Recentemente postei neste forum se alguém poderia me informar como criar um aplicativo de acordo com a resolução de video. Nem todo mundo tem monitor com resolução acima de 1024 x 768 px. Meus projetos são feitos em resolução 1280 x1024px e quando coloco na resolução anterior ou em 800 x 600px, Form, Botões, Labels, Edits ficam em tamanhos desproporcionais. O Statusbar fica invisível ou espremido. Encontrei este código: procedure PTela( Sender: Tobject ); procedure PAlterar( Width, Height : Integer); var sDispMode: DevMode; begin EnumDisplaySettings(Nil,0,sDispMode); sDispMode.dmPelsWidth := Width; sDispMode.dmPelsHeight := Height; sDispMode.dmFields := DM_PELSWIDTH+DM_PELSHEIGHT; try ChangeDisplaySettings(sDispMode,0); except ShowMessage('Não é possivel alterar configurações de vídeo.') end; end; begin if (Screen.Width <> OldWidth ) and (Oldwidth <> 0) then Palterar(OldWidth, OldHeight); // Aqui testo se a resolução é 800 porque quero utilizar pro meu software resolução 800 X 600. If (Screen.Width <> 800 ) then if (messageDlg('Para uma boa utilização recomenda-se resolção de video de 1024 X 768. ' + #13#13 + ' Deseja Alterar suas confirações de vídeo agora ?', mtConfirmation, [mbYes, mbNo], 0)=mrYes) then begin // Vairavel que pega o valor original de inicialização ex: 1024 X 768... etc... OldWidth := GetSystemMetrics(SM_CXSCREEN); OldHeight := GetSystemMetrics(SM_CYSCREEN); // Resolução para qual quero utilizar enquanto o programa estiver aberto… PAlterar(1024, 768); // 800 X 600 end; end;