Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Iniciante Em Aplicações C++ Em Windows


Fellipe Henrique

Pergunta

Olá amigos, primeiramente vou me apresentar, me chamo Fellipe Henrique, e sou programador há 12 anos, já utilizei VB, PHP, Delphi, Clipper e etc...

Bem, atualmente (últimos 10 anos :unsure: ) tenho programado em Delphi, porém estou desanimado com ele ultimamente... e estou vendo que o Visual Studio está crescendo, esta versão 2005 dele é ótima... :D

Bem, já programei há muito tempo em C, e sei o mínimo. Mas quero começar a mexer em C++ com VS.

É complicado pra mim neste momento sair das comparações entre o Delphi, e me desculpem os amigos por isso, mas como eu sei Delphi, fica mais fácil ligando uma coisa à outra, mesmo sabendo que são totalmente diferentes

Se vocês, amigos, puder me ajudar ficarei bastante feliz e agradecido.

Bem, vou comerçar com o básico (que pra mim não é tão básico assim):

1) O que vem a ser MFC?

2) Porque as aplicações em C++ são divididas em .cpp e .h ?

De inicio é só pra esquentar....

Desde já agradeço.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Boa Tarde Felipe,

Primeiramente Bem Vindo ao Forum!!

vou colocar uma apostila que tenho em PDF aqui sobre VS2005, sei que n vai sanar sua duvida porem espero que te auxilie, como você já conhece linguagem acho que só precisa se adaptar....

espero que você também possa nos ajudar bastante

[editado por=Denis Bittencourt Muniz]Retirada do link de apostila. Aquela apostila é de VB.net e não de Managed C++, como eu pensei. Desculpe, mas não posso deixar isso.[/editado]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
1) O que vem a ser MFC?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Foundation_Classes, esse link dirá tudo. Mas resumindo: biblioteca de objetos (orientada a objetos) que encapsulam as rotinas Win32, a API nativa do Windows.

2) Porque as aplicações em C++ são divididas em .cpp e .h ?
CPP -> Arquivos de código C++.

H -> Biblioteca de código C/C++.

Mais alguma dúvida? Qualquer coisa estamos aí! Falows!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olá Denis,

Na verdade tenho várias dúvidas... :D

Vamos nas próximas:

1) O Visual Studio, tem um editor de Form (Tela) tipo o do delphi? Ou eu tenho que fazer tudo na mão?

2) No delphi eu tenho herança de Forms, tipo... uma tela de Cadastro básica, e todos meus cadastros herdam desta tela padrão... existe isso no C++?

3) Vi lá no Visual Studio tem umas opções para criar sistemas pra windows: MFC, ATL, CLR e Win32. Pois bem, o que eu uso pra fazer sistemas pra Windows? Qual o melhor?

Obrigado,

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
1) O Visual Studio, tem um editor de Form (Tela) tipo o do delphi? Ou eu tenho que fazer tudo na mão?

Sim, existe um editor de tela.

2) No delphi eu tenho herança de Forms, tipo... uma tela de Cadastro básica, e todos meus cadastros herdam desta tela padrão... existe isso no C++?

Sim, existe isso no C++ (herança).

3) Vi lá no Visual Studio tem umas opções para criar sistemas pra windows: MFC, ATL, CLR e Win32. Pois bem, o que eu uso pra fazer sistemas pra Windows? Qual o melhor?

Nenhum é melhor que o outro. Veja descrição de cada:

-> CLR: aplicação para plataforma .Net

-> MFC: aplicação para plataforma Windows (usando a biblioteca MFC)

-> Win32: aplicação para plataforma Windows

Só ficarei te devendo o ALT, que não lembro agora.

Falows!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Salve!

Segue abaixo a minha contribuição:

ATL - Active Template Library - é uma biblioteca de templates C++ criada pela Microsoft para simplificar a programação de objetos COM/OLE/ActiveX em C++.

Hoje em dia ela é distribuída junto com todas as versões do Visual C++. É uma biblioteca pouco intrusiva, implementada em camadas e que tem um overhead muito pequeno, por ser baseada em templates.

É usada pela Microsoft internamente em seus produtos, como o Windows Explorer, Windows Movie Maker, MMC e vários outros.

;)

Abraços,

William Rodrigues

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...