Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Duvida Em Máscara Para R$ E Tel:


Ivano

Pergunta

Olá amigos,

Eu costumo usar DBEdits que ficam conectados diretamente ao DataSource e usam a mascara que eu definir na ADOQuery. Mas quando eu vou usar mascara no maskedit me enrolo todo!

O problema é o seguinte:

- Como eu coloco uma mascara eficiente para reais igual do DBEdit? Pelo o menos casa decimal...

- No caso de telefone, onde eu coloco a mascara certinho, se o usuario digitar um espaço em branco e tentar sair do campo, fica dando erro! O que eu posso fazer para impedir isso?

obs: Estou usando o maskedit, mas poderia usar o Edit sem problema algum...

Desde já agradeço a Paciencia dos amigos! :)

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Que ADO? ADOQuery?

Mas quando está no Edit ou no MaskEdit, tem como pegar o que foi definido lá?

obs: Vejam que eu estou querendo a "mascara" no campo, e não apenas carregar o "R$ " antes do valor. Daí seria só somar strings...

De qqer forma, para mim o mais importante é a casa decimal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
...

Mas quando eu vou usar mascara no maskedit me enrolo todo!

O problema é o seguinte:

- Como eu coloco uma mascara eficiente para reais igual do DBEdit? Pelo o menos casa decimal...

Seria para a edição ou apresentação?

Para edição, particularmente acho o MaskEdit chato para este tipo de informação, porque você tem que pré-definir o número de cadas que o usuário poderá digitar (porque ele vai colocar aqueles tracinho para cada uma que eu definir) e tem outros inconvenientes. Quando sei que se trata de campo fixo, tipo percentual, até dá para usar (!99.9;1;_).

Se for só para apresentação, ou seja, você digita 1520.00 e ao sair do campo, fica R$ 1.520,00 (é o que ocorre quando você utiliza DBEdit em que o field tem DisplayFormat = R$ #,##0.00) então você vai ter que tratar isso no OnExit do Edit/MaskEdit e na hora de atribuir ao seu campo na tabela, terá que reverter.

- No caso de telefone, onde eu coloco a mascara certinho, se o usuario digitar um espaço em branco e tentar sair do campo, fica dando erro! O que eu posso fazer para impedir isso?
O "erro" deve-se ao fato de você ter formatado o maskedit para exigir um valor - colocou 0 (zero) na máscara, por ex. !\(99\) 0000-0000;1;_

Se você colocá-la deste modo: !\(99\) 9999-9999;1;_, não terá mais o erro ao sair do campo conforme você mensionou, só que você poderá perder a confiabilidade do conteúdo digitado.

Dê uma olhada no help sobre as definições desta máscara (na janela Object Inspector, selecione a p ropriedade EditMask e tecle F1. Na tela que explica estra propriedade, click no link TEditMask e você terá uma descrição completa de todos os caracteres utilizados para formatação e suas funções)

Seria isto?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Sim, o do tel eu entendi bem. Vou fazer isso.

O do R$ já é mais complicado, mas vou ver outras alternativas.

Muito obrigado! :)

Olá Ivano num é complicado não!,

pegando um gancho na dica do Micheus, no Field (Campo) de seu ADOQuery ou ADOtable tem a opção Currency é só colocar TRUE, que ele vai usar o formado Moeda, e não precisa nem de mascara.

Abs. Progr'amador.

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Então, isso eu já uso.

Mas contece que eu acabei precisando usar um form com maskedit jogando em uma matriz os valores e depois gravando.

Eu fiz um outro post pra falar sobre isso porque o assunto desviou, só para os assuntos não ficarem misturados aqui no forum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...