Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Interbase Em Rede


Cleverson Honório Gouvêa

Pergunta

E aew Galera da programação!!!

Gostaria de postar aqui algo que aconteceu comigo e derrepente fazer desse tópico um ponto de auxilio para programadores que usam Interbase!!! Perguntei aqui em outro tópico se Interbase e Firebird era a mesma coisa pois foi essa a impressão que tive ao visitar alguns tópicos!!!

Bom, Tive certas dificuldades ao conectar o meu Programa em duas maquinas com o Interbase, as duas usavam XP, gostaria de solucionar várias duvidas e derrepente aqui aprender a deixar essa conexão mais rápida.

Primeiro as duas usavam XP e não conectavam por causa do Firewall, então aí vai amigos:

1º Vá no Painel de Controle, abra a Central de Segurança, abra Firewall do Windows.

2º Na guia exceções clique em adicionar porta, coloque no nome "InterBase Server" e na porta "3050" selecione TCP e clique em OK em seguida em OK.

Pronto você abriu a Porta do Interbase que estava fechada e atrapalhava a conexão com o Interbase!!!

Mas daí eu sei que tem como se usar o IBConsole para criar o Server, só que se eu fizer isso só posso usar os componentes da palheta do Interbase ( IBTable, IBConection ...) ou posso usar da BDE mesmo (Table,Database...) bom, como minha aplicação já estava toda pronta com os componentes da BDE eu tentei de todo jeito conectar meu programa, apanhei muito mas consegui:

Aí vai:

Na maquina onde é o Servidor configurei a Alias assim na BDE:

Alias = Dados

SQLQRYMODE = Server

Server Name = c:\arquivos de Programas\Nome do Programa\Banco de Dados.GDB

E na maquina do Cliente coloquei assim:

Alias = Dados

SQLQRYMODE = Local

Server Name = Nome Do Server:c:\arquivos de Programas\Nome do Programa\Banco de Dados.GDB

E funcionou direitinho, só com um problema... Ficou muito Lerdo, só para abrir o Software era quase 2 minutos para fechar então, daí eu vi que o windows XP tinha um probleminha com a Extensão .GDB e alterei para .IB coloquei o novo endereço nas alias e melhorou, mas ainda tá bem Lerdo!!!

Será que se o Server tiver como Sistema Operacional um Windows Server ou algo do Tipo melhora a velocidade???

Existe algum código que possa melhorar???

O Firebird vai melhorar???

Ou seja, podemos fazer desse Tópico um aprimorador de Velocidade !!!

Acredito que isso será util para varios programadores!!!

falou Galera, obrigado mais uma vez pela atenção e pela força!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

opa

então como mencionei no seu outro tópico, eu não mexo com

banco de dados então não sei te ajudar, mas uma coisa que eu

acho é que talvez se você usasse componentes preparados para

conexão como o ZeosLib por exemplo talvez essa lentidão não teria...

"Talvez" sim essa lentidão é por causa do BDE, to falando porque

nunca ouvi ninguém falar que usou para conexão com IB, mas como

falei e falando denovo eu não manjo nada de BD, então ignora isso

caso esteja falando bobagem ahuauha

Porque você não tenta o componente ZeosLib?

é de graça, opensource e suporta a maioria dos bancos de dados, e

eu já mexi com Firebird/ZeosLib em rede e até internet, não tinha lentidão

nenhuma, imagine em rede então que uma 10/100 faz em média 3,5 mb

por segundo de transferência...

É fácil configurar a ZeosLib, a única coisa que você vai precisar é

do datasource da paleta Datacontrols, o resto tem tudo tipo

ZQuery, ZTable, e é tudo nativo...

Da uma olhada no site do Zeoslib

Baixe o ZeosDBO (Zeos Database Objects)

Primeiro as duas usavam XP e não conectavam por causa do Firewall
Desabilite o Firewall...

O firewall do Windows é um peso morto no computador, ainda mais computadores em

rede, qualquer trojan, spyware, malware burlam ele...

Será que se o Server tiver como Sistema Operacional um Windows Server ou algo do Tipo melhora a velocidade???
Nem precisa, nem Firebird, nem Interbase são tão pesados assim, ainda mais pra poucas máquinas em rede...

Se fosse por exemplo, 100 máquinas em rede e todas trabalhando com banco de dados ai sim você teria que

ter um OS próprio pra servidor, um Linux por exemplo e uma máquina boa rsr

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Perguntei aqui em outro tópico se Interbase e Firebird era a mesma coisa pois foi essa a impressão que tive ao visitar alguns tópicos!!!
Cleverson, o FB não é exatamente a mesma coisa que o IB. Ele apenas teve seu início a partir da versão Open Source do InterBase 6.0 (veja), está na versão 2.0 (RoadMap 2007).
Alias = Dados

SQLQRYMODE = Server

Server Name = c:\arquivos de Programas\Nome do Programa\Banco de Dados.GDB

E na maquina do Cliente coloquei assim:

Alias = Dados

SQLQRYMODE = Local

Server Name = Nome Do Server:c:\arquivos de Programas\Nome do Programa\Banco de Dados.GDB

Cleverson, eu utilizao o FireBird e com relação a esta questão de endereçamento do banco ele tem uma opção interessante. Na pasta de instalação do servidor do banco (no servidor), existe um arquivo alias.conf onde você configura o caminho do banco e atribui a ele um alias.

Ex.: Criando um alias para um bando de dados Fones, uma linha adicionada neste arquivo contém:

FONE = C:\Arquivos de programas\Freeware\Firebird_1_5\Database\fones.fdb

é possível definir vários. Daí onde você colocou Server Name=SERVER:Path, você utiliza Server Name=SERVER:FONE. A principal vantagem, é que você não tem que saber o caminho do arquivo do banco de dados no servidor. Para o cliente (e em sua aplicação) pouco interessa onde está este arquivo. No máximo você deve saber (e/ou configurar) onde estará o servidor do banco (e isso já seria necessário).

Com relação a desempenho, nunca observei qualquer problema. Entretanto, como lhe sugeriu o colega Churc, eu utilizo componente de acesso específico para FB (o pacote MDO).

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...