Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Qual A Vantagem?


Henderson

Pergunta

16 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Assim

Tem umas coisas lá que eu altero

E dá pra por exemplo

eu faço um arquivo assim

<html>
<body>
<%
Response.write "Olá"
%>
</body>
</html>

E salvo como OLA.HTML

Quando eu acessar o arquivo, vai aparecer na tela do navegador

Response.write "Olá"

Porque ele tá salvo como html certo?

Mas no meu servidor, eu posso fazer com que mesmo com a extensao .HTML ele execute o código ASP.

Mas queria saber se tem alguma vantagem nisso...

Um exemplo disso é o site do fotolog.com

Veja que todas as páginas são html, mas não é provável que aquelas páginas sejam programadas todas em html...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

amigo..

não vejo como ser possivel rodar codigos ASP dentro de uma pagina HTML..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Henderson olá.

Eu acredito que esteja acontecendo com você o que aconteceu com todos aqui, qual é a vantagem de usar HTML em ASP...Muitas vezes se pode definir isto como primeira vez muito natural a todos aqui.

Gostaria de dizer a você que muitas vezes HTML e ASP andam na mesma direção porem com funções diferentes, ASP com a parte dinâmica e HTML com a parte estática, porem muito eficiente quando bem utilizada.

Usar ASP em uma pagina HTML definida como arquivo o famoso .html seria uma questão de lógica, porem pouco conhecida, quando falamos em ASP logo vem a cabeça de scripts voltado a banco de dados e manipulação de dados, neste caso seria impossível utilizar o arquivo definido como .html por motivos de técnicos, porem determinadas funções ASP pode ser utilizadas em paginas HTML normal mente, respeitando o limite de porta ativa, muito chamada como direção física, um banco de dados por exemplo, nestes casos não seria permitido, mas em outros casos como o que você citou Response.write, neste caso tudo pode ser elaborado, porem bugs em relação a drivers de linguagem seria certo, um programador experimente sabe que ao rodar uma pagina em HTML em um servidor com suporte ASP ela está parcialmente utilizando os recursos do servidor e um deles é o ASP, porem limitadamente, muito parecido com uma confusão típica entre ASP e PHP

Ambos tem o mesmo poder de fogo, porem com seus aliados típicos, o ASP com Visual base e ai vai, acredito que em paginas HTML rodas em um servidor com recursos ASP poderia facilmente reconhecer determinadas funções ASP porem limitadamente, mas não confunda ASP com comandos nativos do Visual base, e o que você citou é nativo e não tipicamente do ASP, na verdade o que é típico em Visual base é nativo em ASP e o que é típico em Visual base e o que é nativo em ASP, vou te dar um grande exemplo:

If then

and if

Isto é nativo em Visual base e típico em asp, na teoria e pratica funciona bem assim, poderia manipular isto em uma única pagina fixa em HTML pelo motivo de ser nativo, seu reconhecimento seria nativo e não por drivers, neste caso sua pagina HTML não dependeria de um arquivo definido como a extensão ASP.

Acredito que neste caso você seria muito limitado na manipulação de dados (que por sinal é o grande negocio do ASP) porem seria possíveis por forma de campo invisível manipular dados, isto é muito chato e trabalhoso, coisa de quem está iniciando (eu já estive lá e quando descobri que o negocio é banco de dados minha vida mudou).

Bom definindo sua pergunta e duvida, seria sim porem com comandos nativos e relevantes ao visual base, e não a ASP aplicativo, este necessita de drivers apropriados para reconhecer a lógica da linguagem.

Caso você tenha duvidas sobre ASP (sou eterno defensor do ASP, se você poder estudar estude) lembre se que o ASP é uma poderosa linguagem voltada a manipulação de dados e ligação entre eles, a criação e apresentação são fatores ligados a scripts isolados em determinadas paginas que requer 90% e 10% de criatividade, em ASP o que faz a diferença é a matemática e como você programa suas idéias, uma idéia boa com uma programação errada o resultado não será 100 a idéia original, por isso é bom saber usar recursos cmo este que vou citar, simples porem eficiente.

<%

if porcentagem <> 0 then

x = resultado_positivo

y = 100

z = resultado_positivo + resultado_negarivo

total = x*y/z

resultado = Mid(total,1,5)

else

resultado = porcentagem

end if

%>

Tente ficar intimo deste sctipt, ele calcula o resultado em porcentagem entre uma soma de positivos e negativos, muito pratico e eficiente, porem simples com uma boa definição de matemática.

Fica com Deus e força, forte abraço por traz bem apertado hehehhe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

dark0

é possível

se você já fuçou no iss, tem uma parte que tem as extensões e o driver que executa as paginas com aquelas extensoes

se você colocar no lugar da extensao do HTML, o driver que esta na extensao ASP, qe é o mesmo da ASA, verá que se você fizer uma pagina asp inteira e salva-la como .html, ele rodara como ASP.

e no meu atual servidor, eu posso fazer isso...

nunca tinha visto isso em nenhum servidor que hospedei

mas, qual a vantam disso?

E MBLMarcio, não sei se você me entendeu bem

Pois não são apenas alguns recursos que ele executa em asp, ele executa TUDO.

Ele interpreta uma página salva com a extensão .html, como se fosse uma .ASP.

Sem limitação de nada, é como se fosse uma página asp, só que a extensao é html.

repito, veja o exemplo do www.fotolog.com

Todas as páginas são salvas como .html, porém, html não é a unica linguagem utilizada lá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Mais um fantasma na aria o dia veio...ai di boa veio não vai no caminho do fantasma não extresa veio...o que a gente entendeu foi isto...

executar os arquivos Html como ASP

foi sito que eu e o dark0 entendeu e não transforma como você está falando ai o fantasma2 heheheheh

eu quero ver você fazer isto no Locaweb..entrar no administrador e configurar isto lá...ai eu te chamo de fantasma3 veio heheheheh

forte abraço...só tem doido aqui ...cade ofantasma para responder esta aqui também, só eu e o dark0 pó que respondemos, nem o anjo bom da andreia caiu nesta hehehehehe

fazer estas perguntas em foruns na net só isto veio...ou dizer cmo o Mercado livre com aquela caralhada de numero no url de produtos que é seguro, eles já uzaram isto e chamavam de CDdirital o mais serguro do mercado, anuncios de 4 reais a 20 com comissão de 5 porcento ..hehehehehe

se vai longe em fantasma2

OBS:

mais o que me deixo pputs aqui foi o tamanho do texto que digitei....a fantasma2 eu te pego!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

acredito que todos já viram sites com extenções .do,.bo ou coisas estranhas desse tipo PHP rodando asp... coisa bem doidas...

o iis pode sim fazer isso... você pode programar a extensão do arquivo ou seja um arquivo .bareta pode ser o mesmo de .asp

!!!!!!!

não lembro onde li isso....

mais tinha um tuto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

e aí galera.. por encrivel que pareça essa era minha duvida

estava lendo um forum falando sobre como indexar minhas

paginas em sites de busca.. como o google, yahoo etc.. e la

estava falando sobre isso.. uma das vantagens de usar a extençao html

Se liga:

O Google (e outras ferramentas de busca) possui problemas ao indexar páginas do tipo:

arquivo.php?artigo=2&categoria=3&pagina=2

O Google indexaria muito mais facilmente se fosse:

artigo-2-pagina2.html

Ele indexaria isso melhor por dois motivos:

1- A URL é menor e mais simples

2- O Robô do Google, para não travar servidores, nem sempre indexa páginas com as extensões ASP, PHP, ou CGI (este último principalmente).

Você pode fazer URLs bonitas no seu site utilizando Apache e o mod_rewrite. O mod_rewrite é complicado, portanto não vou incluir nada sobre ele aqui. Por favor procure um tutorial especializado.

Se você duvida do que eu falo, note que a "Versão Leve" do CDH possui a extensão .html mascarada no PHP:

http://forum.clubedohardware.com.br/lofive...ex.php/f13.html

Sim, o pessoal da Invision, que fez o fórum sabe disso.

Um sistema como esse da "Versão Leve" não é difícil de fazer. Novamente, existem tutoriais por aí explicando como, procure-os.

Eu queria saber.. como que eles fazem isso tp:

http://www.site.com.br/default.asp/pagina.html

Valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bom, uma vantagem seria se você utilizasse um editor que não identificasse corretamente um arquivo .ASP como um conteúdo mixto entre HTML e outra linguagem qualquer. É claro que ASP é bastante conhecido e um editor como o Dreamweaver dá esse tipo de suporte. Porém, me deparei com este problema quando fui refazer meu site em Python, cuja extensão é .py. Eu podia até abrir esse tipo de arquivo no Dreamweaver, porém não tinha a colorização e nem o completamento automático de código. Já abrindo o mesmo arquivo com a extensão .html eu tinha essa capacidade. O melhor neste caso foi realmente mudar no servidor (Apache) a extensão a ser executada, a fim de que eu pudesse editar normalmente meus arquivos usando o Dreamweaver.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

henderson

não conhecia esse recurso do iis.. rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

aah

eu achei no iis fuçando

mas nunca tinha visto em um servidor

aí fuçando também no painel de controle do servidor achei isso

porque no painel tem acesso a uns controles do apache, já que é servidor linux...

mas acho que não tem muita utilidade em se fazer isso não...

só esconde a verdadeira linguagem usada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

A principal vantagem é a segurança. Como você mesmo disse, o usuário não saberá que linguagem está usando (a não ser que você utilize aquelas páginas de erro padrão do ISS).

Agora, acho que a desvantegem é maior. Por quê?

Porque como você disse, em outros servidores não é possivel rodar ASP com um arquivo .html, e me diz: E se você precisar mudar de servidor? Vai ter que ficar arrumando links e extenções.

Acho melhor você deixar como .asp mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...