Oi giu_d_
Só agora vi aqui sua resposta!
Na verdade a minha primeira linguagem de programação que aprendi foi "Pascal", conhece?! rsrsrs
Depois sim, passei pra C, C++, Java, etc...
Com relação a Java, realmente é uma linguagem um tanto "chatinha", principalmente no inicio pra se aprender, porque alem de escrever um monte de linha de codigo pra fazer algo simples, é cheio de "detalhizinho", além de ser pesado, isso que acaba estragando um pouco a linguagem e perdendo seu interesse por muitas pessoas, ainda mais nos dias de hoje onde tem crescido outras linguagens, principalmente para o uso Web.
Outra coisa que incomoda é o tempo que se perde pra resolver erros e também toda vez que se faz uma alteração tem que "recompilar" o projeto para poder visualizar no navegador.
O que é bem diferentes das demais linguagens interpretadas.
Não estou desmerecendo a linguagem, sei das suas vantagens, mas tb conheço suas desvantagens.
Sinceramente, eu só voltei a estudar por conta do mercado.
Como você mesmo já deve saber, atualmente o mercado de TI está uma b****
De nada adianta querer trabalhar com linguagens altamente produtivas e compatíveis com diferentes ambientes (linguagem da moda), se depois pra conseguir trabalho é uma concorrência só, neguinho se matando pra ganhar 2.. 3 conto.
Enfim, eu só espero que independente da linguagem, o nosso mercado venha a melhorar e assim mais pessoas compartilhem ideias e ajudem uns aos outros, porque ultimamente ta feia a coisa!