Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

O Que é Html ? - História Do Html.


Raphael Lion

Pergunta

O que é HTML?

HTML é a "língua mãe" do seu navegador.

Resumindo uma longa história, HTML foi inventado em 1990 por um cientista chamado Tim Berners-Lee. A finalidade inicial era a de tornar possível o acesso e a troca de informações e de documentação de pesquisas, entre cientistas de diferentes universidades. O projeto inicial tornou-se um sucesso jamais imaginado por Tim Berners-Lee. Ao inventar o HTML ele lançou as fundações da Internet tal como a conhecemos atualmente.

HTML é uma linguagem que possibilita apresentar informações (documentação de pesquisas científicas) na Internet. Aquilo que você vê quando abre uma página na Internet é a interpretação que seu navegador faz do HTML. Para visualizar o código HTML de uma página use o menu "View" (Ver) no topo do seu navegador e escolha a opção "Source" (Código fonte).

viewsourceai6.png

Para quem não conhece, o código HTML pode parecer complicado, mas este tutorial irá tornar as coisas claras para você.

Para que devo usar o HTML?

Se você quer construir websites terá que conhecer HTML. Mesmo que você use um programa para criar seu website, tal como o Dreamweaver, um conhecimento básico de HTML será necessário para tornar as coisas mais simples e para criar um website de melhor qualidade. A boa notícia é que HTML é fácil de aprender e de usar. A partir das duas próximas lições você já terá aprendido como construir seu primeiro website.

HTML é usado para construir websites. É simples!

OK, mas o que significa H-T-M-L?

HTML é a abreviatura de "HyperText Mark-up Language" - e isto é tudo o que você precisa saber por enquanto. Contudo, vamos detalhar isto.

- Hyper é o oposto de linear. Nos tempos antigos - quando mouse era apenas um rato caçado por gatos - os programas de computadores rodavam linearmente: quando o programa executava uma ação tinha que esperar a próxima linha de comando para executar a próxima ação e assim por diante de linha em linha. Com HTML as coisas são diferentes - você pode ir de onde estiver para onde quiser. Exemplificando: não é necessário que você tenha visitado o site MSN.com antes de visitar o site HTML.net.

- Text é texto e não há mais nada a acresentar.

- Mark-up significa marcação e é o texto que você escreve. Você cria a marcação da mesma forma que escreve em um editor seus cabeçalhos, marcadores, negrito, etc

- Language significa linguagem e é exatamente o que HTML é; uma linguagem. A linguagem HTML usa muitas palavras do inglês.

Neste tutorial você aprenderá XHTML (Extensible HyperText Mark-up Language) que nada mais é do que uma maneira mais bem estruturada de escrever HTML.

O HTML nasceu em 1991 no CERN (European Council for Nuclear Research), na suíça. Seu criador, o inglês Tim Berners-Lee, 44 anos, a concebeu unicamente como uma linguagem que serviria para interligar computadores do laboratório e outras instituições de pesquisa e exibir documentos científicos de forma simples e fácil de acessar.

Um desenvolvimento fundamental aconteceu em Julho de 1992 com a liberação da biblioteca de desenvolvimento para WWW - World Wide Web (Rede de Alcance Mundial). Foi essa biblioteca que deu origem à construção de vários browsers WWW e servidores que tornaram a WEB viável. Um desses foi o Mosaic, o primeiro browser multiplataforma que explorava completamente a capacidade de hipermídia da WEB. Desenvolvido por Marc Andreeson, então do NCSA, o MOSAIC foi que iniciou o crescimento explosivo da WEB. No outono 1993 tornou-se disponível a milhões de usuários, com a liberação das versões para Mac e Windows. Se por um lado novos browsers têm superado os recursos do MOSAIC, por outro foi esse programa que tornou-se sinônimo da WEB.

Muitas pessoas concordam que os documentos HTML deveriam trabalhar bem através de diferentes browsers e sistemas operativos. Alcançando interoperabilidade baixa os custos para as pessoas que desenvolvem páginas porque assim apenas se desenvolve uma versão do documento. Se um esforço não for efetuado, existe um enorme risco que a web se desenvolva para um sem número de formatos incompatíveis, reduzindo, sem quaisquer duvidas, todo o potencial comercial da web para todos os participantes.

Cada versão de HTML tem tentado refletir todo o consenso entre a indústria de software para que o investimento feito pelos autores de páginas não seja desperdiçado e que os seus documentos não deixem de se poder ler num curto período de tempo. O HTML tem sido desenvolvido com a visão que todos os equipamentos fossem capazes de usar a informação da Web, computadores com monitores de diversas resoluções e vários números de cores, equipamentos para input e output de voz, computadores com alta e baixa largura de freqüência e muito mais.

O HTML 4.0 estende com mecanismos para style sheets (CSS), scripting, frames (janelas), embedding objects, melhor suporte para texto com direção variável (esquerda, direita, e ambos), tabelas mais visualizáveis, melhorias nos forms, melhor acessibilidade para pessoas com incapacidades. Nessa imensa biblioteca há de tudo. São mais de 1 bilhão de páginas sobre os assuntos mais variados. Tudo o que a imaginação humana pudesse conceber foi parar na rede, que se tornou uma grande arena de conhecimento e diversão. Pode apostar: depois da Internet, o mundo nunca mais vai ser o mesmo.

Espero que Esse Tutorial Explique Muitas Coisas aos Usuários do ScriptsBrasil !!!

Créditos : 50% Orbita, 45% CriarWeb e 5 % Raphael Lion.

Abraço,

Raphael.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

0 respostass a esta questão

Posts Recomendados

Até agora não há respostas para essa pergunta

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.


  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...