Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Api Do Windows


Denis Bittencourt Muniz

Pergunta

Olá galera!

Esse tópico deveria fazer parte (como conteúdo) do tópico 'Material de estudo' aqui dessa sala. Mas faço questão de uma atenção especial para esse tópico.

A API do Windows (conhecida popularmente como WinAPI/Win32API) é uma interface de interação entre a aplicação e serviços do sistema operacional, resumindo, interface (API, Application Programming Interface) voltada para funções (conjunto de funções) de controle do sistema como, por exemplo, criação de janelas, criação de menus, envio de comunicação entre janelas ativas, manipulação de threads/processos, manipulação de arquivos, suporte gráfico para desenho, gerência de memória, alocação em memória heap/virtual, entre outras várias utilidades, já que o Windows chama essas funções para controle interno.

O Windows 95 possui 1500 funções que constitui a API. O Windows XP possui 6500 funções.

Mas como posso começar? Saiba:

  • Fique sabendo que na biblioteca Windows.h existe definições de várias funções, mas não todas, pois essa biblioteca não foi atualizada com o tempo. Mas, e se eu quiser usar uma função não definida na biblioteca? Chame a mesma direto da DLL (você vai saber a DLL em que a função está, pois estará lendo a documentação daquela determinada função da API, certo?), existe um tutorial (tópico fixo) aqui no fórum que fala sobre chamada de função em DLL.
  • Muitas funções usam ponteiros/ponteiros para funções (callbacks). Domine esses conceitos primeiro, isso fará uma aprendizagem rápida de várias funções.
  • A API não é constituída só de funções. Existe estruturas de dados (struct's)/Constantes. Digo isso, pois a documentação não se refere a valores fixos, mas sim há constantes, préviamente documentadas, e estruturas documentadas.
  • A API é voltada principalmente para as linguagens C/C++ (no entanto que o Windows foi escrito em C), no entanto, pode ser usada em qualquer outra linguagem que suporte chama de DLL.
  • http://msdn2.microsoft.com/en-us/library/aa383750.aspx (link para a documentação da API do Windows)

Espero que isso ajude vocês! : )

Falows! Qualquer dúvida poste um tópico no fórum!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

0 respostass a esta questão

Posts Recomendados

Até agora não há respostas para essa pergunta

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.


  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...