Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Rede Wireless


raphael_suporte

Pergunta

O que são Redes Wireless?

A palavra wireless provém do inglês: wire (fio, cabo); less (sem); ou seja: sem fios. Wireless então caracteriza qualquer tipo de conexão para transmissão de informação sem a utilização de fios ou cabos. Uma rede sem fio é um conjunto de sistemas conectados por tecnologia de rádio através do ar. Pela extrema facilidade de instalação e uso, as redes sem fio estão crescendo cada vez mais. Dentro deste modelo de comunicação, enquadram-se várias tecnologias, como Wi-Fi, InfraRed (infravermelho), bluetooth e Wi-Max.

Seu controle remoto de televisão ou aparelho de som, seu telefone celular e uma infinidade de aparelhos trabalham com conexões wireless. Podemos dizer, como exemplo lúdico, que durante uma conversa entre duas pessoas, temos uma conexão wireless, partindo do principio de que sua voz não utiliza cabos para chegar até o receptor da mensagem.

Nesta categoria de redes, há vários tipos de redes que são: Redes Locais sem Fio ou WLAN (Wireless Local Area Network), Redes Metropolitanas sem Fio ou WMAN (Wireless Metropolitan Area Network), Redes de Longa Distância sem Fio ou WWAN (Wireless Wide Area Network), redes WLL (Wireless Local Loop) e o novo conceito de Redes Pessoais Sem Fio ou WPAN (Wireless Personal Area Network).

As aplicações de rede estão dividas em dois tipos: aplicações indoor e aplicações outdoor. Basicamente, se a rede necessita de comunicação entre dois ambientes, a comunicação é realizada por uma aplicação outdoor (dois prédios de uma mesma empresa, por exemplo). A comunicação dentro de cada um dos prédios é caracterizada como indoor. A comunicação entre os dois prédios é realizada por uma aplicação outdoor.

Como funcionam?

Através da utilização portadoras de rádio ou infravermelho, as WLANs estabelecem a comunicação de dados entre os pontos da rede. Os dados são modulados na portadora de rádio e transmitidos através de ondas eletromagnéticas.

Múltiplas portadoras de rádio podem coexistir num mesmo meio, sem que uma interfira na outra. Para extrair os dados, o receptor sintoniza numa freqüência específica e rejeita as outras portadoras de freqüências diferentes.

Num ambiente típico, o dispositivo transceptor (transmissor/receptor) ou ponto de acesso (access point) é conectado a uma rede local Ethernet convencional (com fio). Os pontos de acesso não apenas fornecem a comunicação com a rede convencional, como também intermediam o tráfego com os pontos de acesso vizinhos, num esquema de micro células com roaming semelhante a um sistema de telefonia celular.

A topologia da rede é composta de que?

* BSS (Basic Service Set) - Corresponde a uma célula de comunicação da rede sem fio.

* STA (Wireless LAN Stations) - São os diversos clientes da rede.

* AP (Access Point) - É o nó que coordena a comunicação entre as STAs dentro da BSS. Funciona como uma ponte de comunicação entre a rede sem fio e a rede convencional.

* DS (Distribution System) - Corresponde ao backbone da WLAN, realizando a comunicação entre os APs.

* ESS (Extended Service Set) - Conjunto de células BSS cujos APs estão conectados a uma mesma rede convencional. Nestas condições uma STA pode se movimentar de uma célula BSS para outra permanecendo conectada à rede. Este processo é denominado de Roaming.

As Redes WLAN Podem ser configuradas como:

* Ad-hoc mode – Independent Basic Service Set (IBSS)

A comunicação entre as estações de trabalho é estabelecida diretamente, sem a necessidade de um AP e de uma rede física para conectar as estações.

* Infrastructure mode – Infrastructure Basic Service Set

A rede possui pontos de acessos (AP) fixos que conectam a rede sem fio à rede convencional e estabelecem a comunicação entre os diversos clientes.

Tecnologias empregadas

Há várias tecnologias envolvidas nas redes locais sem fio e cada uma tem suas particularidades, suas limitações e suas vantagens. A seguir, são apresentadas algumas das mais empregadas.

* Sistemas Narrowband

: Os sistemas narrowband (banda estreita) operam numa freqüência de rádio específica, mantendo o sinal de de rádio o mais estreito possível o suficiente para passar as informações. O crosstalk indesejável entre os vários canais de comunicação pode ser evitado coordenando cuidadosamente os diferentes usuários nos diferentes canais de freqüência.

* Spread Spectrum:

É uma técnica de rádio freqüência desenvolvida pelo exército e utilizado em sistemas de comunicação de missão crítica, garantindo segurança e rentabilidade. O Spread Spectrum é o mais utilizado atualmente. Utiliza a técnica de espalhamento espectral com sinais de rádio freqüência de banda larga, foi desenvolvida para dar segurança, integridade e confiabilidade deixando de lado a eficiência no uso da largura de banda. Em outras palavras, maior largura de banda é consumida que no caso de transmissão narrowaband, mas deixar de lado este aspecto produz um sinal que é, com efeito, muito mais ruidoso e assim mais fácil de detectar, proporcionando aos receptores conhecer os parâmetros do sinal spread-spectrum via broadcast. Se um receptor não é sintonizado na freqüência correta, um sinal spread-spectrum inspeciona o ruído de fundo. Existem duas alternativas principais: Direct Sequence Spread Spectrum (DSSS) e Frequency Hopping Spread Spectrum (FHSS).

Links úteis:

http://www.spreadspectrum.cjb.net/

http://www.kmj.com/proxim/pxhist.html

Direct Sequence Spread Spectrum (DSSS): Gera um bit-code (também chamado de chip ou chipping code) redundante para cada bit transmitido. Quanto maior o chip maior será a probabilidade de recuperação da informação original. Contudo, uma maior banda é requerida. Mesmo que um ou mais bits no chip sejam danificados durante a transmissão, técnicas estatísticas embutidas no rádio são capazes de recuperar os dados originais sem a necessidade de retransmissão. A maioria dos fabricantes de produtos para Wireless LAN tem adotado a tecnologia DSSS depois de considerar os benefícios versus os custos e benefício que se obtém com ela. Tal é o caso dos produtos Wireless da D-Link.

Frequency-hopping spread-spectrum (FHSS): Utiliza um sinal portador que troca de freqüência no padrão que é conhecido pelo transmissor e receptor. Devidamente sincronizada, a rede efetua esta troca para manter um único canal analógico de operação.

Outras Tecnologias

A comunicação wireless está presente há um bom tempo no nosso cotidiano. Falemos da conexão sem fio mais comum – os controles remotos para televisores, som, DVD, entre outros, utilizam conexão por raios infravermelhos (InfraRed). Essa conexão atua em um alcance máximo de 5m aproximadamente, e com ângulo de 45 graus a partir da fonte.

Apesar de oferecer conexão, o InfraRed trazia a inconveniência de sempre necessitar do alinhamento dos dispositivos, o que criava uma certa dificuldade para locomoção, além de ter a mesma velocidade de uma porta serial. Foi então desenvolvida a tecnologia conhecida como bluetooth. Essa tecnologia atua em um raio de 10m, com uma velocidade maior que o InfraRed, utilizando a Rádio Freqüência.

Com bluetooth, o sinal se propaga em todas as direções, não necessita alinhamento e torna a locomoção mais fácil. Os padrões de velocidade são:

- Assíncrono, a uma taxa máxima de 723,2 kbit/s (unidirecional).

- Bidirecional síncrono, com taxa de 64 kbit/s, que suporta tráfego de voz entre os dois dispositivos.

Com o sucesso do Wi-Fi, a Intel começou a apoiar uma outra nova tecnologia denominada Wi-Max. Esta conexão wireless de alta velocidade permite um alcance de até cerca de 48 quilômetros.

Uma outra solução é a Mobile-Fi, uma tecnologia que permite banda larga sem fio em vêículos em movimento. A NTT DoCoMo e alguns startups trabalham atualmente na definição de um protocolo, o que deve acontecer em 2005 ou 2006. A Nextel também está conduzindo testes com o Mobile-Fi.

Uma outra tecnologia nova que desponta é a UltraWideband, que permite a transmissão de arquivos enormes sobre distâncias curtas – mesmo através de paredes. Existe no momento uma disputa pela definição deste protocolo entre Texas Instruments e Intel de um lado, e Motorola do outro.

As principais dicas para se ter uma rede Wireless Segura

Uma rede sem fio é um conjunto de sistemas conectados por tecnologia de rádio através do ar, Com um transmissor irradiando os dados transmitidos através da rede em todas as direções, como impedir que qualquer um possa se conectar a ela e roubar seus dados? Um ponto de acesso instalado próximo à janela da sala provavelmente permitirá que um vizinho a dois quarteirões da sua casa consiga captar o sinal da sua rede, uma preocupação agravada pela popularidade que as redes sem fio vêm ganhando. Para garantir a segurança, existem vários sistemas que podem ser implementados, apesar de nem sempre eles virem ativados por default nos pontos de acesso.

O que realmente precisamos saber para que a rede sem fio implementada esteja com o nível correto de segurança? Em primeiro lugar é preciso conhecer os padrões disponíveis, o que eles podem oferecer e então, de acordo com sua aplicação, política de segurança e objetivo, implementar o nível correto e desejado. Ser o último disponível não garante, dependendo de sua configuração, que a segurança será eficiente. É preciso entender, avaliar bem as alternativas e então decidir-se de acordo com sua experiência e as características disponíveis nos produtos que vai utilizar, objetivando também o melhor custo.

A segurança wireless é um trabalho em andamento, com padrões em evolução. Com tempo e acesso suficientes, um hacker persistente provavelmente conseguirá invadir seu sistema wireless. Ainda assim, você pode tomar algumas atitudes para dificultar ao máximo possível o trabalho do intruso. , nas variantes de conotação maléfica da palavra. Temos, assim, práticas típicas concernentes a redes sem fio, sejam estas comerciais ou não, conhecidas como wardriving e warchalking.

Wardriving

O termo wardriving foi escolhido por Peter Shipley (http://www.diz.org/shipley/) para batizar a atividade de dirigir um automóvel à procura de redes sem fio abertas, passíveis de invasão. Para efetuar a prática do wardriving, são necessários um automóvel, um computador, uma placa Ethernet configurada no modo "promíscuo" ( o dispositivo efetua a interceptação e leitura dos pacotes de comunicação de maneira completa ), e um tipo de antena, que pode ser posicionada dentro ou fora do vêículo (uma lata de famosa marca de batatas fritas norte-americana costuma ser utilizada para a construção de antenas ) . Tal atividade não é danosa em si, pois alguns se contentam em encontrar a rede wireless desprotegida, enquanto outros efetuam login e uso destas redes, o que já ultrapassa o escopo da atividade. Tivemos notícia, no ano passado, da verificação de desproteção de uma rede wireless pertencente a um banco internacional na zona Sul de São Paulo mediante wardriving, entre outros casos semelhantes. Os aficionados em wardriving consideram a atividade totalmente legítima.

Warchalking

Inspirado em prática surgida na Grande Depressão norte-americana, quando andarilhos desempregados (conhecidos como "hobos" ) criaram uma linguagem de marcas de giz ou carvão em cercas, calçadas e paredes, indicando assim uns aos outros o que esperar de determinados lugares, casas ou instituições onde poderiam conseguir comida e abrigo temporário, o warchalking é a prática de escrever símbolos indicando a existência de redes wireless e informando sobre suas configurações. As marcas usualmente feitas em giz em calçadas indicam a posição de redes sem fio, facilitando a localização para uso de conexões alheias pelos simpatizantes da idéia.

O padrão IEEE 802.11 fornece o serviço de segurança dos dados através de dois métodos: autenticação e criptografia. Este padrão 802.11 define duas formas de autenticação: open system e shared key. Independente da forma escolhida, qualquer autenticação deve ser realizada entre pares de estações, jamais havendo comunicação multicast. Em sistemas BSS as estações devem se autenticar e realizar a troca de informações através do Access Point (AP). As formas de autenticação previstas definem:

* Autenticação Open System

- é o sistema de autenticação padrão. Neste sistema, qualquer estação será aceita na rede, bastando requisitar uma autorização. É o sistema de autenticação nulo.

* Autenticação Shared key – neste sistema de autenticação, ambas as estações (requisitante e autenticadora) devem compartilhar uma chave secreta. A forma de obtenção desta chave não é especificada no padrão, ficando a cargo dos fabricantes a criação deste mecanismo. A troca de informações durante o funcionamento normal da rede é realizada através da utilização do protocolo WEP.

Autenticação do cliente feita com "shared keys"

A autenticação do tipo Open System foi desenvolvida focando redes que não precisam de segurança para autenticidade de dispositivos. Nenhuma informação sigilosa deve trafegar nestas redes já que não existe qualquer proteção. Também se aconselha que estas redes permaneçam separadas da rede interna por um firewall (a semelhança de uma zona desmilitarizada – DMZ).

A autenticação Shared Key utiliza mecanismos de criptografia para realizar a autenticação dos dispositivos. Um segredo é utilizado como semente para o algoritmo de criptografia do WEP na cifragem dos quadros. A forma de obter esta autenticação é a seguinte:

1. Estação que deseja autenticar-se na rede envia uma requisição de autenticação para o AP.

2. O AP responde a esta requisição com um texto desafio contendo 128 bytes de informações pseudorandômicas.

3.A estação requisitante deve então provar que conhece o segredo compartilhado, utilizando-o para cifrar os 128 bytes enviados pelo AP e devolvendo estes dados ao AP.

4.O AP conhece o segredo, então compara o texto originalmente enviado com a resposta da estação. Se a cifragem da estação foi realizada com o segredo correto, então esta estação pode acessar a rede.

Dentro do utilitário de configuração você poderá habilitar os recursos de segurança. Na maioria dos casos todos os recursos abaixo vêm desativados por default a fim de que a rede funcione imediatamente, mesmo antes de qualquer coisa ser configurada. Para os fabricantes, quanto mais simples for a instalação da rede, melhor, pois haverá um número menor de usuários insatisfeitos por não conseguir fazer a coisa funcionar. Mas, você não é qualquer um. Vamos então às configurações:

SSID

A primeira linha de defesa é o SSID (Service Set ID), um código alfanumérico que identifica os computadores e pontos de acesso que fazem parte da rede. Cada fabricante utiliza um valor default para esta opção, mas você deve alterá-la para um valor alfanumérico qualquer que seja difícil de adivinhar.

Geralmente estará disponível no utilitário de configuração do ponto de acesso a opção "broadcast SSID". Ao ativar esta opção o ponto de acesso envia periodicamente o código SSID da rede, permitindo que todos os clientes próximos possam conectar-se na rede sem saber previamente o código. Ativar esta opção significa abrir mão desta camada de segurança, em troca de tornar a rede mais "plug-and-play". Você não precisará mais configurar manualmente o código SSID em todos os micros.

Esta é uma opção desejável em redes de acesso público, como muitas redes implantadas em escolas, aeroportos, etc., mas caso a sua preocupação maior seja a segurança, o melhor é desativar a opção. Desta forma, apenas quem souber o valor ESSID poderá acessar a rede.

WEP

O Wired Equivalency Privacy (WEP) é o método criptográfico usado nas redes wireless 802.11. O WEP opera na camada de enlace de dados (data-link layer) e fornece criptografia entre o cliente e o Access Point. O WEP é baseado no método criptográfico RC4 da RSA, que usa um vetor de inicialização (IV) de 24 bits e uma chave secreta compartilhada (secret shared key) de 40 ou 104 bits. O IV é concatenado com a secret shared key para formar uma chave de 64 ou 128 bits que é usada para criptografar os dados. Além disso, o WEP utiliza CRC-32 para calcular o checksum da mensagem, que é incluso no pacote, para garantir a integridade dos dados. O receptor então recalcula o checksum para garantir que a mensagem não foi alterada.

Apenas o SSID, oferece uma proteção muito fraca. Mesmo que a opção broadcast SSID esteja desativada, já existem sniffers que podem descobrir rapidamente o SSID da rede monitorando o tráfego de dados. Eis que surge o WEP, abreviação de Wired-Equivalent Privacy, que como o nome sugere traz como promessa um nível de segurança equivalente à das redes cabeadas. Na prática o WEP também tem suas falhas, mas não deixa de ser uma camada de proteção essencial, muito mais difícil de penetrar que o SSID sozinho.

O WEP se encarrega de encriptar os dados transmitidos através da rede. Existem dois padrões WEP, de 64 e de 128 bits. O padrão de 64 bits é suportado por qualquer ponto de acesso ou interface que siga o padrão WI-FI, o que engloba todos os produtos comercializados atualmente. O padrão de 128 bits por sua vez não é suportado por todos os produtos. Para habilitá-lo será preciso que todos os componentes usados na sua rede suportem o padrão, caso contrário os nós que suportarem apenas o padrão de 64 bits ficarão fora da rede.

Na verdade, o WEP é composto de duas chaves distintas, de 40 e 24 bits no padrão de 64 bits e de 104 e 24 bits no padrão de 128. Por isso, a complexidade encriptação usada nos dois padrões não é a mesma que seria em padrões de 64 e 128 de verdade. Além do detalhe do número de bits nas chaves de encriptação, o WEP possui outras vulnerabilidades. Alguns programas já largamente disponíveis são capazes de quebrar as chaves de encriptação caso seja possível monitorar o tráfego da rede durante algumas horas e a tendência é que estas ferramentas se tornem ainda mais sofisticadas com o tempo. Como disse, o WEP não é perfeito, mas já garante um nível básico de proteção. Esta é uma chave que foi amplamente utilizada, e ainda é, mas que possui falhas conhecidas e facilmente exploradas por softwares como AirSnort ou WEPCrack. Em resumo o problema consiste na forma com que se trata a chave e como ela é "empacotada" ao ser agregada ao pacote de dados.

O WEP vem desativado na grande maioria dos pontos de acesso, mas pode ser facilmente ativado através do utilitário de configuração. O mais complicado é que você precisará definir manualmente uma chave de encriptação (um valor alfanumérico ou hexadecimal, dependendo do utilitário) que deverá ser a mesma em todos os pontos de acesso e estações da rede. Nas estações a chave, assim como o endereço ESSID e outras configurações de rede podem ser definidos através de outro utilitário, fornecido pelo fabricante da placa.

Mais Informações: http://www.isaac.cs.berkeley.edu/isaac/wep-faq.html

WPA, um WEP melhorado

Também chamado de WEP2, ou TKIP (Temporal Key Integrity Protocol), essa primeira versão do WPA (Wi-Fi Protected Access) surgiu de um esforço conjunto de membros da Wi-Fi Aliança e de membros do IEEE, empenhados em aumentar o nível de segurança das redes sem fio ainda no ano de 2003, combatendo algumas das vulnerabilidades do WEP.

A partir desse esforço, pretende-se colocar no mercado brevemente produtos que utilizam WPA, que apesar de não ser um padrão IEEE 802.11 ainda, é baseado neste padrão e tem algumas características que fazem dele uma ótima opção para quem precisa de segurança rapidamente: Pode-se utilizar WPA numa rede híbrida que tenha WEP instalado. Migrar para WPA requer somente atualização de software. WPA é desenhado para ser compatível com o próximo padrão IEEE 802.11i.

Vantagens do WPA sobre o WEP

Com a substituição do WEP pelo WPA, temos como vantagem melhorar a criptografia dos dados ao utilizar um protocolo de chave temporária (TKIP) que possibilita a criação de chaves por pacotes, além de possuir função detectora de erros chamada Michael, um vetor de inicialização de 48 bits, ao invés de 24 como no WEP e um mecanismo de distribuição de chaves.

Além disso, uma outra vantagem é a melhoria no processo de autenticação de usuários. Essa autenticação se utiliza do 802.11x e do EAP (Extensible Authentication Protocol), que através de um servidor de autenticação central faz a autenticação de cada usuário antes deste ter acesso a rede.

RADIUS

Este é um padrão de encriptação proprietário que utiliza chaves de encriptação de 128 bits reais, o que o torna muito mais seguro que o WEP. Infelizmente este padrão é suportado apenas por alguns produtos. Se estiver interessado nesta camada extra de proteção, você precisará pesquisar quais modelos suportam o padrão e selecionar suas placas e pontos de acesso dentro desse círculo restrito. Os componentes geralmente serão um pouco mais caro, já que você estará pagando também pela camada extra de encriptação.

Mais Informações: http://www.lockabit.coppe.ufrj.br/index.php

Permissões de acesso

Além da encriptação você pode considerar implantar também um sistema de segurança baseado em permissões de acesso. O Windows 95/98/ME permite colocar senhas nos compartilhamentos, enquanto o Windows NT, 2000 Server, já permitem uma segurança mais refinada, baseada em permissões de acesso por endereço IP, por usuário, por grupo, etc. Usando estes recursos, mesmo que alguém consiga penetrar na sua rede, ainda terá que quebrar a segurança do sistema operacional para conseguir chegar aos seus arquivos. Isso vale não apenas para redes sem fio, mas também para redes cabeadas, onde qualquer um que tenha acesso a um dos cabos ou a um PC conectado à rede é um invasor em potencial.

Alguns pontos de acesso oferecem a possibilidade de estabelecer uma lista com as placas que têm permissão para utilizar a rede e rejeitar qualquer tentativa de conexão de placas não autorizadas. O controle é feito através dos endereços MAC das placas, que precisam ser incluídos um a um na lista de permissões, através do utilitário do ponto de acesso. Muitos oferecem ainda a possibilidade de estabelecer senhas de acesso.

Somando o uso de todos os recursos acima, a rede sem fio pode tornar-se até mais segura do que uma rede cabeada, embora implantar tantas camadas de proteção torne a implantação da rede muito mais trabalhosa.

ACL (Access Control List)

Esta é uma prática herdada das redes cabeadas e dos administradores de redes que gostam de manter controle sobre que equipamentos acessam sua rede. O controle consiste em uma lista de endereços MAC (físico) dos adaptadores de rede que se deseja permitir a entrada na rede wireless. Seu uso é bem simples e apesar de técnicas de MAC Spoofing serem hoje bastante conhecidas é algo que agrega boa segurança e pode ser usado em conjunto com qualquer outro padrão, como WEP, WPA etc. A lista pode ficar no ponto de acesso ou em um PC ou equipamento de rede cabeada, e a cada novo cliente que tenta se conectar seu endereço MAC é validado e comparado aos valores da lista. Caso ele exista nesta lista, o acesso é liberado.

Para que o invasor possa se conectar e se fazer passar por um cliente válido ele precisa descobrir o MAC utilizado. Como disse, descobrir isso pode ser relativamente fácil para um hacker experiente que utilize um analisador de protocolo (Ethereal, por exemplo) e um software de mudança de MAC (MACShift por exemplo). De novo, para aplicações onde é possível agregar mais esta camada, vale a pena pensar e investir em sua implementação, já que o custo é praticamente zero. O endereço MAC, em geral, está impresso em uma etiqueta fixada a uma placa de rede ou na parte de baixo de um notebook. Para descobrir o endereço MAC do seu computador no Windows XP, abra uma caixa de comando (Iniciar/Todos os Programas/Acessórios/Prompt de Comando), digite getmac e pressione a tecla Enter. Faça isso para cada computador na rede e entre com a informação na lista do seu roteador.

Mantendo a sua rede sem fio segura

Na verdade essa lista de sugestões se aplica para todos os casos, sejam redes sem ou com fios.

1. Habilite o WEP. Como já vimos o WEP é frágil, mas ao mesmo tempo é uma barreira a mais no sistema de segurança.

2. Altere o SSID default dos produtos de rede. SSID é um identificador de grupos de redes. Para se juntar a uma rede, o novo dispositivo terá que conhecer previamente o número do SSID, que é configurado no ponto de acesso, para se juntar ao resto dos dispositivos. Mantendo esse valor default fica mais fácil para o invasor entrar na rede.

3. Não coloque o SSID como nome da empresa, de divisões ou departamentos.

4. Não coloque o SSI como nome de ruas ou logradouros.

5. Se o ponto de acesso suporta broadcast SSID, desabilite essa opção.

6. Troque a senha default dos pontos de acessos e dos roteadores. Essas senhas são de conhecimento de todos os hackers.

7. Tente colocar o ponto de acesso no centro da empresa. Diminui a área de abrangência do sinal para fora da empresa.

8. Como administrador você deve repetir esse teste periodicamente na sua empresa a procura de pontos de acessos novos que você não tenha sido informado.

9. Aponte o equipamento notebook com o Netstumbler para fora da empresa para procurar se tem alguém lendo os sinais que transitam na sua rede.

10. Muitos pontos de acessos permitem que você controle o acesso a ele baseado no endereço MAC dos dispositivos clientes. Crie uma tabela de endereços MAC que possam acessar aquele ponto de acesso. E mantenha essa tabela atualizada.

11. Utilize um nível extra de autenticação, como o RADIUS, por exemplo, antes de permitir uma associação de um dispositivo novo ao seu ponto de acesso. Muitas implementações já trazer esse nível de autenticação dentro do protocolo IEEE 802.11b.

12. Pense em criar uma subrede específica para os dispositivos móveis, e disponibilizar um servidor DHCP só para essa sub-rede.

13. Não compre pontos de acesso ou dispositivos móveis que só utilizem WEP com chave de tamanho 40 bits.

14. Somente compre pontos de acessos com memória flash. Há um grande número de pesquisas na área de segurança nesse momento e você vai querer fazer um upgrade de software no futuro.

Porquê a Necessidade de Padrões para uma LAN Sem Fios

Antes da adesão do protocolo 802.11, vendedores de redes de dados sem fios faziam equipamentos que eram baseados em tecnologia proprietária. Sabendo que iam ficar presos ao comprar do mesmo fabricante, os clientes potenciais de redes sem fios viraram para tecnologias mais viradas a protocolos.Em resultado disto, desenvolvimento de redes sem fios não existia em larga escala, e era considerado um luxo só estando ao alcance de grandes companhias com grandes orçamentos.O único caminho para redes LAN sem fios (WLAN - Wireless Local Area Network) ser geralmente aceite era se o hardware envolvido era de baixo custo e compatível com os restantes equipamentos.

Reconhecendo que o único caminho para isto acontecer era se existisse um protocolo de redes de dados sem fios. O grupo 802 do Instituto de Engenheiros da Eletrônica e Eletricidade (IEEE -Institute of Electrical and Electronics Engineers, uma associação sem fins lucrativos que reúne aproximadamente 380.000 membros, em 150 praíses. Composto de engenheiros das áreas de telecomunicações, computação, eletrônica e ciências aeroespaciais, entre outras, o IEEE definiu algo em torno de 900 padrões tecnológicos ativos e utilizados pela indústria, e conta com mais 700 em desenvolvimento), tomou o seu décimo primeiro desafio. Porque uma grande parte dos membros do grupo 802.11 era constituído de empregados dos fabricantes de tecnologias sem fios, existiam muitos empurrões para incluir certas funções na especificação final. Isto, no entanto atrasou o progresso da finalização do protocolo 802.11, mas também forneceu um protocolo rico em atributos ficando aberto para futuras expansões.No dia 26 de Junho em 1997, o IEEE anunciou a retificação do protocolo 802.11 para WLAN. Desde dessa altura, custo associado a desenvolvimento de uma rede baseada no protocolo 802.11 tem descido.

Desde o primeiro protocolo 802.11 ser aprovado em 1997, ainda houve várias tentativas em melhorar o protocolo.Na introdução dos protocolos, primeiro veio o 802.11, sendo seguido pelo 802.11b. A seguir veio 802.11a, que fornece até cinco vezes a capacidade de largura de banda do 802.11b. Agora com a grande procura de serviços de multimídia, vem o desenvolvimento do 802.11e. A seguir será explicado cada protocolo falando entre outros. Cada grupo, que segue tem como objetivo acelerar o protocolo 802.11, tornando-o globalmente acessível, não sendo necessário reinventar a camada física (MAC - Media Access Control) do 802.11.

Mais Informações: http://www.ieee.org

802.11b

A camada física do 802.11b utiliza espalhamento espectral por seqüência direta (DSSS – Direct Sequence Spread Spectrum) que usa transmissão aberta (broadcast) de rádio e opera na freqüência de 2.4000 a 2.4835GHz no total de 14 canais com uma capacidade de transferência de 11 Mbps, em ambientes abertos (~ 450 metros) ou fechados (~ 50 metros). Esta taxa pode ser reduzida a 5.5 Mbps ou até menos, dependendo das condições do ambiente no qual as ondas estão se propagando (paredes, interferências, etc).

Dentro do conceito de WLAN (Wireless Local Area Network) temos o conhecido Wi-Fi. O Wi-Fi nada mais é do que um nome comercial para um padrão de rede wireless chamado de 802.11b, utilizado em aplicações indoor. Hoje em dia existem vários dispositivos a competir para o espaço aéreo no espectro de 2.4GHz. Infelizmente a maior parte que causam interferências são comuns em cada lar, como por exemplo, o microondas e os telefones sem fios. Uma das mais recentes aquisições do 802.11b é do novo protocolo Bluetooth, desenhado para transmissões de curtas distâncias. Os dispositivos Bluetooth utilizam espalhamento espectral por salto na freqüência (FHSS – Frequency Hopping Spread Spectrum) para comunicar entre eles.

A topologia das redes 802.11b é semelhante a das redes de par trançado, com um Hub central. A diferença no caso é que simplesmente não existem os fios e que o equipamento central é chamado Access Point cuja função não defere muito da hub: retransmitir os pacotes de dados, de forma que todos os micros da rede os recebam, existem tanto placas PC-Card, que podem ser utilizadas em notebooks e em alguns handhelds, e para placas de micros de mesa.

Exemplo de uma rede 802.11b

802.11g

Este é o irmão mais novo do 802.11b e que traz, de uma forma simples e direta, uma única diferença: Sua velocidade alcança 54 Mbits/s contra os 11 Mbits/s do 802.11b. Não vamos entrar na matemática da largura efetiva de banda dessas tecnologias, mas em resumo temos uma velocidade três ou quatro vezes maior num mesmo raio de alcance. A freqüência e número de canais são exatamente iguais aos do 802.11b, ou seja, 2.4GHz com 11 canais (3 non overlaping).

Não há muito que falar em termos de 802.11g senão que sua tecnologia mantém total compatibilidade com dispositivos 802.11b e que tudo o que é suportado hoje em segurança também pode ser aplicado a este padrão. Exemplificando, se temos um ponto de acesso 802.11g e temos dois laptops conectados a ele, sendo um 802.11b e outro 802.11g, a velocidade da rede será 11 Mbits/s obrigatoriamente. O ponto de acesso irá utilizar a menor velocidade como regra para manter a compatibilidade entre todos os dispositivos conectados.

No mais, o 802.11g traz com suporte nativo o padrão WPA de segurança, que também hoje já se encontra implementado em alguns produtos 802.11b, porém não sendo regra. O alcance e aplicações também são basicamente os mesmos do 802.11b e ele é claramente uma tecnologia que, aos poucos, irá substituir as implementações do 802.11b, já que mantém a compatibilidade e oferece maior velocidade. Esta migração já começou e não deve parar tão cedo. Hoje, o custo ainda é mais alto que o do 802.11b, porém esta curva deve se aproximar assim que o mercado começar a usá-lo em aplicações também industriais e robustas.

802.11a

Por causa da grande procura de mais largura de banda, e o número crescente de tecnologias a trabalhar na banda 2,4GHz, foi criado o 802.11a para WLAN a ser utilizado nos Estados Unidos. Este padrão utiliza a freqüência de 5GHz, onde a interferência não é problema. Graças à freqüência mais alta, o padrão também é quase cinco vezes mais rápido, atingindo respeitáveis 54 megabits.

Note que esta é a velocidade de transmissão nominal que inclui todos os sinais de modulação, cabeçalhos de pacotes, correção de erros, etc. a velocidade real das redes 802.11a é de 24 a 27 megabits por segundo, pouco mais de 4 vezes mais rápido que no 802.11b. Outra vantagem é que o 802.11a permite um total de 8 canais simultâneos, contra apenas 3 canais no 802.11b. Isso permite que mais pontos de acesso sejam utilizados no mesmo ambiente, sem que haja perda de desempenho.

O grande problema é que o padrão também é mais caro, por isso a primeira leva de produtos vai ser destinada ao mercado corporativo, onde existe mais dinheiro e mais necessidade de redes mais rápidas. Além disso, por utilizarem uma frequência mais alta, os transmissores 8021.11a também possuem um alcance mais curto, teoricamente metade do alcance dos transmissores 802.11b, o que torna necessário usar mais pontos de acesso para cobrir a mesma área, o que contribui para aumentar ainda mais os custos.

802.11e

O 802.11e do IEEE fornece melhoramentos ao protocolo 802.11, sendo também compatível com o 802.11b e o 802.11a. Os melhoramentos inclui capacidade multimídia feito possível com a adesão da funcionalidade de qualidade de serviços (QoS – Quality of Service), como também melhoramentos em aspectos de segurança. O que significa isto aos ISP’s? Isto significa a habilidade de oferecer vídeo e áudio à ordem (on demand), serviços de acesso de alta velocidade a Internet e Voz sobre IP (VoIP – Voice over Internet Protocol). O que significa isto ao cliente final? Isto permite multimídia de alta-fidelidade na forma de vídeo no formato MPEG2, e som com a qualidade de CD, e a redefinição do tradicional uso do telefone utilizando VoIP. QoS é a chave da funcionalidade do 802.11e. Ele fornece a funcionalidade necessária para acomodar aplicações sensíveis a tempo com vídeo e áudio.

Grupos do IEEE que estão desenvolvendo outros protocolos:

Grupo 802.11d – Está concentrado no desenvolvimento de equipamentos para definir 802.11 WLAN para funcionar em mercados não suportados pelo protocolo corrente (O corrente protocolo 802.11 só define operações WLAN em alguns praíses).

Grupo 802.11f – Está a desenvolver Inter-Access Point Protocol (Protocolo de acesso entre pontos), por causa da corrente limitação de proibir roaming entre pontos de acesso de diferentes fabricantes. Este protocolo permitiria dispositivos sem fios passar por vários pontos de acesso feitos por diferentes fabricantes.

Grupo 802.11g – Estão a trabalhar em conseguir maiores taxas de transmissão na banda de rádio 2,4GHz.

Grupo 802.11h – Está em desenvolvimento do espectro e gestão de extensões de potência para o 802.11a do IEEE para ser utilizado na Europa.

Um número limite de estações que podem ser conectadas a cada ponto de acesso depende do equipamento utilizado, mas, assim como nas redes Ethernet, a velocidade da rede cai conforme aumenta o número de estações, já que apenas uma pode transmitir de cada vez. A maior arma do 802.11b contra as redes cabeadas é a versatilidade. O simples fato de poder interligar os PCs sem precisar passar cabos pelas paredes já é o suficiente para convencer algumas pessoas, mas existem mais alguns recursos interessantes que podem ser explorados.

Sem dúvidas, a possibilidade mais interessante é a mobilidade para os portáteis. Tanto os notebooks quanto handhelds e as futuras webpads podem ser movidos livremente dentro da área coberta pelos pontos de acesso sem que seja perdido o acesso à rede. Esta possibilidade lhe dará alguma mobilidade dentro de casa para levar o notebook para onde quiser, sem perder o acesso à Web, mas é ainda mais interessante para empresas e escolas. No caso das empresas a rede permitiria que os funcionários pudessem se deslocar pela empresa sem perder a conectividade com a rede e bastaria entrar pela porta para que o notebook automaticamente se conectasse à rede e sincronizasse os dados necessários. No caso das escolas a principal utilidade seria fornecer acesso à Web aos alunos. Esta já é uma realidade em algumas universidades e pode tornar-se algo muito comum dentro dos próximos anos.

A velocidade das redes 802.11b é de 11 megabits, comparável à das redes Ethernet de 10 megabits, mas muito atrás da velocidade das redes de 100 megabits. Estes 11 megabits não são adequados para redes com um tráfego muito pesado, mas são mais do que suficientes para compartilhar o acesso à web, trocar pequenos arquivos, jogar games multiplayer, etc. Note que os 11 megabits são a taxa bruta de transmissão de dados, que incluem modulação, códigos de correção de erro, retransmissões de pacotes, etc., como em outras arquiteturas de rede. A velocidade real de conexão fica em torno de 6 megabits, o suficiente para transmitir arquivos a 750 KB/s, uma velocidade real semelhante à das redes Ethernet de 10 megabits.

Mas, existe a possibilidade de combinar o melhor das duas tecnologias, conectando um ponto de acesso 802.11b a uma rede Ethernet já existente. No ponto de acesso você pode notar que existem portas RJ-45 da tecnologia Ethernet que trabalham a 100Mbps

Isto adiciona uma grande versatilidade à rede e permite diminuir os custos. Você pode interligar os PCs através de cabos de par trançado e placas Ethernet que são baratos e usar as placas 802.11b apenas nos notebooks e aparelhos onde for necessário ter mobilidade. Não existe mistério aqui, basta conectar o ponto de acesso ao Hub usando um cabo de par trançado comum para interligar as duas redes. O próprio Hub 802.11b passará a trabalhar como um switch, gerenciando o tráfego entre as duas redes.

O alcance do sinal varia entre 15 e 100 metros, dependendo da quantidade de obstáculos entre o ponto de acesso e cada uma das placas. Paredes, portas e até mesmo pessoas atrapalham a propagação do sinal. Numa construção com muitas paredes, ou paredes muito grossas, o alcance pode se aproximar dos 15 metros mínimos, enquanto num ambiente aberto, como o pátio de uma escola o alcance vai se aproximar dos 100 metros máximos.

Você pode utilizar o utilitário que acompanha a placa de rede para verificar a qualidade do sinal em cada parte do ambiente onde a rede deverá estar disponível ou então utilizar o Windows XP que mostra nas propriedades da conexão o nível do sinal e a velocidade da conexão

A potência do sinal decai conforme aumenta a distância, enquanto a qualidade decai pela combinação do aumento da distância e dos obstáculos pelo caminho. É por isso que num campo aberto o alcance será muito maior do que dentro de um prédio, por exemplo. Conforme a potência e qualidade do sinal se degrada, o ponto de acesso pode diminuir a velocidade de transmissão a fim de melhorar a confiabilidade da transmissão. A velocidade pode cair para 5.5 megabits, 2 megabits ou chegar a apenas 1 megabit por segundo antes do sinal se perder completamente. Algumas placas e pontos de acesso são capazes de negociar velocidades ainda mais baixas, possibilitando a conexão a distâncias ainda maiores. Nestes casos extremos o acesso à rede pode se parecer mais com uma conexão via modem do que via rede local.

O alcance de 15 a 100 metros do 802.11b é mais do que suficiente para uma loja, escritório ou restaurante. No caso de locais maiores, bastaria combinar vários pontos de acesso para cobrir toda a área. Estes pontos podem ser configurados para automaticamente dar acesso a todos os aparelhos dentro da área de cobertura. Neste caso não haveria maiores preocupações quanto à segurança, já que estará sendo compartilhado apenas acesso a web.

O termo "ad hoc" é geralmente entendido como algo que é criado ou usado para um problema específico ou imediato. Do Latin, ad hoc, significa literalmente "para isto", um outro significado seria: "apenas para este propósito", e dessa forma, temporário. Contudo, "ad hoc" em termos de "redes ad hoc sem fio" significa mais que isso. Geralmente, numa rede ad hoc não há topologia predeterminada, e nem controle centralizado. Redes ad hoc não requerem uma infra-estrutura tal como backbone, ou pontos de acesso configurados antecipadamente. Os nós ou nodos numa rede ad hoc se comunicam sem conexão física entre eles criando uma rede "on the fly", na qual alguns dos dispositivos da rede fazem parte da rede de fato apenas durante a duração da sessão de comunicação, ou, no caso de dispositivos móveis ou portáteis, por enquanto que estão a uma certa proximidade do restante da rede.

Assim como é possível ligar dois micros diretamente usando duas placas Ethernet e um cabo cross-over, sem usar hub, também é possível criar uma rede Wireless entre dois PCs sem usar um ponto de acesso. Basta configurar ambas as placas para operar em modo Ad-hoc (através do utilitário de configuração). A velocidade de transmissão é a mesma, mas o alcance do sinal é bem menor, já que os transmissores e antenas das interfaces não possuem a mesma potência do ponto de acesso.

Este modo pode servir para pequenas redes domésticas, com dois PCs próximos, embora mesmo neste caso seja mais recomendável utilizar um ponto de acesso, interligado ao primeiro PC através de uma placa Ethernet e usar uma placa wireless no segundo PC ou notebook, já que a diferenças entre o custo das placas e pontos de acesso não é muito grande.

Outras características incluem um modo de operação ponto a ponto distribuído, roteamento multi-hop, e mudanças relativamente freqüentes na concentração dos nós da rede. A responsabilidade por organizar e controlar a rede é distribuída entre os próprios terminais. Em redes ad hoc, alguns pares de terminais não são capazes de se comunicar diretamente entre si, então alguma forma de re-transmissão de mensagens é necessária, para que assim estes pacotes sejam entregues ao seu destino. Com base nessas características.

Como Configurar uma Rede Wireless Ad-HOC

Vamos criar uma rede Ad-HOC com a criptografia WEP ativada. Primeiramente consideraremos que já esteja instalada a placa Wi-Fi, agora abra as propriedades da placa Wireless e vá até a aba “avançado”, configure o canal a ser utilizado de t="on" ProductID="1 a">1 a 11, todas as placas da rede devem utilizar o mesmo canal. Clique sobre “Tipo de rede” e selecione Ad-Hoc, em “Regulatory domain” selecione o padrão utilizado no Brasil (FCC) e em “SSID” o nome da rede a ser utilizado.

Em Conexões de rede a placa de rede aparecerá. No momento está indicada com um “X” vermelho, indicando que ainda não recebe sinal.

Para exibir redes sem fio disponíveis clique no ícone da conexão no canto inferior direito da tela e vá em exibir redes sem fio disponíveis.

No momento não existem redes sem fio disponíveis. Clique em Avançado para configurar a rede.

Dentro das Propriedades da Conexão de rede sem fio selecione a opção “Usar o Windows para definir as configurações da rede sem fio” e clique em “Adicionar”:

Agora vamos configurar as propriedades da rede sem fio:

* Atribua um nome pelo qual a rede será conhecida (SSID).

* Marque a opção “Criptografia de dados (WEP Ativado)”

* A opção “Autenticação de rede” deve ficar marcada em todos os computadores, ou desmarcada em todos os computadores. Ela define um dos dois possíveis métodos para uso de chaves de criptografia.

* Desmarque a opção “Chave fornecida automaticamente”.

* Selecione o comprimento da chave de 104 bits e digite uma chave de 13 caracteres ou 26 dígitos hexadecimais.

* Marque a opção de rede computador a computador (AD-HOC).

Com essas configurações a rede estará criada, sendo gerada pelo seu primeiro computador. Os outros computadores irão enxergar esta rede e ingressar na mesma.

Não esqueça de ativar, nas propriedades da conexão, a opção “Mostrar ícone quando conectado”.

Com a rede criada os demais computadores detectarão a presença de sinal Wi-Fi e estarão aptos a ingressar nesta rede. Usando o comando Exibir redes sem fio disponíveis. Na janela abaixo temos a rede recém-criada. Clicamos nesta rede e a seguir em Conectar.

Com tudo configurado você pode testar o sinal da sua rede e tentar pingar as outras maquinas, agora é só aproveitar a economia da sua Rede Wireless sem Access Point.

Aprenda como montar uma WLAN e dividir a sua banda larga entre vários micros

Nada de quebradeira, nem de fios passando de um lado para outro da casa. Uma maneira pratica de compartilhar o acesso em banda larga entre vários micros é montar uma rede sem fio. Os procedimentos não são complicados, mas há muitas variáveis que podem interferir no funcionamento de uma solução como essa. Alem disso nas redes Wireless é preciso redobrar a atenção com os procedimentos de segurança. Neste nosso exemplo vamos montar uma rede com 3 micros, que vão compartilhar uma mesma conexão com a Internet e uma impressora, além de trocar arquivos entre si.

Vamos utilizar o roteador BEFW11S4, da Linksys, que vai funcionar como ponto de acesso. O equipamento tem 4 portas Ethernet e uma up-link para Internet a cabo ou DSL e suporte para conexão de até 32 dispositivos sem fio. Como ele usa a tecnologia 802.11b, o alcance nominal é de 100 metros, mas o valor real é bem menor uma vez que paredes e interferências acabam por diminuir esse alcance. A velocidade nominal é de 11Mbps.

Para o nosso exemplo de rede domestica sem fio que será demonstrado utilizaremos 3 micros com Windows XP, nas maquinas clientes utilizamos dois dispositivos Wireless USB WUSB11, também da Linksys. Uma impressora ligada a um dos micros foi compartilhada com os demais. A conexão de banda larga empregada é o virtua, de 256Kbps, com endereço IP dinâmico.

Vamos começar a montar a rede pelo computador que tem, hoje, a conexão de banda larga. Primeiro, conecte o cabo de par trançado que sai do modem do virtua à porta WAN do roteador, que esta na parte de trás do equipamento. Ligue a ponta de um segundo cabo de rede a placa Ethernet do computador e outra ponta em qualquer uma das 4 portas LAN do roteador. Conecte o cabo de força ao roteador, e ligue-o na tomada. Uma dica importante que varia de acordo com o provedor de link utilizado: no nosso exemplo o virtua mantém o número do MAC Address da placa de rede na memória do modem. Por isso, deixe o modem desligado por 15 minutos antes de continuar os passos do tutorial. Passando esse período, ligue novamente o modem e veja se o acesso esta funcionando normalmente.

Agora que você já acessa a Internet, é hora de conectar e configurar as outras estações da rede Wireless. O adaptador da Linksys usado no nosso exemplo vem com um cabo de extensão USB que permite colocá-lo numa posição mais alta para melhorar a performance da rede. Conecte o cabo ao adaptador, e o adaptador a uma porta USB livre do micro. Mantenha a antena na posição vertical e no local mais alto possível. Agora vamos instalar o driver do adaptador. Ligue o computador e rode o CD que acompanha a placa. O Windows XP vai reconhecer que um novo dispositivo foi conectado. A janela "Encontrado Novo hardware’’ será aberta. Selecione a opção "instale o software Automaticamente’’. Clique no botão Avançar. Uma janela informando que o driver encontrado não passou no teste de logotipo do Windows é mostrada. Clique em OK e vá adiante com a instalação. No final, vai aparecer a janela Concluindo o Assistente. Clique no botão concluir.

Depois, um ícone de rede aparece na bandeja do sistema, no canto inferior direito da tela. Clique duas vezes nesse ícone. A janela permitir que eu conecte a Rede sem fio Selecionada Mesmo que Insegura é mostrada. Clique no botão Conectar. Abra o Internet Explorer para ver se você esta navegando na web.

Deixar a rede nas configurações padrão do fabricante é fazer um convite aos crackers para invadi-la. Pos isso é fundamental que se ajuste as configurações do roteador e de todos os adaptadores. Agora vamos ajustar as configurações do roteador e das placas para ter mais segurança. Abra o Internet Explorer e digite, no campo Endereço, http://192.168.1.1/. Uma janela para digitação da senha é mostrada. Deixe o nome do usuário em branco, escreva a palavra admin no campo Senha e clique em OK. As configurações do roteador aparecem no navegador. Clique na aba Adminstration. Digite uma nova senha para o roteador no campo Router Password e redigite-a em Re-enter to Confirm. Clique no botão Save Settings. Outro movimento importante é trocar o nome-padrão da rede. Vá à aba Wireless, no submenu Basic Wireless Name (SSID), digitando um novo nome. Clique em Save Settings.

Agora, vamos ativar a criptografia usando o protocolo WEP. O objetivo é impedir que alguém intercepte a comunicação. Primeiro, na aba Wireless, clique na opção Wireless Security e selecione Enable. Depois, no campo Security Mode, selecione WEP e, em Wireless Encription Level, 128 bits, coloque uma frase com até 16 caracteres no campo Passphrase e clique no botão Generate. No campo Key, aparecerá a chave criptográfica, com 26 dígitos hexadecimais. Copie a chave num papel e clique no botão Save Settings. A janela Close This Window é mostrada. Clique em Apply. Agora, precisamos colocar a chave criptográfica nos micros. No nosso caso, trabalhamos com o Firmware 3.0 nas interfaces Wireless. Na estação cliente, dê dois cliques no ícone da rede sem fio na bandeja do sistema. Clique no botão propriedades e na aba redes sem fio, clique no nome da rede e no botão configurar. Na janela de configuração, digite a chave criptográfica. Repita-a no campo Redigitar. Vá até a aba Autenticação e deixe a opção usar 802.1x desmarcada. Clique agora no botão Conectar e você já deverá ter acesso a Internet.

Para conseguir uma segurança adicional, vamos permitir que apenas dispositivos cadastrados no roteador tenham acesso a ele. Isso é feito por meio do MAC Address, código com 12 dígitos hexadecimais que identifica cada dispositivo na rede. Para configurar a filtragem, abra, no navegador a tela de gerenciamento do roteador. No menu no alto da janela, clique em Wireless/Wireless Network Access. Selecione a opção Restrict Access. Clique, então no botão Wireless Client MAC List. Será apresentada uma tabela com os dispositivos conectados. Na coluna Enable MAC Filter, assinale os equipamentos que deverão ter permissão de acesso. No caso do nosso exemplo deveríamos marcar os dois PCs ligados via Wireless. Clique em Save e, em seguida, em Save Settings.

Se caso você possuir o Norton Internet Security 2004 instalado veja como configurá-lo, pois na configuração padrão, o firewall do NIS impede que um micro tenha acesso aos recursos dos demais. Vamos alterar isso para possibilitar o compartilhamento de arquivos e impressoras. Abra o NIS, clique em Firewall Pessoal e, em seguida, no botão Configurar. Clique na aba Rede Domestica e, no quadro abaixo, na aba confiável. O NIS mostra uma lista de maquinas com permissão para acesso. A lista deverá estar vazia. Vamos incluir os endereços da rede local nela. Assinale a opção Usando um Intervalo. O roteador atribui aos computadores, em sua configuração padrão, endereços IP começando em 192.168.0.100. Esse IP é associado ao primeiro PC. O Segundo vai ser 192.168.0.101 e assim por diante. Como no nosso exemplo temos três micros na rede, preenchemos os campo exibidos pelo NIS com o endereço inicial 192.168.0.100 e o final 192.168.0.102. Note que, usando o utilitário de gerenciamento do roteador é possível alterar os endereços IP dos micros. Se você fizer isso, deverá reconfigurar o firewall.

Vamos criar uma pasta de acesso compartilhado em cada micro. Arquivos colocados neles ficaram disponíveis para os demais. Isso é feito por meio do protocolo NetBIOS. Para começar vamos criar uma identificação para o micro. Clique com o botão direito no ícone meu computador e escolha propriedades. Na aba nome do computador digite uma descrição do PC (1). Clique no botão alterar. Na janela que se abre, digite um nome para identificar o micro na rede (2). No campo grupo de trabalho, coloque um nome para a rede local (3).

Esse nome do NetBIOS não tem relação com o SSID do Wireless. Por razoes de segurança, evite o nome Microsoft HOME, que é o padrão do Windows XP. Vá clicando em OK para fechar as janelas. Repita esse procedimento nos demais micros, tendo o cuidado de digitar o mesmo nome do grupo de trabalho neles. Embora seja possível compartilhar qualquer pasta, uma boa escolha é a documentos compartilhados. Para achá-la, abra a pasta Meus Documentos e, na coluna da esquerda, clique em Documentos Compartilhados e, depois, em compartilhar esta pasta. Assinale a opção Compartilhar esta Pasta na Rede e dê um nome para identificar a pasta. Se o Windows emitir um aviso dizendo que o compartilhamento esta desabilitado por razões de segurança, escolha a opção de compartilhar a pasta sem executar o assistente de configuração e confirme-a na caixa de dialogo seguinte. Para ter acesso a pasta num outro micro, abra a janela Meus locais de Rede.

Veja como fazer um diferencial no seu negocio

Uma rede sem fio pode ter dupla função em pequenos negócios como bares, Cafés, livrarias, ou qualquer outro local aberto ao público. Pode servir para os funcionários do negocio terem acesso a sistemas de automação comercial e para clientes navegarem na Internet, num esquema de hotspot (as redes sem fio públicas), montar um hotspot pode ser uma boa idéia para atrair mais clientes, E o acesso em Wireless acaba criando um diferencial em relação aos concorrentes. No Brasil, elas já habitam locais como aeroportos, hotéis e restaurantes em varias cidades. O movimento mais forte começou nos aeroportos.

Além da placa de rede Wireless, o navegante sem fio vai precisar de um provedor de acesso especifico, o uso de um provedor acaba resolvendo um grande problema: a tremenda mão-de-obra para achar a freqüência certa e acertar a configuração da rede. Cada hotspot funciona exatamente como uma WLAN (Wireless Local Area Network, ou rede local sem fio) e técnicamente usa uma freqüência que deve estar configurada para não gerar interferência em outros sistemas. Para quem tem um provedor de acesso, esse caminho é tranqüilo: é preciso apenas selecionar o local e acertar as especificações sem dores de cabeça.

Um ponto de preocupação para usuários de rede sem fio é a questão da segurança. Na área da proteção digital, alguns especialistas afirmam que o meio de acesso hoje é seguro. Mas, como se sabe, não existe solução 100% segura em computação, e as limitações de segurança Wireless são largamente manjadas. A assinatura de um provedor de acesso teoricamente poderia aumentar a segurança, uma vez que os clientes recebem uma senha e passam por um processo de autenticação antes de entrar na rede. O maior problema está mesmo na segurança física, uma vez que o número de roubos de PDAs e de notebooks tem crescido. A principal empresa de infra-estrutura de hotspot no Brasil é a Vex, temos como outros provedores o WiFiG do iG e o Velox Wi-Fi da Oi/Telemar.

Como Montar um Hotspot?

Se você já possui um computador com banda larga, o único investimento que vai ter de fazer para montar uma solução como essa é a compra de um Ponto de acesso com função de roteador, no nosso exemplo será utilizado um AP (Access Point, ou Ponto de Acesso) no padrão 802.11b, no computador estará rodando o Windows 2000, onde ficaram os aplicativos comerciais. O mecanismo de autenticação do Windows 2000 impedi que os clientes do hotspot tenham acesso a esses aplicativos. Cada visitante da rede, por sua vez, precisará de uma placa Wireless para notebook ou handheld. Dois notebooks com Windows XP e um palmtop com Pocket PC serão conectados à rede para serem usados pelos funcionários da empresa, para que tenham toda a mobilidade na hora de entrar com os dados ou de consultá-los.

Na teoria como já foi demonstrado, o alcance nominal da tecnologia 802.11b é de até 100 metros de distância do AP para os clientes. Mas na pratica a historia é diferente, em um ambiente como o do nosso exemplo com divisórias, a distancia máxima deve chegar a 50 metros, alertando que Wireless não é uma ciência exata e como cada caso é um caso, possa ser que este valor se tornar maior ou menor, então uma dica importante antes de começar é colocar o roteador no ponto mais alto que você conseguir, pois quanto mais alto, melhor o alcance do sinal.

A instalação não é complicada, mas é preciso considerar as diversas variáveis que interferem na montagem de uma rede Wireless. Fora algumas trocas de cabos, o processo consiste basicamente em configuração de software. Pode-se montar uma rede Wireless de duas formas: deixando o acesso aberto para qualquer pessoa ou mantendo-o exclusivo para quem é autorizado. No caso do hotspot, a primeira alternativa é a que faz mais sentido.

Vamos a instalação, Com o micro ligado à Internet, rode o CD de instalação do roteador. Escolha Run the setup Wizard e, em seguida, Configure Your Router. Clique em Next. A partir daí, o roteador vai ler o endereço de hardware da placa de rede instalada no servidor e usada para o acesso a Internet, o chamado MAC address. Aguarde até que 100% da captura esteja completa.

O próximo passo é selecionar o tipo de modem (cable modem ou ADSL). No nosso caso marcamos cable modem. Feito isso, retire do micro o cabo de rede usado para acesso à Internet e ligue-o à entrada WAN do roteador (1). Depois, use o cabo de rede que vem com o equipamento para conectar qualquer uma das quatro portas do roteador à placa de rede do servidor (2). Clique em Next.

Ligue o roteador na tomada. Escolha uma senha de administrador e dê um nome de identificação para a rede (o SSID, ou Service Set Identifier). Fuja dos nomes óbvios por segurança. Selecione um canal de 1 a 11. Se houver uma rede Wireless operando num dos canais, evite-o.

A próxima tela é o DHCP setup. Nela, aparecera o endereço de hardware da placa de rede. É preciso colocar o Host Name e um domínio. Utilize qualquer nome como Host e não registre o domínio. Clique em Next e pronto. Você já pode testar se seu hotspot está funcionando. Como nossa rede, que abriga um hotspot, deverá ter acesso publico, mantenha a criptografia desabilitada no item WEP (Wired Equivalent Privacy).

Vamos conectar o primeiro notebook da empresa ao hotspot. A primeira coisa a fazer é instalar o cartão. Para começar insira o CD-ROM que acompanha o dispositivo no driver do notebook. Na tela que aparece, escolha a opção de instalar o software de controle. Terminada a instalação, mantenha o CD-ROM no driver e encaixe o cartão Wireless num conector PCMCIA do notebook. O Windows XP detecta o novo dispositivo e inicia o Assistente para instalação de novo hardware. Vá clicando em avançar até concluir a instalação do driver. Instalado o cartão podemos prosseguir com a configuração do notebook, abra a janela Meu Computador. Na coluna da esquerda, clique em meus locais de Rede. Em seguida, na mesma coluna, acione o link Exibir conexões de rede.

Clique com o botão direito no ícone correspondente a conexão de rede sem fio e escolha propriedades. Na aba redes sem fio, desmarque a opção Usar o Windows para definir configurações da rede sem fio. Fazendo isso, estamos passando o controle do acesso a rede sem fio para o software do roteador. Clique em OK para fechar a janela.

O Segundo notebook que conectamos à nossa rede é baseado no chip set Centrino, da Intel, que já possui uma interface para redes Wireless. Por isso, não é necessário instalar nenhum dispositivo adicional. Quando ligamos o notebook, o utilitário de gerenciamento da Intel é ativado. Se isso não acontecer automaticamente, procure, no canto inferior direito da tela, o ícone do programa Intel Pro/Wireless Lan e dê um duplo clique no botão Conectar. O programa inicia um assistente que tem somente dois passos. No primeiro, digite um nome qualquer para o perfil da conexão e clique em Avançar. No passo 2, apenas clique em Concluir. Depois disso, o notebook já deve ser capaz de navegar na web.

Veja as principais barreiras que podem afetar a propagação do sinal Wireless

* Antenas Baixas

Um dos mantras repetidos à exaustão pelos manuais de pontos de acesso se refere a localização do equipamento. Quanto mais altas as antenas estiverem posicionadas, menos barreiras o sinal encontrará no caminho até os computadores. Trinta centímetros podem fazer enorme diferença.

* Telefones sem fio

Nas casas e nos escritórios, a maioria dos telefones sem fio operam na freqüência de 900Mhz. Mas há modelos que já trabalham na de 2.4GHz, justamente a mesma usada pelos equipamentos 802.11b e 802.11g. Em ambientes com esse tipo de telefone, ou próximos a áreas com eles, a qualidade do sinal Wireless pode ser afetada. Mas isso não acontece necessariamente em todos os casos.

* Concreto e Trepadeira

Eis uma combinação explosiva para a rede Wireless. Se o concreto e as plantas mais vistosas já costumam prejudicar a propagação das ondas quando estão sozinhos, imagine o efeito somado. Pode ser um verdadeiro firewall...

* Microondas

A lógica é a mesma dos aparelhos de telefone sem fio. Os microondas também usam a disputada freqüência livre de 2,4GHz. Por isso, o ideal é que fiquem isolados do ambiente onde está a rede. Dependendo do caso, as interferências podem afetar apenas os usuários mais próximos ou toda a rede.

* Micro no Chão

O principio das antenas dos pontos de acesso que quanto mais alta melhor, também vale para as placas e os adaptadores colocados nos micros. Se o seu desktop é do tipo torre e fica no chão e o seu dispositivo não vier acompanhado de um fio longo, é recomendável usar um cabo de extensão USB para colocar a antena numa posição mais favorável.

* Água

Grandes recipientes com água, como aquários e bebedouros, são inimigos da boa propagação do sinal de Wireless. Evite que esse tipo de material possa virar uma barreira no caminho entre o ponto de acesso é as maquinas da rede.

* Vidros e Árvores

O vidro é outro material que pode influenciar negativamente na qualidade do sinal. Na ligação entre dois prédios por wireless, eles se somam a árvores altas, o que compromete a transmissão do sinal de uma antena para outra.

Mais informações: http://wireless.com.pt/

______________________________________________________________________________________________________________________

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

0 respostass a esta questão

Posts Recomendados

Até agora não há respostas para essa pergunta

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...