Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Resize?


jxfdasilva

Pergunta

Boas noites companheiros,

Fora as cheias que assolam o praís, o resto vai andando...

Gostaria de saber se existe algum método , deveras eficaz, para resolver de facto o problema de resolução do monitor. Já tentei montes deles, mas nenhum verdadeiramente eficaz. Se o monitor é WIDESCREEN, logo as disposições no Form, alteram.... se é 19' , tudo muda, e aí por em diante.... alguns mais do que outros! Já tentei Componentes, mas nem sequer endireitava o negocio.

Alguma ideia?

Boa noite a todos,

Claro, Aquele abraço

maiorçambique

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

José, não entendi direito qual seria o problema. Seria uma questão de redimensionar seu form simplesmente, ou de escalar todo o form para a resolução da tela - tipo aumentando/diminuindo o tamanho dos fontes e caixas de edição?

você poderia mostrar como tem feito e exemplificar como gostaria que fosse o resultado (um exemplo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Ola Micheus,

ou de escalar todo o form para a resolução da tela - tipo aumentando/diminuindo o tamanho dos fontes e caixas de edição?
Exactamente. O que acontece, é que eu tento ancorar os Buttons, Grids, Edits, etc..., acontece porem, que quando uso em outros monitores (resoluções diferentes), as coisas mudam de lugar, dando um mau aspecto. Acontece também quando minimizo ou maximizo. Minimizado está tudo joinha, quando maximizo a cena toda muda de lugar, sobrepondo-se. Eu tentei usar Painéis para fixar , mas o resultado fica aquém do esperado... Instalei também um Componente, que supostamente deveria fixar tudo no lugar e quando maximizasse ou mudasse de resolução, redimensionava , para o novo ambiente....

Não sei se fui claro... espero ter-me ajudado.

Abraço, companheiro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Ola Schaukoski,

Bom te ler. Esta é a opção que tenho vindo a usar, mas é pouco pro e se mudas de monitor (resolução) está tudo estragado na mesma. Usei também um splash, que permite o cliente mudar a resolução depois de detectadas as possíveis que o sistema permite. Mas é uma b*** também. Usando o Panel também funciona +/- bem. Mas queria algo que não suscitasse duvidas, e funcionasse direitinho!

Ideias precisam-se...

Abraço companheiro.

José

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olá José,

Estranho meu sistema roda em diferentes resoluções sem

problemas nenhum, é claro, isso com o tamanho do form

travado, mas você disse que mesmo com o tamanho do

form travado quando muda de resolução fica tudo bagunçado?

Será que você não está mexendo no Anchors dos componentes?

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Ola Churc,

A questão é que eu trabalho com um monitor de 20' wide screen. Mesmo travado quando passo para outro tipo (os standards quadradões), fica meio bagunçado. Quando trabalho num quadrdão e passo para o 20'wide a historia se repete. Se trabalho em resolução 1024x768 e de repente salto para um monitor de uma outra resolução ele se distorce ligeiramente....

Agora é uma facto é que já vi este problema colocado em alguns Fóruns. É também verdade que já vi trabalhos em Delphi onde nada disso acontecia, não importando o monitor nem resolução!

Há alguma solução? Acredito que sim, porque isto de tarvar não pode ser solução.... porque se de repente vce quiser maximizar não pode e vice-versa...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Jose,

Se for possível, estiver fácil e ao seu alcance, faça uma

screenshot da tela com seu programa no seu computador

rodando normal e em outro distorcido pra gente entender

bem o que acontece!

Da pra imaginar como é mais talvez vendo seja muito mais

fácil tentar te ajudar...

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

José, observando as imagens, dá até para perceber que o Grid está ancorado porque ele se mantém ajustado às margens em qualquer resolução. Entretando, observando a imagem 1680x1050.bmp (parece-me a que você desenhou em seu telão :D), acho que é apanas uma questão esquematizar o posicionamento dos componentes, levando em conta as diferentes resoluções.

Em se tratando de "ajuste vertical", no caso do seu Grid estar se sobrepondo aos componentes de data, ao observar as figuras, é possível notar que ele tem sempre a mesma altura, donde parece que você definiu anchors Left, Botton e Right = True e Top = False. Se você desenhasse a tela levando em conta os monitores padrões, você deveria posicionar o Top do Grid de tal modo que ele ficasse abaixo dos componentes data e fixar anchor Top = True. Faça isso e observe que o grid irá ajustar-se as diferentes resoluções, sem sobrepor-se aos componentes de data.

Com os componetes que você colocou lado-a-lado ("ajuste horizontal"), pelo menos no seu exemplo, a coisa pode ser um pouco mais complicada, mas acredito que também dá para achar um meio de ajustar.

você deve observar que está desenhando no modo wide (+/- 16:9) e pretende ajustado para o modo "quadrado" (4:3), e acho que talvez o melhor seria o contrário, ou até mesmo manter a proproção (aspect ratio) baseado nos monitores padrões.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...