Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Duvidas Com Datas


Milton Fernandes

Pergunta

Oba personas,

To com uma duvida aqui, sei que esse é tipico problema de pensar , pensar, pensar até ver qual é a melhor solução, tenho certeza que deve ser algo simples, mas como ainda não encarei ela to levando uma surrinha para pensar na melhor solução possivel...

Estou com 2 casos de data.....

1- Tenho um quadro de aviso em meu site... no meu banco de dados tenho 3 campos, o aviso, a data que foi cadastrado e até que data ele vai ficar....

Perguntas...

a) Existe algum select que vai conseguir fazer essa logica e saber os dias que é para mostrar ele?

B) Seria melhor ao invés do aviso eu cadastrar quantos dias a mais o aviso fica e talvez usar essa informação na hora de mexer no select?

Bom gente.. esse é uma duvida...

2- Tenho um cadastro de funcionarios com a data de aniversario, separado por M,D,Y... Na homepage, preciso exibir uma lista que mostre nos proximos 15 dias quem vai fazer aniversario.

a) Qual melhor maneira de fazer isso...

Bom gente... fico grato mesmo pra quem poder dar esse help, creio que existem soluções faceis para ambos os casos, mas a topeira aqui não conseguiu imaginar.

Grato

Milton Oliveira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
1- Tenho um quadro de aviso em meu site... no meu banco de dados tenho 3 campos, o aviso, a data que foi cadastrado e até que data ele vai ficar....

Perguntas...

a) Existe algum select que vai conseguir fazer essa logica e saber os dias que é para mostrar ele?

B) Seria melhor ao invés do aviso eu cadastrar quantos dias a mais o aviso fica e talvez usar essa informação na hora de mexer no select?

Se você tiver dois campos do tipo DATE sendo data1 a data inicial do recado e data2, sua data final:

SELECT *
FROM DATA WHERE data1 >= CURDATE( ) AND data2 >= CURDATE( )
2- Tenho um cadastro de funcionarios com a data de aniversario, separado por M,D,Y... Na homepage, preciso exibir uma lista que mostre nos proximos 15 dias quem vai fazer aniversario. a) Qual melhor maneira de fazer isso...
SELECT *
FROM DATA WHERE data1 >= date_add(curdate( ) , INTERVAL 15 DAY)

Abraços,

Beraldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Use as funções day(), month() e year() do MySQL:

SELECT 
day( curdate( ) ) AS dia_hoje, 
month( curdate( ) ) AS mes_hoje, 
year( curdate( ) ) AS ano_hoje;

Infelizmente o site do MySQL está fora do ar... lá existe uma lista das funções de data e hora. :(

Abraços,

Beraldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Em versões anteriores a 4.x do mysql (se não me engano) tu precisa usar assim:

SELECT DAYOFMONTH(CURDATE()) AS DIA
se tu usar somente day vai dar pau. Outras funcões de data: mostra o dia do ano:
SELECT DAYOFYEAR(CURDATE()) AS DIA
mostra o dia da semana:
SELECT DAYOFWEEK(CURDATE()) AS DIA

sendo:

1 = Domingo

2 = Segunda

3 = Terça

4 = Quarta

5 = Quinta

6 = Sexta

7 = Sábado

T+

André

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.


  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...