Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Aniversariantes Do Mês

Fabriciovasco

Pergunta

Amigos é o seguinte:

Preciso mostrar em uma pagina os aniversariantes do mê para tal olha o que eu fiz.

Na minha tabela de cadastro de usuários no mysql criei mais 3 campos (dia, mês e ano) neste caso agora tenho duas duvidas.

1- No script eu estou usando os 3 campos como select no proprio arquivo ou seja não tenho no banco de dados os dias os meses e os anos no proprio arquivo mesmo eu fiz. Minha duvida é, como eu faço para mostrar os dados no meu arquivo de alteração? Consigo da o insert perfeito mas na hora que eu entro para alterar, os selects do dia me e ano não trazem os atuais, não mostram os que estão no banco.

2 - Como posso fazer para mostrar os usuários que estão fazendo aniversario no mês com base nas informações cadastradas no item 1.?

3 - Outra dúvida seria quanto ao calculo de idade, como posso mostrar na pagina a idade do usuário com base nas informações de cadastro de nascimento do intem 1?

Valeu Fabrício

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

Construir datas dessa maneira é totalmente errado, pois você não poderá usar as funções nativas do sql e php para tratar o que você quer, em outras palavras terá que arrumar jeitinho brasileiro para tudo...

Mas vamos lá:

1 - Para você mostrar o select de acordo com o que está no banco você terá que fazer uma rotina para montar o próprio select, por exemplo, para os meses:

$total_meses = 12;
$mês = 1;
$sql = //Aqui você busca o mês de aniversário do cara, não vou fazer porque você já tem;
$mes_ani = //Aqui a variável que guardará o mês que está no BD
echo "<select name="mês" id="mês">
while ($mês <= $total_meses){
if ($mês == $mes_ani){
echo "<option selected>$mês</option>";
}else{
echo "<option>$mês</option>";
}
$mês++;
}
echo "</select>";
Ai é o exemplo para o mês, basta repetir para os outros 2 dados 2 - Primeiro você pega o mês atual com date, ai você usa o seguinte.
SELECT * FROM tabela WHERE mês = '$mês'

Onde eu suponho que a sua coluna que guarda os meses se chame mês e a variável $mês é a informação pega com o date.

3 - Ai entra o problema... terá que achar uma função que junte tudo isso e faça o cálculo...

PS.: A palavra MÊS está saindo com ACENTO no código, tire os acentos!

Link para o comentário

• 0

Construir datas dessa maneira é totalmente errado, pois você não poderá usar as funções nativas do sql e php para tratar o que você quer, em outras palavras terá que arrumar jeitinho brasileiro para tudo...

Mas vamos lá:

1 - Para você mostrar o select de acordo com o que está no banco você terá que fazer uma rotina para montar o próprio select, por exemplo, para os meses:

$total_meses = 12;
$mês = 1;
$sql = //Aqui você busca o mês de aniversário do cara, não vou fazer porque você já tem;
$mes_ani = //Aqui a variável que guardará o mês que está no BD
echo "<select name="mês" id="mês">
while ($mês <= $total_meses){
if ($mês == $mes_ani){
echo "<option selected>$mês</option>";
}else{
echo "<option>$mês</option>";
}
$mês++;
}
echo "</select>";
Ai é o exemplo para o mês, basta repetir para os outros 2 dados 2 - Primeiro você pega o mês atual com date, ai você usa o seguinte.
SELECT * FROM tabela WHERE mês = '$mês'

Onde eu suponho que a sua coluna que guarda os meses se chame mês e a variável $mês é a informação pega com o date.

3 - Ai entra o problema... terá que achar uma função que junte tudo isso e faça o cálculo...

PS.: A palavra MÊS está saindo com ACENTO no código, tire os acentos!

OK Obrigado,

Então vou fazer sem select então apenas com um campo. Como faço para dar o insert nas tabelas dia, mês e ano? sei que tenho que usar alguma coisa para separar a barra mas não sei como fazer....me ajuda?

E apartir dai como faõ para dar um select no mês atual para mostrar os aniversariantes?

Obrigado Fabrício

Link para o comentário

• 0

OK Obrigado,

Então vou fazer sem select então apenas com um campo. Como faço para dar o insert nas tabelas dia, mês e ano? sei que tenho que usar alguma coisa para separar a barra mas não sei como fazer....me ajuda?

E apartir dai como faõ para dar um select no mês atual para mostrar os aniversariantes?

Obrigado Fabrício

Olha, o problema não é campo de input e sim o campo do banco que o certo é usar DATE...

Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...