Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Select Top 3 From...


visual_online

Pergunta

olá gente, estou com uns probleminhas em meu sistema de noticias que to montando... quero que apareçam em cima as 3 primeiras noticias e logo abaixo, em outra seção, da quarta noticia pra frente, entendem? Como faço isso? já tentei de varias formas o comamdo select, mas acho que to fazendo errado pois so iniciante ainda.. tenho que terminar isso urgentemente e preciso da ajuda de algum filho de deus ai... valeu!!

<%
    busca = request("txtBusca")
    SQL = "Select * From posts Where post like'%" & busca & "%' or titpost like'%" & busca & "%' order by datapost DESC"
    Set RS = ConnDB.Execute(SQL)
    do until RS.EOF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

olá..eu quebrei a cabeça aqui também...acredito que se você não der mais detalher fica dificil saber o que você está fazendo...no meu ponto de fisca você está fazendo um quadro e outro quadro em baixo...o de cima mostra 3 e o outro todas, bom bem ai que veio a duvida:

você quer mostrar todas ou só algumas no segundo quadro?

por que você quer fazer isto?

como você montou isto?

por que o SQL não tem comando de começar a selecionar de um pondo entre dados, o motor do banco de dados trabalha como um cruz...vertical e horizontal...se pedir para ele fazer o que você está falando, ter um ponto de partida entre dados seria dificil...msa se você tiver como referencia data ai a coisa muda, mais se for por ID de registro ai fica preta a coisa...tipo:

1

2

3

4

5

6

ai você quer isto:

3

4

5

ai a coisa fica preta porque não tem um ponto de comparação, porem poderia ser feito com Between mas não aferia as duas pontas de informação já que você iria inserir sempre novas noticias certo, neste ponto é um negativo, masp ode ser feito uma gabiara neste ponto...sempre que você inserir uma nova você muda manualmente....maior trampo veio...mas se for por data ai a coisa fica mole com o between.

bagulho loco este em veio...eu acho que você está querendo fazer algo que niguem vai nem perceber...tipo...ah eu já li está...ou cade a notica um? acho que isto não acontece.

mas caso você goste de suzar ponto de visão você poderia usar um bem legal...funciona ai vai:

pegue as 3 de cima e use top 3 ai coloque desc

ai vem o truque ..coloque as outras colo aleatoria...com uma sugestão de ordenar.

se for MySQL ai a coisa muda também...ai da pra brincar com LIMIT 4,100 sei lá entendeu

mas posta ai certinho a logica tbl ai da para ajudar mais e fala qual você está usando SQL server ou MySQl belez.]

forte abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

<%

function LimitaTexto(palavra)

tamanho = 180

if len(palavra) > tamanho then

palavra = left(palavra, tamanho)

palavra = palavra & "...Leia mais."

end if

LimitaTexto = palavra

end function

Dim ConnDB

Set ConnDB = Server.CreateObject("ADODB.Connection")

ConnDB.Open "DBQ=" & Server.MapPath("informativo/bloggus/dados/blog.mdb") & ";Driver={Microsoft Access Driver (*.mdb)}"

Set rs = Server.CreateObject("ADODB.Recordset")

SQL2 = "Select titblog From login"

Set RS = ConnDB.Execute(SQL2)

%>

<%

busca = request("txtBusca")

SQL = "Select * From posts Where post like'%" & busca & "%' or titpost like'%" & busca & "%' order by datapost DESC"

Set RS = ConnDB.Execute(SQL)

do until RS.EOF

post = rs("post")

response.write "<font face='Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif' size='3' color='#006699'><b>"

response.write (RS("titpost"))&"<br>"

response.write "</font></b>"

response.write LimitaTexto(post) &"<br>"

RS.MoveNext

loop

If RS.BOF Then Response.Write "<font color=red size=2><b>Não foi encontrado nenhum resultado!</b></font>"

%>

isso é o codigo que esta buscando todas as mensagens do bd acsess. O site é de noticias e na parte superior, tera 4 noticias com o titulo grande e uma pequena chamada em baixo.... com isso que postei acima, ele faz isso, mas está puxando tudo no bd. então to precisando fazer o seguinte:

1 - Limitar, como disse, a exibir somente as quatro ultimas noticias postadas.

porque isso? porque na parte mais em baixo, com o titulo de "outras noticias" vou colocar o restante das noticias em fonte pequena (tamanho 1 no DreamWeaver) e se euexibir todas as noticias com o titulo grande (igual ao oglobo.globo.com) a página fica super lotada.

então resumindo, supondo que meu bd tem 30 registros, na parte superior quero exibir somente as quatro primeiras noticias e em algum lugar da pagina, exibir por exemplo, da quinta noticia até a vigésima...

rapaz, já to de cabeça quente com isso e se você me der uma mão nisso... será uma gloria.

e se você tiver por ai, um sisteminha de noticias que você ache legal e quiser me fornecer, será bem vindo também... :rolleyes:

... e também aceito sugestões... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...