Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Comunicação Do Pc Com Microcontrolador Via Rs232


Rodrigo Marques

Pergunta

Bom dia pessoal.

Tenho que desenvolver um software que faça o computador se comunicar com um microcontrolador da família 8051 atavés da porta serial de um computador com Windows 98 e/ou Windows XP.

Como começo a desenvolver isso? Infelizmente como muitos, não sei quase nada, pra não dizer nada.

O programa que pretendo usar é o Microsoft Visual C/C++ 6.0

Qualquer ajuda é bem vinda.

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Verfique se o componente citado pelo 'SOFTRACE' é da família COM/ActiveX, pois, caso seja, funcionará perfeitamente já que ambos compiladores utilizam essa técnologia.

Falows!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest Alexandro Weine

Ola Rodrigo !!!

Comunicação rs232 (Serial) para automação com microcontrolador em placas eletronicas voce vai necessitar de protocolos de comunicação serial, existem varios protocolos, qual protocolo voce ira usar e que tipo de aplicação você ira desenvolver ?

A programação feita no microcontrolador foi você quem fez , em que linguagem esta ( assembler ou pic (C++) ? porque se não foi, você tera que ter acesso ao codigo fonte gravado no microcontrolador ou os drives dele fornecido por quem fez, provavelmente voce vai trabalhar com endereçamento.

Para poder te ajudar precisaria de um pouco mais de informações, ex: tipo de protocolo, tipo de aplicação, se você tem ou não os drivers da placa etc etc ...

Posso adiantar que essa area e necessario um otimo conhecimento de eletronica, so desenvolvimento de software não resolve

precisa saber oque esta gravado nesse microcontrolador e entender oque ele faz.

Se a aplicação for para automação industrial tipo controle de quadors eletricos, motores eletricos, maquinas etc etc. alem desses conhecimentos de informatica e eletronica você vai precisar tambem de conhecimentos dessas areas e embaçado o cara tem que ser foda / e dificil mesmo cara a maioria das pessoas que desenvolvem são engenheiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Ola Rodrigo !!!

Comunicação rs232 (Serial) para automação com microcontrolador em placas eletronicas voce vai necessitar de protocolos de comunicação serial, existem varios protocolos, qual protocolo voce ira usar e que tipo de aplicação você ira desenvolver ?

A programação feita no microcontrolador foi você quem fez , em que linguagem esta ( assembler ou pic (C++) ? porque se não foi, você tera que ter acesso ao codigo fonte gravado no microcontrolador ou os drives dele fornecido por quem fez, provavelmente voce vai trabalhar com endereçamento.

Para poder te ajudar precisaria de um pouco mais de informações, ex: tipo de protocolo, tipo de aplicação, se você tem ou não os drivers da placa etc etc ...

Posso adiantar que essa area e necessario um otimo conhecimento de eletronica, so desenvolvimento de software não resolve

precisa saber oque esta gravado nesse microcontrolador e entender oque ele faz.

Se a aplicação for para automação industrial tipo controle de quadors eletricos, motores eletricos, maquinas etc etc. alem desses conhecimentos de informatica e eletronica você vai precisar tambem de conhecimentos dessas areas e embaçado o cara tem que ser foda / e dificil mesmo cara a maioria das pessoas que desenvolvem são engenheiros.

Prezados; suponhamos que eu mesmo esteja desenvolvendo o hardware usando um uproc da família PIC, Atmel, etc... e eu mesmo esteja resolvendo o problema do protocolo criando sinalizações simples demarcando inicio, fim, status, da comunicação enfim....

Que funções, códigos, eu poderia usar pra implementar uma comunicação RS232????

Eu estive lendo a respeito da função OUTPORTB, mas não roda no Dev C++, tenho um editor antido da borland, no ambiente DOS ainda, consegui la, mas ainda tá muito cru.... Se puderem me ajudar a amadurecer essa idéia eu fico imensamente grato.....

Abraços..........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Opa!

Existe uma DLL chamada "inpout.dll". Veja como usá-la:

...

// Escopo global

// Protótipo das funções de recebimento e envio de dados:
typedef short _stdcall ( *inpfuncPtr )( short portaddr );
typedef void _stdcall ( *oupfuncPtr )( short portaddr, short datum );

...
Agora, para usar as funções de envio/recebimento de sinais:
...

void main()
{
    HINSTANCE hLib;
    inpfuncPtr in;
    oupfuncPtr out;

    hLib = LoadLibrary( "inpout.dll" );

    in =   ( inpfuncPtr )GetProcessAddress( hLib, "Inp32" ); // "Inp32": nome da função na DLL.
    out = ( inpfuncPtr )GetProcessAddress( hLib, "Out32" );  // "Out32": nome da função na DLL.

    // Utilizar as funções:
    ( in )( ENDER );        // ENDER -> endereço da porta.
    ( out )( ENDER, DADO ); // ENDER -> endereço da porta; DADO -> dado a ser enviado.

    ...
}

...

A DLL pode ser baixada no seguinte link: http://www.the-starbearer.de/Files/VB/INPOUT32.DLL. Veja um exemplo de código que usa essa DLL: http://www.sabereletronica.com.br/download...e_motor_passo.c.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Prezao Wicker Man, bom dia....

Primeiro muito obrigado pela atenção.....

Bem, eu não sou programdor, faço uma coisas bem básicas apenas e por isso não entendi bem o funcionamento do código q você postou, mas isso é questão de eu estudar e aprender... se puder sugerir algo, fico grato...

Queria saber se há possibilidade de configurar alguns parametros como:

Taxa de transmissão de bits (300bps, 1200bps, 2400bps, 9600 bps, 19200 bps, etc.);

Números de bits por caractere (5, 6, 7 ou 8 bits por caractere);

Definição do bit de paridade: par, ímpar ou sem bit de paridade;

Definição do número de bits de paradas (Stop Bit): 1, 1,5 ou dois;

e se há como faço, ou por onde começo....

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Opa!

Cara, a macro bioscom e a função _bios_serialcom fazem essas configurações no Turbo C. Estão na biblioteca "bios.h". Dê uma pesquisada em cima delas. Qualquer dúvida você posta aí.

Veja esse link: http://electrosofts.com/serial/

Sobre o meu último post, eu só fiz mostrar como carregar a DLL com as funções de acesso às portas de comunicação e mostrar o protótipo dessas funções. Para entender melhor, visite esse tutorial (daqui do fórum mesmo): http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php...mp;#entry445466.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...