Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Instalar O Linux


Guest xElferx

Pergunta

Olá!

Eu tenho dois HDs, um de 80 GB que é o meu hd master e esta totalmente formatado em NTFS e outro de 40 GB que esta formatado em 98 % NTFS e o resto EXT3, e é o hd slave. Mas no HD de 40 eu desejo instalar uma distro do linux (Suse Enterprise 10.1). Eu quero que essa distro ocupe 30 gibabytes. O Suse trabalha com o sistema de arquivos reiserfs. A minha unica duvida é. Quais são as partições que devo criar. Um pro / , outra pro /boot e outra para memoria SWAP ??? E qual o tamanho recomendado, e uma ultima duvida, tem jeito de fazer o linux bootar?? Mesmo sendo instalado em um HD slave??

Agradeço desde já a ajuda,

abs,

Elfer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Vou transferir você para a seção LINUX, tenho certeza que o pessoal por lá é mais capacitado do que eu para te explicar isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Quais são as partições que devo criar. E qual o tamanho recomendado

Voce pode fazer duas partições:

- uma Swap que geralmente é o dobro do tamanho da sua memoria RAM.

- e a outra onde o sistema será montado "/", o tamanho dela pode ser 30Gb - Swap

tem pessoas que fazem outras partições para separar alguns diretórios como o /home por exemplo

mas não vejo tanta necessidade.

e uma ultima duvida, tem jeito de fazer o linux bootar?? Mesmo sendo instalado em um HD slave??

tem sim

na instalação ele vai pedir para instalar um gerenciador de boot, não sei qual é o padrão da SUSE

lilo ou grub, voce pode instalar ele na MBR, provavelmente ele já configura as entradas sem complicações.

mas se caso voce tenha que acertar sua configuração, basta lembrar de alguns detalhes da identificação de suas partições.

IDE0 - Master - hdax

IDE0 - Slave - hdbx

IDE1 - Master - hdcx

IDE1 - Slave - hddx

onde x é o número da partição

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...