";[>5]"Aprovado";Geral.

O resultado é:

Se a nota em B1, por exemplo for maior que 5 aparecerá Aprovado, caso contrário será Reprovado.

Espero que a dica ajude.

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parabens pelo tutorial, eu quase nunca mecho no excel, mas se fosse preciso fazer uma coisa dessas eu usaria o se(), mas achei sua explicação melhor

valeu

Obrigado Fabyo!!! Mas tenho uma notícia triste para te dar, você só conseguiria fazer isso com o se() se fosse no VBA, na função SE, você não pode fazer isso...heheheh

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