Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Help - Script Linux


Antonio Eliseu

Pergunta

Olá, desculpem aqueles que estão mais evoluídos na programação, pela pergunta que irei fazer.

Tenho um linux, com sistema antigo. Estamos preparando para fazer a troca de maquina e sistemas, mas essa mudança só poderá ser efetuada no inicio do mês que vem, então preciso arrumar um meio de segurar o sistema até lá.. hehehe

O que ocorre é que nesta máquina roda um radius e por algum motivo, o serviço está caindo. O que estou tentando fazer é um script para adicionar no crontab e assim, ao verificar que ele caiu, o sistema restarta o serviço.

Como faz muito tempo que não mexo com script, estou meio enferrujado. Será que alguém podia me dar uma luz?

O comando manual para ligar o serviço é:

service radiusd.init start

Bolei um scriptzinho, que teria o seguinte conteúdo:

__________________________

#!/bin/bash

ps -C radiusd > /dev/null

if [ $? == 0 ]; then {

echo "Servico radius no ar"

} else {

echo "Servico radius parado. Iniciando radius..."

service radiusd.init start

}

fi

____________________________

Depois bastaria adicioná-lo ao crontab. Coloquei ps -C pois, o comando lista o radius ativo ou não (já verifiquei o pid), pois no ps x, o processo que é apresentado seria:

/usr/local/sbin/radiusd -y

Minha duvida é a seguinte. O script está certo? Alguém recomenda outro tipo de script? Esse no caso, pretendo colocar para verificar de 5 em 5 minutos.

Agradeço antecipadamente qualquer ajuda. Como disse, scripts não mexo a algum tempo, então já viu :)

Obrigado novamente.

Antônio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...