• 0
Sign in to follow this  
Guest - Filipe -

Programa Em C Ajuda Urgente!

Question

Guest - Filipe -

Olá! Escrevo desde Portugal na esperança de que me possam ajudar! Tenho neste momento em que escrevo este texto menos de 48 horas para entregar este trabalho(que está a dar comigo em doido). Agradecia que me ajudassem... Se alguém encontrar uma resolução, por favor diga alguma coisa... Estou desesperado.... Se conseguir entregar este trabalho, passo o ano, caso contrário vou ter que repetir o ano por causa desta disciplina... :( Se quiserem podem contactar-me através do mail:

[email protected]

Desde já agradeço a vossa atenção....

Pretende-se implementar um sistema de cartões de débito na escola. Estes cartões substituirão o dinheiro dentro das instalações, facilitando as várias transacções que se efectuam diariamente nos diferentes locais: bar, refeitório, livraria, reprografia, etc.

Os cartões terão a qualquer instante um saldo, como se de um cartão de telemóvel se tratasse, podendo ser efectuados carregamentos, débitos e até transferência de créditos para outros cartões.

Com o objectivo de testar os cartões de débito e demonstrar a aplicabilidade dos mesmos, deve ser desenvolvido um protótipo para apresentar aos órgãos de gestão da EST. Este protótipo em quase tudo simulará o funcionamento da versão final, excepto a validação dos utilizadores do programa. O manuseamento do programa é feito pelos funcionários da [email protected], ou seja, as pessoas que gerem os cartões e os funcionários dos diversos locais de utilização dos mesmos.

Requisitos

Informação do Cartão

Cada cartão terá um conjunto de informações associado. Estas informações incluem informação do utente, últimas transacções e saldo. Assim para cada cartão, deve existir no sistema a seguinte informação:

N.º Cartão(inteiro), Nome utente(char max250caracters), tipo de utente(docente, funcionario, aluno), data de emissão, saldo, e ultimas transacções.

Detalhes:

Os números dos cartões deverão ser automáticos e atribuídos de forma incremental.

Este protótipo apenas necessita guardar as últimas 10 transacções efectuadas.

Informação de Transacção

Por transacção considera-se qualquer utilização do cartão, seja ela um carregamento, um débito ou uma transferência. A informação que deve constar sobre cada transacção é a seguinte:

Data, Tipo(carregamento[CRG], transferência[TRF], débito[DBT]), montante, novo saldo.

Detalhes:

O Montante deverá ser negativo sempre que sair dinheiro da conta.

O Novo Saldo guarda o saldo resultante da transacção.

Em caso de carregamento (“CRG”) as Observações devem conter “Outro”.

Após cada transacção o Saldo do cartão deverá ser actualizado!

Operações sobre Cartões

O programa deverá permitir as seguintes operações:

1) Criar Cartão – Sendo preenchidos todos os dados necessários do cartão.

2) Anular Cartão – Indicando o número do cartão e pedindo confirmação de anulação.

3) Alterar Dados de Cartão – Indicando o número do cartão e actualizando os dados do mesmo, excepto a data de emissão.

4) Informação de Cartão – Após indicação do número de cartão, a informação do mesmo deverá ser mostrada, assim como as últimas transacções.

5) Realizar transacções:

a. Carregamento – Indicando a quantia que será creditada e o número do cartão.

b. Débito – Se o saldo não permitir um débito, a operação não deverá ser efectuada.

c. Transferência – Indicando o número de cartão de origem e destino e pedindo confirmação. Se a conta de origem não tiver saldo suficiente para a transferência, a operação não deverá ser efectuada.

Listagens

O programa deverá permitir gerar algumas listagens gerais:

1) Listagem Cartões – Deverão ser listados todos os cartões do sistema, indicando no final o saldo mínimo, saldo máximo e saldo médio de todas as contas existentes, para efeitos estatísticos.

2) Listagem Ordenada de Cartões – O mesmo que na operação anterior, mas deverá ser dado ao utilizador a escolha do modo de ordenação da listagem. Os modos são:

a. Data Emissão, Nome;

b. Nome;

c. Saldo, Data Emissão, Nome.

3) Listagem de Movimentos – Após a introdução do número de cartão deverá ser criado um ficheiro de texto contendo a informação do cartão e os últimos movimentos efectuados. O nome do ficheiro deverá ser Cartao_<N.ºCartão>.txt.

4) Transferências entre Cartões – Após a introdução do número de cartão deverá ser criado um ficheiro de texto contendo a informação do cartão, as transferências efectuadas e a informação sobre os cartões envolvidos nas transferências. O nome do ficheiro deverá ser Transferencias_Cartao_<N.ºCartão>.txt.

Share this post


Link to post
Share on other sites

1 answer to this question

Recommended Posts

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Answer this question...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this